Assalto a Bancos em Condeúba

Por Décio Pereira

Hoje Condeúba viveu momentos de horrores. Bandidos fortemente armados e organizados, invadiram a cidade, cortaram fios de telefones e isso desmantelou o sistema de monitoramento da CAESG, entraram nos banco, fizeram funcionários e clientes de reféns, deram tiros a esmo, assaltaram os dois bancos e foram embora.

2013-06-03 10.59.41

Quem são? Quem foi? Quanto levaram? Por que Condeúba? – Perguntas difíceis de responder, mas a mais importante é: Quando será o próximo?

Visão de cada um:

Da policia: Como um pequeno grupo de homens munidos de revólveres 38 podem enfrentar uma grande quadrilha, armada de fuzis, escopetas, rifles de precisão, metralhadoras? – As policias não poderiam, de forma alguma enfrentar os bandidos em praça pública, como é o desejo da população, seria uma guerra e muitos inocentes certamente morreriam. Não se pode negar, com isso, que as policias no interior são reativas e fracamente pró-ativas. O estado gasta mal nossos impostos e investe pouco em segurança. Essa sensação de impunidade é o grande incentivo para que essa bandidagem se prolifere igual a ratos e, se no grupo tiver um menor e for preso, ficará alguns dias numa casa de recuperação(que fará dele um criminoso pior do que entrou) e voltará ao crime mais capacidade para a maldade. São nossas leis. Além da insegurança, o mais complicado é a educação. De pouco adianta a policia para quem para quem precisa mesmo  de educação.

Da população: Não poderíamos ter uma população mais irresponsável, besta e infantil(nem todos, claro). Uma criança por não saber do perigo que é representa um pit bul, ao vê-lo corre para abraçá-lo. Nossa gente, por uma irresponsável curiosidade, corre para a porta dos bancos que estão sendo assaltados. Correm atrás de umas moedas e assim arriscam suas vidas por nada, por míseros centavos, por uma novidade, quem já nem é novidade, já se somam três assaltos em dois anos. Outros correm para a internet para espalhar o Pânico. Onde está o prazer de aumentar a tragédia? – Recebemos mais de 50, eu disse cinquenta contatos via celular, e-mails, sms, whatsapp, recados… alguns prestando um belíssimo serviço de informação, mas na maioria, espalhando imaginação podre. Mataram bandidos, reféns, colegas desmaiaram, guardas apanharam, policias feridos, cerco dos bandidos na cidade, população levando tiros, a prefeitura pegou fogo com os tiros dados pelos bandidos… o que se ganha com tudo isso?

Como dá segurança a tamanha irresponsabilidade?

Pouco adianta segurança para quem precisa mesmo de educação.

Dos empregados das instituições bancárias – Quando o ex-jogador de futebol Mário Sérgio comentava futebol na TV ele costumava dizer: “Falo porque já estive lá.” Faço das palavras dele as minhas, já estive sob a mira de algumas armas de fogo e de pessoas sem nada a perder, por três vezes. Indescritível sensação de impotência, você sob o designio de um assassino, marginal, drogado, que pode apertar o gatilho simplesmente para testar a “máquina” e, se isso acontece, mais um colega bancário vira estatística – “Já assaltaram dezenas de bancos este ano e já mataram um grande numero de bancários” – Sem nome, sem sobrenome, mais um para a estatística e a família que chore a perda.

Nossos colegas vivem sobressaltados e basta um pipoco de um foguete para entrarem em pânico. Quem passou por uma dessas terríveis experiências de ver a vida por um fio, por um aperto de gatilho, desenvolve uma sensação de que tudo vai se repetir. Vale lembrar que os bancos lucram bilhões por ano e gastam migalhas com os sistemas de segurança para seus funcionários. Para que segurança se nesse meio o importante são os lucros exorbitantes?

