Por: Professor Agnério Souza
Universalizar o Ensino Fundamental de nove anos para toda população de 6 a 14 anos e garantir que pelo menos 95% dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o penúltimo ano de vigência do PNE.
Diretriz II – universalização do atendimento escolar
Diagnóstico do Município – falta de interesse do educando, falta de acompanhamento dos familiares, dificuldades pedagógicas, falta de espaço educativo para pré-escola, falta de espaço educativo para o Fundamental I, dificuldades do educando nas disciplinas básicas, falta de capacitação continuada de professores, falta de motivação para o cargo de magistério.
Meta Municipal 1 – Efetuar matrícula de todas as crianças residentes no município, com 6 anos de idade no 1° Ano do Ensino Fundamental, até o final de vigência deste PME.
Estratégias: 1.1) Possibilitar a matrícula de crianças de 6 anos completos ou a completar até o dia 31 de março, no 1° ano do Fundamental I, de modo a atender 100%, até o final deste PME
1.2) Buscar crianças que estão fora da escola, utilizando o trabalho dos agentes de saúde, formando parceria com a Secretaria da Saúde.
1.3) Visitar famílias residentes no campo para que evitem filhos no trabalho campestre em tempo integral, de modo que lhes possibilite a frequência à escola.
1.4) Visitar famílias carentes na cidade, a fim de que as mesmas matriculem seus filhos na escola.
Meta Municipal 2 – Abranger o acesso à inclusão digital de toda classe estudantil do Ensino Fundamental.
Estratégias: 2.1) Desenvolver tecnologias pedagógicas para inclusão digital do alunos do Fundamental, extensivas às escolas do campo,comunidades quilombola e educação especial.
2.2) Capacitar professores para trabalhar e usar novas tecnologias na sala de aula de maneira mais eficiente.
2.3) Buscar parceria com a União, através do PAR, na aquisição de equipamentos tecnológicos para as escolas.
2.4) Envolver a família na educação escolar, visando o rendimento da aprendizagem.
Meta Municipal 3 – Capacitar professores para trabalhar com alunos portadores de deficiência visual e auditiva.
Estratégias: 3.1) Admitir professores para lecionar o Fundamental I, que, além de concursados, tenham a formação em Pedagogia.
3.2) Admitir professores por meio de concurso público com formação em Licenciatura Plena para trabalhar o Fundamental II.
3.3) Garantir capacitação para profissionais em educação para trabalhar com alunos especiais.
Meta Municipal 4 – Construir unidades escolares para atender a demanda da Educação Infantil e Ensino Fundamental na zona urbana com a finalidade de atender ao Mais Educação até o 2° ano deste PME.
Estratégias: 4.1) Construir em parceria com a União, através do PAR, unidades escolares para nucleação nas escolas do campo.
4.2) Construir, em parceria com a União, através do PAR, unidades escolares na zona urbana de modo a atender a Educação Infantil, em especial à Pré-escola e Ensino Fundamental.
4.3) Criar espaços educativos para desenvolvimento do Programa Mais Educação, possibilitando a transição da aprendizagem em tempo integral.
Comissão: Santana, Luciana Soares, Oclides, Mêndia e Maria Neres.
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