ONS confirma que curto-circuito no Tocantins provocou apagão

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) confirmou que um curto-circuito provocou o apagão desta madrugada em Estados do Nordeste e do Norte, o segundo de grande proporção a atingir a região do país em pouco mais de um mês.

Em nota divulgada em seu site, a instituição detalhou que o problema ocorreu à 0h14 desta sexta-feira (26) no segundo circuito da linha de transmissão em 500 KV Colinas-Imperatriz, um ponto de distribuição de energia para vários Estados.

Ela faz parte da interligação entre os sistemas Sul/Sudeste/Centro-Oeste e Norte/Nordeste e que é de propriedade da empresa transmissora Taesa (uma sociedade de propósito específico cujos acionistas majoritários são a Cemig e um fundo de investimentos).

De acordo com o ONS, o defeito em uma chave da linha de transmissão foi eliminado pela atuação da subestação Colinas, com o desligamento de oito circuitos de 500 kV a ela conectados.

Segundo o gerente regional da Eletronorte, Carlos Humberto de Souza e Silva, o curto-circuito aconteceu na linha 2, de responsabilidade da empresa Taesa, do grupo Cemig. Outras quatro empresas também gerenciam operações na subestação.

“A subestação é como se fosse um condomínio, cada linha é de responsabilidade de uma empresa. Acreditamos que um cabo condutor de energia que liga a linha de transmissão à chave, teria tido sofrido um curto-circuito que aconteceu às 00h14”, disse o gerente em entrevista coletiva em Palmas (TO).

“Não sabemos como estavam as condições climáticas da área. Então pode ser que um raio tenha atingido a linha e causado o curto. O ONS está investigando a causa”, diz.

No Tocantins, todos os 139 municípios ficaram sem energia. Este foi o primeiro apagão geral no Estado. A última cidade a receber energia de volta, por volta de 2h, foi Xambioá, no extremo norte do Tocantins.

Segundo Carlos Humberto, uma equipe da empresa Taesa está a caminho de Colinas. Representantes de todas as empresas que compõem a subestação se reúnem na sede do ONS, no Rio de Janeiro, na tarde desta sexta.

A reportagem não conseguiu localizar representantes da Taesa até o meio-dia desta sexta.

ISOLAMENTO

Segundo nota do ONS, com o isolamento da região Nordeste, houve uma queda acentuada de tensão e frequência que provocou o desligamento total das cargas dessa região, no volume de 9.500 MW.

Segundo a assessoria de imprensa da Coelba, companhia de eletricidade da Bahia, o Estado inteiro ficou sem luz. A energia começou a ser reestabelecida por volta das 2h40 (horário de Brasília), recebendo energia das usinas de Itapebi e Funil.

A Celpe, companhia de eletricidade de Pernambuco, informou que 100% do Estado foi afetado pela falta de energia e que ainda não sabe as causas do problema.

Na região Norte, houve o desligamento de 3.400 MW, correspondendo a 77% da carga total. A cidade de Belém não foi afetada, sendo suprida diretamente pela usina hidrelétrica de Tucuruí.

As regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste não foram afetadas pela perturbação.

Fonte: Folha de S. Paulo

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.