Dos bandidos – Em resumo, falta-lhes Deus no coração. Mas, faltam também leis que os prendam e os mantenham na cadeia, ressocializando-os para serem devolvidos melhores à sociedade; falta-lhes educação para desenvolverem o sentido da necessidade do trabalho, do esforço, para conquistas efetivas; falta-lhes um estado justo e exemplar, pois eles ainda arriscam suas vidas, ainda tem alguma ética, ainda que seja tênue e própria e ninguém a entenda, mas o que dizer de um político que rouba a merenda escolar ou os recursos que iriam para saúde, fica milionário e mata, silenciosamente um monte de pessoas, tirando-lhes a oportunidade de viver decentemente ou melhor, de viver simplesmente? Quem é o pior ladrão?

Corre, cerca, troca tiros e mata… ora o bandido, ora a policia, ora o funcionário do banco, ora o cliente, ora qualquer um. De nada adianta, ninguém merece morrer e a ninguém é dado o direito de matar.

“Que país é esse?”

“Policia para quem precisa de policia!”

Finalmente – Precisamos nos indignar. Se alguém perdeu, faz-se necessário que reencontre o sentimento da indignação. Não podemos, de maneira alguma, acostumar com a violência e achar que ela é normal. Não podemos nos acostumar nem com o bandido apolítico, nem com político bandido, assim como não podemos prender um e deixar o outro solto. Não podemos nos acostumar com a miséria alheia e achar que sempre teremos pobres e ricos, que alguém é condenado a ser pobre. Não podemos nos acostumar, PRECISAMOS NOS INDIGNAR.

Que a ética do INDIGNAR-SE nos desafie a um relacionamento saudável respeitoso uns com outros, conosco e com o próximo; sem sectarismo, mas com consciência das diferenças e das preferências do gênero humano, que não devem agredir e nem sofrer quaisquer agressões; tendo cada um, no exercício de seu arbítrio, a liberdade de fazer escolhas, responder por elas, empreender ações e construir a vida, sem prescindir dos direitos e deveres que lhe sejam inerentes.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

20 Comentários

  • Parabéns, pelo texto SENSACIONAL!!!
    Também me encontro indignada e triste com os comentários que escutei hoje, como “O banco não vai perder nada com isso e eles não matam ninguém”, “Já estamos acostumados só roubam o banco e vão embora”. Como já disse Bertold Brecht: “O que é um assalto a banco, se comparado com a fundação de um banco?” Parece que para “alguns” um golpe bem sucedido contra um banco desperta muita simpatia. Independente do roubo que seja, deveria seguir a simples luz da boa educação, e ela vem de berço em conselhos simples dos pais: – Não roubarás!, – Devolva o lápis do coleguinha!, – Esse apontador não é seu, minha filha!. Pegar dinheiro roubado, se explodir de alegria pelo acontecimento (é isso mesmo alegria), nada mais é do que se igualar aos assaltantes.
    “O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem”

  • Emerson disse:

    Parabéns Décio Pereira. Começar o dia lendo esta reflexão é de balançar o bigode. Um verdadeiro tapa na cara desses hipócritas de plantão. O buraco é mais embaixo, mesmo. Ficamos cuidando dos causadores quando, como vc mesmo falou, temos q cuidar das causas. Somos um país de hipócritas, bandidos de colarinhos brancos, policia q prende ladrão de galinha e deixa os marajás q fizeram fortunas a troco da miséria dos pobres soltos. Leis q protegem a bandidagem. Meu amigo Decio, q bom q existem pessoas como vc. Parabéns mais uma vez. Vc precisa de mais espaço na midia desse estado, pais, mundo. Abç amigo.
    “O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem”

  • Telminha disse:

    É uma verdade, é uma visão diferente de ver a mesma coisa. estamos desamparados e entregues a própria sorte, q Deus nos proteja.
    “O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem”

  • Carlos Góias disse:

    Q beleza. bandidos fazendo a festa e eu dando o duro na picareta para sustentar meus filhos e ninguém se importa. tomara q a kaesb pegue essa malandragem. Abraços Deção
    “O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem”

