Do Portal da Transparência – Secretaria de Agricultura realiza poda das árvores em toda cidade

Por: Dermeval Filho

Em tempos de luta por preservação e defesa do meio ambiente, ações como a recente poda das árvores no perímetro urbano de Condeúba podem causar certa estranheza no primeiro momento. Por essa razão, o Secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Maurilo Guilherme vem a público esclarecer à população as razões do trabalho realizado. Maurilo cita como exemplo o Horto Florestal de Vitória da Conquista que não distribui e condena o plantio dessas mudas em áreas urbanas, além de cidades  como São Paulo que também  proíbe o seu plantio em praças e jardins.  De acordo com especialistas, desde o início do plantio dessa espécie conhecida como Ficus, deve haver um controle na condução do seu crescimento, só assim, apresentará um desenvolvimento uniforme, tanto das raízes, quanto da copa.

img_6637

Em razão dos problemas detectados em residências e comércios da cidade, onde as raízes invadiram o subsolo, danificando o piso e a estrutura das construções, foram ouvidos vários moradores, e atendendo às reivindicações, o secretário afirma que a poda se faz  necessária para que haja um controle no seu crescimento, em especial  na contenção das raízes que vão em busca da água onde quer que ela se encontre, daí os danos causados.

img_6549

Ele ressalta que tratam-se de espécies vegetais que precisam de áreas amplas para se desenvolver.’’Não é um tipo de árvore recomendável para espaços públicos, onde é quase inevitável o contato com a fiação elétrica, rede  de telefonia e construções.’’Elas sempre acabam gerando problemas devido ao crescimento agressivo das raízes e a dimensão que suas copas alcançam’’,explica. O Engenheiro Agrônomo, Ed Márcio Alves diz que o impacto visual no início incomoda, mas esclarece que, o que está sendo feito não é o corte drástico da árvore, mas sim, a poda necessária para que se tenha um controle no seu crescimento. Além disso, embora vivamos uma época de seca, e essas sombras não mais compõem a paisagem, esse período acaba sendo de menor impacto, já que com as árvores podadas, o seu consumo de água diminui. Ele explica que o resultado deve aparecer em médio espaço de tempo  por essa espécie apresentar um crescimento rápido. Chegou-se a cogitar no início uma poda alternada das árvores, mas depois de consultas aos moradores de áreas  afetadas, entenderam que o trabalho deveria prosseguir. A população já entende e apóia  a  atitude. A intenção é que se faça uma substituição gradativa dessa espécie por outras que não tragam tantos problemas.

Fonte: Portal da Transparência – Governo de Condeúba

Fotos: FOTOTEC

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

6 Comentários

  • Isac disse:

    Muito boa esta iniciativa da Prefeitura, a poda das árvores. Pois cidade bonita é cidade limpa, onde folhas não amontoam no chão… Vale lembrar também o risco de acidentes , com a queda de galhos ,. isso poderia acontecer!

    “O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem”

  • forlam disse:

    Deveria plantar as outras primeiro pra depois cortar essas

    “O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem”

  • A poda das árvores foi uma iniciativa muito boa, principalmente na descida da gruta N. Senhora Aparecida em que tirou árvores muitooooooooo antigas, dando uma vista para a cidade.
    “O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem”

  • Neusa disse:

    Deveria ter uma campanha para plantar e não para cortar, pois na realidade não houve “poda”
    e sim a morte das arvores, quanto a vista da cidade rsrs… realmente tenha que ser mostrada…
    “O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem”

  • Cristiane disse:

    Comentário BLOQUEADO.
    Motivo: Palavras ofensivas de baixo calão.

  • Luciana disse:

    Realmente , as pessoas só enxergam o que querem! Quando as árvores estavam todas enormes,horrorosas,escondendo até os fios dos postes,ninguém dizia nada. Ninguém tomava nenhuma providência. A impressão que dava, era que a prefeitura não tinha nem tesouras pra podar as árvores! rsrsrrs E do jeito q estavam,nem tesoura e nem facão resolveriam mais o problema.
    Mais um tempinho e todas estarão todas muito lindas!!
    Enquanto isso,quem deve está gostando são alguns dos moradores da Praça Marcolino Neto, pois agora podem dormir em paz.

    “O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem”

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.