DNOCS e Prefeitura de Condeúba assinam termo de cooperação técnica

Por: Dermeval Filho

O Prefeito Municipal, José Augusto Ribeiro, em mais uma iniciativa que tem se tornado marco da atual gestão, abriu novo espaço para o debate entre representantes do Poder Público, líderes de oposição e sociedade civil diretamente interessada. Dessa vez, os assuntos são referentes à escassez de água no município e do quadro instalado na região do Açude Champrão, com relatos de moradores do uso indevido da água num momento que se exige cautela quanto ao consumo.

img_9293

A Audiência Pública realizada no Colégio Municipal Alcides Cordeiro neste último sábado(22), contou com a participação de vereadores, Secretários do município, o Gerente da Embasa, Cláudio Lúcio Gonçalves e o Prefeito Guto, além de prefeitos de cidades vizinhas que se beneficiam da água da barragem.

Os moradores e beneficiários de lotes às margens do Açude Champrão que no dia anterior estiveram na Câmara Municipal cobrando um posicionamento e medidas mais efetivas dos vereadores quanto a essa questão, mais uma vez levaram seus cartazes com as suas reivindicações para que haja um controle na saída da água dos canos do Açude.

img_9298

À frente da reunião, estava o Coordenador do DNOCS na Bahia, Dr. Josaphat Marinho, que compareceu ao encontro para ouvir a população sobre o que espera ser feito pelos órgãos competentes, entre eles, Embasa, Administração Municipal e o posicionamento dopróprio DNOCS no que diz respeito às medidas a serem tomadas nesse momento.

De acordo com o Dr. Josaphat Marinho, responsável pelo Órgão a cerca de um ano, o DNOCS passa por um período de reestruturação, sendo que nos últimos anos viveu momentos críticos ao ponto de por pouco fechar as portas por não possuir condições de atuação.

No entanto, o Coordenador do DNOCS na Bahia afirmou que medidas devem ser tomadas de imediato para amenizar a situação e entre elas ficou determinado que a cidade de Guajerú passasse a partir da próxima semana a retirar água da barragem do Trovisco em Caculé, que no momento se encontra com maior capacidade, de forma que Condeúba sinta menos os reflexos dessa retirada de água.

Um segundo passo foi o Termo de Cooperação Técnica assinado entre DNOCS e Prefeitura de Condeúba, de maneira que Embasa e Prefeitura tenham competência para tomarem medidas de controle e fiscalização, sempre de acordo a viabilidade técnica e o aval do DNOCS, afirmou o Coordenador do Departamento.

img_9342

O objetivo desse acordo é o desenvolvimento de ações conjuntas de administração, fiscalização e monitoramento na extensão da área que compreende a barragem, de forma que a população sinta menos os efeitos da seca, considerada a pior dos últimos anos. Segundo o Gerente da Embasa, o Açude Champrão conta atualmente com 31% de sua capacidade, ou seja, menos de 2 milhões de metros cúbicos, sendo  construída para uma capacidade de  6 milhões de metros cúbicos e em épocas de cheia atingia facilmente essa capacidade.

Fonte: Portal da Transparência – Governo de Condeúba

Fotos: João Ribeiro (Dandão)

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

5 Comentários

  • wanderlan disse:

    o momento é para agir de forma energica especialmente com os que usufruem de lotes da barragem como casas de veraneio, o DNOCS quando construiu este acude desapropriou estas areas que hoje estao contruidas estas mansões justamente porque precisava que fosse usado como lotes produtivos sendo então possuidores somente do beneficio os que deles se apossarem no entanto não é o que vemos acontecer,será que os responsáveis pela fiscalização terão a coragem de cortar a propia carne?o momento não seria oportuno tambem para cobrarmos a execução do açude do morrinhos que já se encontra licitado e esperando entrega de projeto de execução para ser liberado a verba para ser executada?taí algumas das muitas questões que precisam ser debatidas com a população antes de vir época de campanha e fique somente em promessas.

  • José C. Ormundo disse:

    Bom, como o problema é a nossa sagrada água, que todos nós não podemos viver sem ela, levanto aqui também uma questão que envolve um projeto se não me falha a memória que seja do Governo Estadual, que se arrasta a décadas os levantamentos, desde medições e conversas ao vento de que no São Domingos seria construido uma barragem no Rio Gavião, inclusive há uns quatro à cinco anos atrás foi feito analise de solo para fundações, mas até agora nada, apenas promessas, é de grande importância uma barragem de grande porte no município de Condeúba, tanto pelo benefício ao povo, como também pelo valor econômico para o município, gostaria que o Prefeito Guto se interasse desse projeto e desse um empurrãozinho junto ao Governador da Bahia, o povo quer ações de nossos políticos, acredito em você Gutão.

  • José Carlos disse:

    A cigana que falou que essa barragem tem 6.000.000 de m³ de capacidade nunca foi em uma escola, um reservatório para ter essa capacidade deve ter 6000m de comprimento, 200 de largura em media e 5m de profundidade em todos os pontos de seu espelho de água, ou uma media equivalente a essas medidas, medidas que ela nunca teve. Seu comprimento total pelo satélite é um pouco mais de 4.700m, mas como eu sou puxa-saco, vou considerar 4.800m, a média de dez medidas ao sua largura é 230m, usando a margem de erros para mais, pois como já disse, sou puxa-saco dessa barragem, e sua profundidade media é 4,80m, isso é como todo o espelho de água tivesse os 4,8m, mas, como foi dito sou puxa-saco e vou aproximar essa medida para 5m de profundidade. Usando as medidas do puxa-saco, temos 5m x 230m x 4800m = 552.000 m³ de água. usando um cálculo mais real seria 470m x 230m x 4,8m = 5.180.800 m³. com toda essa bagunça, pode se afirmar que a capacidade desse reservatório é um pouco mais de 5.000.000 m³. O DNOCS atribui sua capacidade 6.000.000 de m³ pelo fato de no período de chuvas ela ficar mais de um mês sangrando, e nesse período a população estar usando o fluxo de suas águas protegendo sua capacidade de armazenamento, mais essa estatística só e validade em bons anos de chuva. Valeu Condeúba!

  • wanderlan disse:

    ao companheiro José C.ORMUNDO,gostaria de compartilhar uma descoberta feita por um acaso há alguns meses,e talvez sirva de resposta do porquê esta barragem do são domingos talvez nunca tenha saído do mero discurso politico confira esta link-http://www.iica.int/Esp/regiones/sur/brasil/Lists/DocumentosTecnicosAbertos/Attachments/155/Barragens%20na%20Regi%C3%A3o%20da%20Sub-bacia%20do%20Rio%20Gavi%C3%A3o%20-%20ING%C3%81.pdf leia com atenção e veja o que esta acontecendo nos bastidores e nunca disseram ao povo.

  • LUCIANO RIBEIRO disse:

    ENQUANTO ISSO, A ÁGUA CONTINUA SENDO DESPERDIÇADA, NOS CANOS QUE TRAZEM ÁGUA PRA CIDADE, POIS TEM VAZAMENTOS LÁ, QUE DIARIAMENTE DESPERDIÇA EM MÉDIA , UMA PIPA DÁGUA POR DIA…TÁ LÁ PRA QUEM QUISER VER…

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.