  • wanderlan disse:

    enquanto não pegarem os bandidos as pessoa que se juntaram aos ladrões para pegarem as moedas se sentiram justificadas imaginando, se nem a policia pode com eles porque não aproveitar, cabe a policia mostrar quem manda e não fingir que manda afinal estão nas ruas executando tarefas que mais fazem a população perder o respeito por eles, o habito de procrastinar das autoridades está nos deixando amedrontados, seja policiais ou nossos legisladores todos procurando motivos para justificar falta de exito em seus trabalhos,uns reclamam dos salarios e falta de estrutura outros reclamam de burocracia,enfim a varias desculpas a serem dadas enquanto isso ladroes que não precisam reclamar de salarios e tampouco de burocracia se unem e executam, indignação é a palavra do momento e como…
    “O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem”

  • jonny disse:

    Também compartilho com sua opinião.
    Parabéns pelo artigo, Décio!
    “O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem”

  • Orlando disse:

    Realmente, é preciso nos indignar! A indignação, no mínimo, deve nos conduzir a ação. É preciso tomar atitude. É isso, a sociedade precisa tomar atitude. Não é possível ficar assistindo tudo apenas boce aberta, pondo inclusive a própria vida em risco. Fala-se em um tal de desenvolvimento. E que este tem um preço. Mas o preço tem que ser este que Condeúba, e tantos outros rincões do Brasil vem pagando? A atitude deve tomar ponto de partida o grande debate com um norte definido. Iniciar por resgatar quais deve ser os valores da nossa sociedade; Questionar esse tal de desenvolvimento. A quem ele serve? Que preço pagamos por ele? E qual preço desejamos pagar por ele? Não nos adianta querer atribuir a culpa a esta ou aquela instituição (sociedade, governo, polícia, justiça, educação, religião, etc.), somos todos culpados pelos acertos e desacertos do nosso tempo. É certo que estamos desacertando demais e precisamos concertar. Vamos discutir isso nas praças, esquinas, bares, escolas, campos, em casa, nos bancos, farmácias, nas ruas, igrejas…..em todos os lugares. O princípio é como disse Décio: É PRECISO NOS INDIGNAR!
    Abraço, amigos de Condeúba, que Deus vos ilumine.

    “O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem”

  • Labir disse:

    3 é demais. Considero uma afronta à CAESG, não cabe na minha cabeça que um grupo de pessoas estranhas consigam passar desapercebidos na zona rural de Condeúba e dos municípios vizinhos, sair de Condeúba sem deixar rastros. A polícia não pega porque não quer ou porque o sistema não deixa? será que os bandidos têm capacidade de se tornarem invisíveis depois que queimam o carro que utilizaram no assalto?

    “O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem”

  • Jean Carlos disse:

    falou tudo Décio assa população de Condeúba e muito idiota entre parentes nem todos as pessoas que ficam no meio de um assalto pegando moeda ta pior que um mendigo pois sei que eles nunca entraria no meio de um assalto para pegar moedas …
    agora fica esse pessoal ai praticando a mesma ação dos assaltantes porque isso e um roubo…
    ahhhh e vou falar “ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão”
    se os governantes rouba eles se sentem no direito de roubar também sei que isso não justifica a ação deles mas vai entender a cabeça dos bandidos né …
    a para a população de Condeúba vai ai meu recado se der o valor porque não parece que suas vidas vale alguma coisa por se arrisca por moedas aff não da para acreditar nisso.
    querem deixar os policiais trabalhar por que com vocês embaçando o trabalhos deles não dar .

    “O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem”

  • Mari Martins disse:

    Pra começar, parabéns ao povo Condeubense por ajudar os Bandidos á roubarem o Banco da Nossa cidade.. e em Segundo, parabéns aos Informantes da nossa Querida Cidade por trazer pra cá Bandidos Profissionalissimos.. Bem, falo isso porque por causa de Tudo, muita gente passou mal, muita gente ficaram apavoradas com a ação desses criminosos e Muita gente arriscou a Vida por causa de “Trocos”.. Parabenizo porque é RIDÍCULO uma cidade nao ter uma unidade de Policia capacitada á dar Segurança para a População, não chegando lá e atirando em todos porque não inúteis.. Mas por nao cercarem a Saída da cidade .. serem rápidos nos reforços,, isso é lento … mas os Bandidos esperaram 30 minutos e nada aconteceu .. é uma opniao minha Claro..

