No nordeste seca deixa os reservatórios perto do limite de segurança

Os efeitos mais fortes da estiagem são no Nordeste, onde a pior seca dos últimos 83 anos deixou os reservatórios bem perto do limite de segurança. Já é o menor nível desde 2003, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico. Nove milhões de pessoas sofrem com a seca.

O pasto não brotou. A terra seca está coberta de pedra. Quando o cacto serve de alimento para os animais, é sinal de que no campo não restou outra opção. “O que tem aqui é isso. Quando acabar, só Deus sabe”, diz o pequeno pecuarista Pedro de Assis Bezerra, de Arco Verde, no interior de Pernambuco. Os três açudes do sítio estão totalmente secos. O curral se transformou em um cemitério de animais. Do rebanho de 70 cabeças, boa parte morreu de sede e de fome. Em uma tentativa desesperada de salvar os animais, seu Pedro abre mão da venda dos ovos de galinha.

Os efeitos desta seca estão mais devastadores, porque no ano passado também choveu abaixo da média. Já são dois anos seguidos de escassez. Os reservatórios estavam com pouca água, quando um novo período de seca começou. Por isso as consequências são tão graves.

Em Pernambuco, 80% dos açudes e barragens secaram. Ao todo, 115 municípios decretaram situação de emergência. As previsões para o próximo período chuvoso – que começa em dezembro – não são nada animadores. “O 2013 será igualmente crítico, segundo as previsões”, aponta Almir Cirilo, secretário de Recursos Hídricos – PE.

Fonte: G1

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.