Professor Agnério – Primeira Conferência Municipal da Educação

1_conf_mun_edu

Por: Professor Agnério

Como já se sabe, foi realizada na Quadra Poliesportiva do Alcides, a primeira conferência da educação, no dia 01 deste. Serviu como Mestre-de-Cerimônia, o Professor Agnério que também foi o Coordenador da Comissão Organizadora.

A Conferência foi uma preparação para a Conferência Estadual, e posteriormente, a Nacional em 2014, cujo tema central é “O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração”.

Após a mensagem do Padre Giuliano Zattarin, foram cantados plateia com acompanhamento musical, o Hino Nacional Brasileiro e o Hino a Condeúba; desta vez em dose dupla, isto é, uma gravação em banda e solo na voz maviosa da Professora Elisama Lopes.

Em seguida, ouvimos os pronunciamentos das autoridades: O Secretário da Educação – Antonio Carlos Aires da Silva; a representante da Câmara Municipal – Vereadora Conceição Nascimento e o Prefeito GUTO. A fala do prefeito foi de tranquilidade, abertura e liberdade, concedendo a todos os presentes o direito de falar, criticar, apresentar propostas e sugestões.

Dando continuidade, foi dissolvida a Mesa; tomou a palavra, então, a Professora Vera Lúcia Duarte com a leitura na íntegra do Regimento Interno da Conferência.

A Professora Ângela Maria da Cruz foi apresentada ao público, cerca de 150 pessoas, pela Professora Patrícia Mota. Angela fez uma abordagem filosófica e concreta da educação local, apresentando alguns dados reais de nossa situação educacional. Sua voz suave e sonora encantou a todos que a ouviam, pois discorria com maestria por entre a Pedagogia e a Filosofia, algumas passagens concretas de nossa realidade, frente aos desafios educacionais e aos postulados das diretrizes educacionais.

Em sequência, a Professora Mestra Maura da Silva Miranda, de Salvador, apresentou a palestra principal da Conferência. Foi antes apresentada à plateia pela Pedagoga Rita Maria Duarte. Maura começou seu discurso, dizendo que estava embevecida com o que via e ouvia. Elogiou as palavras sábias do Padre Giuliano, arrepiou-se com a letra e o canto do Hino a Condeúba, chegando a comentar que, pelas cidades do Sudoeste da Bahia por onde tem passado como palestrante, não ouviu um hino sequer da cidade, porém  em Condeúba, sim. Teceu elogios na abordagem de Angela. Pôs o pendrive no data-show e foi abordando, explicando, ensinando com bastante categoria e habilidade todos os sete eixos da CONAE/2014. Sua exposição durou uma hora e a plateia recebeu verdadeiras aulas de Gestão Eucacional e Políticas Públicas em Educação da qual é Mestra pela UFBA, sendo calorosamente aplaudida.

Depois desta fala, foram organizados cinco grupos temáticos para debate. Cada grupo teve um facilitador e um relator, que, após o coffee-break musical, na animação de Arlito Duarte e Jader, se apresentaram na Plenária Final, expondo os pontos havidos no debate.

Embora o ambiente estivesse bem ornamentado, agradável e bonito no esforço e capricho de Manoel Batista Ribeiro, a Conferência chegou ao fim com a eleição pela Assembleia de dois delegados titulares: Zilda Alves dos Santos e Edmeire Conceição de Santana, tendo como suplentes: Manoel Batista Ribeiro e Neaci Rodrigues Dias. Elas irão representar o município de Condeúba na Conferência Estadual em Salvador no mês de outubro deste ano.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.