    “O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem”

  • Joyce disse:

    Diante dessa situação, eu creio que não teria como os policias reagirem pois alguns de nossos condeubenses ignorantes ficaram aplaudindo a ação dos bandidos enquanto eles roubavam, que pouca vergonha em pessoal arriscarem suas vidas por causa de moedas?
    Pensei que a vida de vocês valessem muito mais do que isso… Deixem os oficiais trabalharem em paz e parem de criar casinhos onde não existe, parece que nunca presenciaram um assalto a banco na vida!!!
    Sinceramente, aqui devia ter um policiamento reforçado para esse tipo de caso. Nossa cidade esta precisando de mais atenção na área judicial, entre outras também…

    “O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem”

  • edmilson disse:

    Parabéns!
    Que essa mensagem serva de exemplo para toda a população.
    Que não sabe o perigo que está se correndo.
    Obrigado.

    “O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem”

  • Ana Marta disse:

    Parabéns pelo texto! A população precisa se conscientizar que a vida vale mais do que algumas moedas! E para aqueles que passam falsas informações isso é um absurdo, pois os funcionários são pais, mães e filhos, e vocês não tem noção o quanto é difícil saber que um familiar estar sobre a mira de um bandido! Pensem bem poderia ser um familiar seu, e a angustia é terrível!
    Quero agradecer a Deus por ter livrado a minha Mãe desse assalto o que seria o 4º para ela e pedir proteção para ela e todos os que passaram por mais este tormento!

    “O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem”

  • Quando um pai de familia compra uma moto de leilão,pq ñ tem cobdições de comprar uma nova,os nossos policiais tomam e ainda bate na cara dos pais de familia,e os bandidos chegam na cidade assaltam o banco afronta eles ,eles saem correndo com medo ,só bate ne bebados e oprime o povo umilde da cidade.E a KAESG só tem fama na hora q prescisa nunca aparece,mas espero q um dia isso mude e melhorem a nossa segurança.

    “O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem”

  • Roberto Silva disse:

    Nada a ver uma coisa com a outra sr alan. a policia é pra todos e um erro não justifica outro. policia não bate em cidadão honesto e nem prende cidadão honesto, se ocorre isso é uma falha daquele determinadao policial. não sei qual sua profissão, só q se tiver um colega seu ruim, não quer dizer q todos, incluisve o senhor é ruim. se a moto tá irregular, prende. se peita a policia, pancada.
    O negócio de roubos a bancos é mais complicado. não sei em quem o senhor votou, mas o governo é de todos nós e ele gasta milhões em propaganda e centavos em segurança. vc teria coragem de enfrentar bandidos armados com fuzis e metralhadoras com os revolvers da policia?
    Saibamos separar as coisas e buscar melhorias e não ficar procurando culpados..
    Quero aproveitar para parabenizar este site q é muito bom. e informa com qualidade e equilibrio. vamos procurar melhorias na PM, nas escolas, no governo geral.

    “O comentário não representa a opinião a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem”

  • Lucas disse:

