Muros no chão, em Condeúba

Por: Décio Pereira

No final do ano passado (2012) houve em Condeúba uma avalanche repentina de construções de muros em terrenos , até então, públicos, que pertenciam  à Prefeitura Municipal.  O fato causou espécie em quase toda população que não entendeu o enredo da história, pois em sua maioria as construções eram de propriedade de grandes empresários locais. O que significava aquilo, já que não houve nenhum leilão publico, nem editais que explicasse o acontecido?

O poder publico, na época conduzido pelo Prefeito Sr. Odilio Silveira, como de costume não explicava seus atos e dessa vez não foi diferente, embora fervilhasse na cidade os comentários, bondosos e maldosos. Se tratando de pessoas mais abastadas, logo vieram os comentários de que era pagamento de campanha, dívidas da prefeitura, distribuição de bens aos aliados, etc. O silencio entre supostos proprietários dos terrenos e do prefeito, que havia perdido a eleição não conseguindo fazer seu sucessor, foi a resposta para todos os questionamentos da população.

area_em_frente_ao_hospital

O novo Governo tomou posse e não foi condescendente com o fato, entregando o problema para a condução da área jurídica do Governo, que  cumprindo todos os tramites legais exigidos pela justiça, todos publicados no Diário Oficial do Município, permitindo aos envolvidos a defesa,  no dia de ontem, segunda-feira, 01/07/2013, colocou no chão todos os muros construídos em áreas consideradas publicas.

100_4659

O Governo atual disse não ter feito tal ato por prazer e nem por vingança, seja política ou pessoal, apenas cumpriu uma exigência legal para a qual foi eleito e fez juramento: cuidar do patrimônio publico. Lamentando o prejuízo causado a quem fez as construções irregulares, mas que não podia favorecer tais atitudes sob pena de ter em seu Governo uma invasão sem controle de terrenos públicos.

A população viu com bons olhos o acontecimento, inédito em nossa cidade, que estava acostumada a ver o poder aquisitivo falar sempre mais alto do que os direitos dos cidadãos de terem o mesmo tratamento. Já os supostos proprietários dos terrenos buscam agora na justiça seus direitos, o que é direito.

100_4662

Registramos que este site resguarda aos interessados o direito de enviar para que publiquemos, documentação comprobatória da aquisição dos referidos imóveis, bem como recibos de pagamentos e/ou quaisquer outros documentos.

É também de interesse do povo condeubense, que o Gestor que concedeu tais alvarás venha a publico explicar o ocorrido, haja vista ser ele responsável por tais concessões mesmo depois do termino do seu mandato e, porque imaginamos ser de seu interesse. Estamos também à disposição para publicar tais explicações, pois acreditamos que deva haver embasamentos jurídicos, seguidos por ele, para tais concessões.

Por enquanto, muros no chão, terrenos devolvidos ao município e aguardemos as cenas do próximo capitulo.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

29 Comentários

  • neia disse:

    é aos poucos colocando nossa cidade em ordem;

  • fabio luiz sales disse:

    já estavam mais do que na hora de serem derrubados, estou de pleno acordo com a atual administração local.se queriam presentear alguém com bens matérias. É só presentear com o que são deles,não o que é público.

  • pablo disse:

    Ja esta na hora de atualizar a noticia, dizenso que a justica ja autorizou levantar os muros de volta. INCOMPETENTES

  • mateus batista disse:

    ÊÊÊÊÊ “grandes pequenos” empresários de condeúba,dessa vez vocês não conseguiram enganar ninguém!!!!!!!!! poxa já tem tanto dinheiro guardado em casa,tem outros terrenos,casas ,lojas no centro da cidade,carros do ano então pra que fazer essa sujeira toda com os pobres que moram de aluguel em condeúba? parabéns justiça você sempre será bem vinda na nossa cidade daqui pra frente.quanto a quem deu os terrenos públicos a essas pessoa que se dizem poderosas no dinheiro em condeúba,prefiro não comentar,ele já caiu com suas próprias pernas pelo tanto de burrada que fez,né VÉIZIM?

  • Ron disse:

    Nossa!!! Muito bem senhor atual prefeito! Sabemos que não será fácil nem tão breve colocar a casa em ordem, mas é com atitudes como essas que o senhor vai traçando seu caminho e aos poucos obtendo o sucesso. As pessoas estavam destruindo Condeúba como podemos ver, não era segredo. Só espero que a justiça faça com que elas paguem todo esse prejuízo. Abuso de poder, um verdadeiro assalto aos cofres públicos, dinheiro nosso.

  • ribeiro disse:

    segundo o folhadecondeuba.com.br ….o juiz deu uma liminar aos donos dos terrenos …onde a prefeitura tera q entregar os terrenos do mesmo jeito q estava…si for verdade isso a moral de guto q ja ta la embaixo acabara de uma vez por toda ….gostaria q vc colocasse esta materia no ar tambem decio…..

