Centenário de A TARDE é comemorado por leitores na internet

Charge de Cau Gomez sobre o centenário de A TARDE foi elogiada nas redes sociais

O centenário de fundação de A TARDE, comemorado nesta segunda-feira, 15, foi lembrado pelos leitores, por telefone ou via internet ao longo do dia, com homenagens e mensagens de felicitações aos profissionais que fazem o periódico diariamente. Jornalistas, blogueiros, políticos e leitores do jornal impresso e do portal A TARDE postaram conteúdo alusivo ao centenário em redes sociais como o Twitter e o Facebook, além de blogs pessoais.

Sites de notícias de cidades do interior, como Jequié e Inhambupe também prestaram homenagem à data, considerada um marco na história do jornalismo baiano e nacional. A TARDE, a partir desta segunda, passa a fazer parte do grupo de 25 jornais brasileiros que são centenários e continuam em plena atividade.

O publicitário Nelson Cadena abordou os 100 anos do jornal no blog Memórias da Bahia  e publicou fotos antigas, como a da instalação da pedra fundamental da sede do jornal, na Praça Castro Alves . “A TARDE surpreendeu os soteropolitanos pela sua qualidade gráfica que era o seu diferencial em relação à concorrência.”, lembrou.

Já Luciano Amorim, 19 anos, de Caaporã – Paraíba, e que se autodefine como um “futuro jornalista”, falou sobre a importância do A TARDE na vida dele em um post no seu blog Por Dentro das Notícias . Luciano, que já morou na Bahia, escreveu um artigo sobre a história do jornal, com muitos links e até referências à verbetes da Wikipédia que falam do periódico e de seu fundador, Ernesto Simões Filho. “O A TARDE marcou a minha infância. Eu me lembro quando morava na Ilha de Itaparica, que fica na Região Metropolitana de Salvador e, em outubro de 2001, li o primeiro jornal, já aos 7 anos”, escreveu Luciano em sua página pessoal.

No Twitter, os leitores aproveitaram a interação com a redação, através do perfil @atarde, para parabenizar  a equipe de jornalistas e demais funcionários das outras áreas do jornal, que fazem a história de A TARDE. “Parabéns para @atarde! 100 anos trazendo informação de qualidade e fazendo parte da vida dos baianos”, postou Carla Rafaela no microblog.

O leitor Davi Ribeiro Silva, aposentado e assinante do jornal, fez questão de telefonar à redação para também deixar seu depoimento: “Sou assinante há mais de 30 anos e quero agradecer e parabenizar o jornal pelos seus 100 anos. Mudei-me de Salvador para Imbassaí, mas continuei com a minha assinatura. A edição do centenário foi muito bem elaborada, a capa está maravilhosa. Parabéns para toda a equipe e que vocês continuem assim!”

Assembleia Legislativa – O centenário do jornal A TARDE foi lembrado também na Assembleia Legislativa da Bahia, onde ocorrerá uma sessão especial nesta quinta-feira, 18. O evento, organizado pelo deputado Rosemberg Pinto, contará com a presença de alguns dos principais nomes da comunicação baiana. Além da homenagem, uma exposição itinerante sobre o centenário do jornal estará acessível à visitação no foyer da Assembleia.

Exposição – E para quem  quer conhecer um pouco mais da história de A TARDE e da Bahia nos últimos 100 anos, a mostra Um Século de Inovações, que reconstitui os eventos mais signficativos do período, retratados pelo jornal A TARDE, continua aberta ao público até o dia 4 de novembro, no piso G2 do Salvador Shopping. Além de capas históricas, o público também terá à disposição instalações interativas e projeções multimídia. A entrada é gratuita.

Fonte: Atarde

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.