No meio do vagaroso processo de escolha do nome do PT para concorrer à sucessão do Governador Jaques Wagner, um grupo de petistas criou o movimento “Solla Governador” e nesta sexta(18/10) enviou ao Ddez um manifesto, numa tentativa de emplacar o nome do secretário de Saúde da Bahia para comandar o executivo estadual. Confira o manifesto que nos foi enviado:
“O cenário político atual na Bahia com a sucessão do Governador Wagner em jogo chega a momentos decisivos. Para os quatro nomes postos pelo Partido dos Trabalhadores, todos (analistas políticos, dirigentes partidários, formadores de opinião, imprensa) tem feito analises que apontam na direção que já existe um nome definido.
Entretanto, existem muitos nomes dentro do PT de envergadura política que não aparecem e um deles, em especial, chama a atenção pela capacidade política, técnica, de articulação e mobilização de pessoas, partidos e lideranças em torno de um projeto. Alguém que se destaca com uma história e trajetória incontestável de grandes realizações, empreendedorismo, idéias e projetos que ao longo do tempo, tem se revertido em conquistas importantes para a população.
Desde o início da vida pública em Vitoria da Conquista, como Secretário Municipal de Saúde, Solla ganhou destaque nacional pela capacidade de gestão e realização de projetos e experiências exitosas. Só para dar um exemplo, entre muitos, em 2000, criou no município, o Serviço de Resgate Médico Pré-Hospitalar e ao chegar ao Ministério da Saúde como Secretário de Atenção à Saúde, transformou essa experiência numa importante referência e criou o SAMU 192 para todo o País que, ao longo dos últimos dez anos vem ampliando e garantindo o acesso a centenas de milhares de pessoas, resgatando e salvando vidas em todo o Brasil.
Tudo bem, pode ser um dado técnico para alguns, mas o que dizer da sua forma republicana de conduzir a Secretaria de Saúde do Estado? Hoje, ele é avaliado como o melhor Secretário do Governo Wagner (veiculado pela imprensa) pelos deputados na Assembléia Legislativa (situação e oposição) e também por um grande número de prefeitos. É assim avaliado por por atender bem a todos sem distinção, sempre procurando resolver as questões que a ele chegam, inclusive que envolvam outras áreas do Governo.
Enfim, Solla vem do Movimento estudantil da década de 80, nos últimos anos da ditadura militar e tem uma interface importante com os movimentos sociais, transita muito bem junto aos partidos da base aliada (alguns deputados da base lançaram seu nome na AL no ultimo mês de maio para Governador!), transita bem entre as diversas tendências do PT, nas Universidades, no Governo Federal e no Congresso Nacional (foi agora importante interlocutor para o fortalecimento do Mais Médicos) e, principalmente, tem uma excelente relação com o Governador Wagner (é Secretário desde 2007), leal e parceiro desde a primeira hora”.
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.
UM Comentário
Como Companheira de vida, trabalho e militância, ao lado de Solla desde 1981, e como esposa a partir de 1988 posso dizer que ele é realmente uma pessoa especial, preparada tecnica e politicamente, que faz a diferença onde quer que esteja ou por onde passe. É dedicado comprometido, estudioso, critico, estatégicamente sabe colocar em prática as idéias ou projetos como poucos. Sempre esteve e sempre estará ao lado de quem mais precisa e de projetos inovadores que tenham potencial de mudança, seja mudança no ambito da saúde ou da situação politica em geral. Sempre foi um critico da sociedade capitalista, porém como pessoa e como gestor publico sempre respeitou as pessoas, mesmo aquelas que pensam ou pensavam diferente dele. Um exemplo é o respeito e a relação cordial e parceira que tinha com o Secretário Estadual de Saúde José Maria de Magalhães Neto, um defendia o governo do Estado o outro defendia os interesses dos municipios, apesar disso, confesso que em muitos momentos meio constrangida eu me emocionava com os elogios que Dr. Zezito fazia a Solla como gestor, especialmente em publico quando ambos estavam dividindo espaços em eventos de saúde. Até como pessoa Solla despertava a simpatia do Prof. Zezito, uma vez, em conversa conosco brincou que na época que ambos eram da congregação da Escola de Medicina, Solla era bom de articulação e de argumento, mas incomodava a todos com seu jeito largado que ficava inclusive limpando as unhas grandes em plena reunião e riu dizendo que ele devia agradecer a mim que melhorei ele… enfim isso mostra a capacidade de respeito e de dialogo com os diferentes… Quando o professor faleceu, Solla havia acabado de viajar, ao saber da morte do Professsor voltou do aeroporto pra vim dar o ultimo adeus ao prof. Zezito… São fatos que mostram o jeito de ser dele… Nunca deixou de defender firmemente os valores e propostas de mudanças do PT, mesmo quando pediu ao Ministro Humberto Costa que o exonerasse antes de deixar a pasta. Ele entendia que se foi convidado por Humberto pra ser Secretário Nacional de Atenção a Saúde, deveria ser exonerado por ele já que estaria saindo do MS. Com a certeza que fizeram muito pelos avanços das politicas de saúde naquele momento. O SAMU, a Farmacia Popular, Brasil sorridente que incorpora a saúde bucal nas ações do SUS e tanta outras iniciativas que cresceram e hoje são dignas de orgulho como avanços do SUS e como Politicas que efetivamente ampliaram o acesso da população a serviços de saúde… Muitos não sabem, mas muito do que vemos hoje tem a contribuição definitiva de Solla… são mais que politicas de saúde, são estratégias de inclusão social através da garantia dos direitos de cidadania .. portanto ele realmente e´um técnico politico ou politico tecnico que fez, faz e sempre fará a diferença por onde passou ou passar… ele daria um excelente Ministro da Saúde.