    Gente, julgar um POLICIAL é muito fácil, ta na cara que em Condeúba o que mais fazem é desligar som de carro, bater na cara de bêbado porque eu já presenciei, jogar spray árduo diretamente nos olhos sem a menor pena, apreender motos de condutores que não estejam usando o capacete, isso é #FATO, porém vamos ver o lado bom também, fizeram a coisa certa, no segundo assalto eu presenciei de perto, só não agi feito um idiota que corre pra cima para apanhar moedas, se pensassem iriam perceber que a micharia apanhada não compensa a sua própria vida que pode ser perdida. Vi os policiais correrem como uns maratonistas, machucaram a “bunda” do tanto que correram, o contorno batia na mesma, criticaram eles, eu discordo, ninguém tem peito de aço, assaltantes armados de fuzis 762 e eles na época com um simples revólver calibre 38 e alguns com pistola 380, estavam certíssimos, eles tem uma vida, ta certo que quando se formaram fizeram um juramento de arriscar a própria vida se preciso for, mas a esse ponto seria BURRICE, nesse terceiro teve até uma troca de tiros, onde 2 policiais ficaram onde era a loja de Mauriza e no antigo bar do finado CHICÃO, criticaram novamente, foram corajosos, pois um utilizava uma pistola P40 e o outro uma Carabina também P40, e novamente os 8 assaltantes com fuzis 762, resumindo, a Polícia nas suas atividades na nossa cidade tem seus pontos negativos, mas também tem seus pontos positivos, temos que reconhecer, então antes de falar merda ou no que não sabem, pensem pois tem comentários onde as pessoas expressam suas opiniões, mas tem comentários de pessoas muito idiotas, que não tem coragem alguma de ficar no lugar deles e ficam falando abobrinha, fizeram o certo novamente, se aproximassem de lá além de morrer, inocentes também morreriam, estou em São Paulo ansioso por notícias, Deus me perdoe agora estou na tocida para que os Policias tragam todos, mesmo que seja sem vida!!! e

    “O comentário não representa a opinião a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem”

  • Sergio disse:

    A minha maior indignação e saber que isso nao vai acabar nunca, o povo é culpado! se entra um politico que queira fazer alguma coisa, vem o sistema que corta as asinhas dele. Somos um país de analfabetos eleitores, onde se dá valor aquele candidato que solta dinheiro sem se importar com seu caráter. É bastante triste ter que escutar comentarios sobre politica no nosso país, onde é feito só pra favorecer quem nela está. Isso o que está acontecendo é o retrato de quem dirige esse pais. onde o lema é fazer o que eu mando e nao fazer o que eu faço. algumas coisas que resolveria: PENA DE MORTE, PENA MAIS SEVERA E SEM FIANÇA PROS PORTADORES DE NIVEL SUPERIOR E PRINCIPALMENTE PROS POLITICOS DESONESTOS, MAIORIDADE DE 14 ANOS, VOTO FACULTATIVO, UM POLICIAL QUE ACEITAR SUBORNO PEGAR PELO MENOS 10 ANOS DE CADEIA. só vai acontecer quando tivermos atitude pra organizar um movimento nacional exigindo tais mudanças. Pois se nao fizermos assim, nao adianta de nada ficar aqui indignados, o que ta errado é o sistema.

    “O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem”

  • ribeiro disse:

    ee roberto …so que agora e mais de 100 policiais fortemente armados contra 8 ou 10 bandidos encurralados no meio do mato ja si foi 3 dias e nada .nada .nada ..isso e uma vergonha

    “O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem”

  • Joyce disse:

    Gent tenha calma os bandidos ja foram encontrados se eles nao se entregarem vao botar fogo na mata
    O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem”

  • olá pessoal… o que eu acho melhor mesmo é as pessoas se calarem e deixarem que a policia trabalha sozinha e que os repórteres profissionais digam a verdadeira notícia para a população… cada um dos moradores de condeúba querem dar uma notícia de um jeito e esse negócio não dá certo mesmo… E digo mais, até quando o povo continuarão cometendo a mesma burrice de catar moedas bem no momento em que está ocorrendo um assalto… francamente o que esse povão precisa mesmo é de um chazinho de entendimento para aprenderem a não meter o nariz onde não cabe, ou seja arriscar a própria vida por causa de merrecas… aff quanta ignorancia deste povo … credo. aprendam povo abram os olhos não esperem um morrer de bala perdida diante uma situaçao dessa para que vocês possam aprender também a não se ariscarem por causa de moedas. pra falar a verdade quem faz isso também fazem parte do roubo. finalizando… não ha serventia nenhuma arriscar a vida por uma coisa que não é da gente….

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.