Entre as tradições das festas juninas, este ano o destaque foi a condução do Pau de Sto. Antonio.
Trata-se de uma tradição: todo dia de Sto. Antonio o Cortejo do Pau da Bandeira ou do Pau de Santo Antônio sai pelas ruas de Condeuba-BA. A cidade, de cerca de 10 mil habitantes, chega a ter 20 mil na época das festas juninas.
O cortejo até a Matriz de Santo Antônio dura um bom tempo e, para agüentar o tranco, os carregadores são movidos a cachaça. Um carrinho com a bebida vai acompanhando os carregadores de perto. Quando eles largam o pau para descansar, bebem cachaça. Tudo com muito forró, sanfona e pandeiro.
É também nesse momento que as mulheres correm para tocar no pau da bandeira, sentar em cima, arrancar lascas.
Para maior efetividade, é necessário tocar no pau e beber o chá das lascas. O casamento sai em um ano. Se não sair, a pessoa vira protegida de Sto. Antonio.
Detalhe: O santo garante o casamento e não a duração, isso aí já é com o Bispo de Arapiraca, já faz parte de outra história. As mulheres que não conseguem a benção, é por ficarem escolhendo muito, querem um marido, mas de olho azul, loiro, grande, novo e ainda rico – aí Sto. Antonio reencaminha o pedido para Sto. Expedido(o Sto. das causas impossíveis) – fica ligada, cada pedido deve ser feito ao santo certo.
Algumas pessoas já casadas também participam da caminhada, não se sabe se é para arrumar outro conjugue, para melhorar o atual, em agradecimento pelo milagre ou se é para renovar os votos. O certo é que o pau chega ao seu destino todo descascado.
Por Décio Pereira
Agradecimentos a Cidinha de Daniel pelas fotos.
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.