  • Gustavo disse:

    E agora Mateus Batista o que me diz o muro vai ter que ser levantado e o novim bom de serviço vai ter que fazer o muro né? kkkkkkkkk

  • Carla Santos disse:

    Parece que a justiça não concordou muito com isso não, pois já é sabido pela maioria da população que tem uma liminar favorável aos “donos” desses terrenos julgada pelo juiz PAULO LORENA, juiz plantonista. Liminar essa que determina a reconstrução desses muros pela a prefeitura. A documentação deve ter aparecido, uma vez que o juiz foi favorável aos proprietários.

  • Marizene disse:

    Me assustei quando cheguei em Condeúba e tinha um muro no meio da praça do Hospital e como sempre logo quis saber o que era aquilo e quando soube fiquei indignada;
    Que alívio com essa notícia!

  • neia santos disse:

    sinceramente eu não acredito q realmente esses miseravéis vão conseguir uma liminar ainda dizer que sao pessoas de baixa renda isso é uma vergonha ,já não basta o q eles sugaram esses oito anos.Queremos ver justiça!

  • Ramon Sousa disse:

    Em uma de minhas “estudadas”, acho que em direito administrativo, lembro-me de um trecho em que se fala mais ou menos assim: “O direito e o interesse público deve sempre se prevalecer ao privado.” Tá aí, acho que esta lei implica um pouco no acontecido. É legítimo.

  • José Carlos disse:

    Tudo deve acabar um dia. Embora ainda seja muito cedo para acreditar que esse desfecho já tenha dado certo. Por se tratar da tal coisa Pública Brasileira, agente sempre deve ter uma certa desconfiança! De qualquer forma já é um passo dado, não devemos esquecer que esses abusos existem desde o Prefeito Marculino, talvez, até mesmo antes. Trabalhei no divino por nove anos, e lá vi ser doados terrenos públicos, a torto e a direito, vi tomar terrenos com alicerces e até murados por questões políticas, tenho um colega que ganhou uma posse já com alicerce, que outra pessoa construiu, o mundo aqui sempre foi assim, também não devemos esquecer que praticamente todo o Alphaville condeubense fora construido em terrenos públicos doados. Espero que tudo isso seja verdadeiro e que essas máquinas não fizeram um trabalho em vão, principalmente, porque o trabalho delas também depende do dinheiro público.

  • ruan disse:

    quem vai pagar essas contam? quem vai ser preso? quem vai dar uma explicação plausível? se é que é possivel… Duvido muito que a justiça abrace essa causa, a final estamos no Brasil
    e não na Suíça.

  • Ronaldão disse:

    Vi no site http://www.folhadecondeuba.com.br uma matéria mentirosa q é a cara dos q lá escrevem, sem identificação de quem escreveu. NÃO EXISTE LIMINAR PARA CONSTRUÇÃO DE MUROS. Vi a liminar e manda não derrubar os muros, como quando chegouj já tavam no chão, morreu maria preá. Peço encarecidamente ao pessoal desse honrado site, q publique a liminar, já q ela é publica. Se puder eu vou sozinho distribuir cópias pelas ruas.
    Carlos Ronaldo de Carvalho

  • M K disse:

    isso pra mim é tudo cachorrada de ambos os lados

  • Tony Souza disse:

    ALGUÉM ME EXPLICA, não consigo entender… se esta posses não eram da prefeitura, porque o Ex-Prefeito mandou um projeto para leiloar algumas delas… O Ex prefeito Odilio pretendia leiloar o que não pertencia a Prefeitura? Alguém me me explica porque um queria vender e o outro quer apropriação publica?

  • Roberto disse:

    ´´É Justo o que do Justo“ Vamos fazer as coisas como manda o figurino. Lei é pra ser cumprida. Infelizes daqueles que não a cumpra. Truculência gera resultados impiedosos.

  • João disse:

    Véizin gastou foguete à toa, o prejuízo dobrou. Como são burros.

  • Mariana disse:

    Gostaria de pedir a todos que antes mesmo de se manifestarem opinarem e escolherem um lado dê uma estudadinha na nossa legislação. Porque primeiramente diz nossa constituição que contra provas não há o que se contestar ou será que deve me perguntar pra que estudo direito? O que faço dentro de uma sala de aula? Porque diante de tanta hipocrisia dita aqui sinceramente devo repensar o curso pelo qual estudei, como dito no final da matéria pelo próprio sit gostaria muito que o prefeito atual desse um esclarecimento a torno da atitude realizada derrubar um muro sem antes presenciar a defesa dos dos proprietários, numa madrugada de feriado no estado da bahia. Acredito muito que as pessoas dessa cidade chamada Condeúba vivem por infinita luta política, e fazem uso indevido do direito no meio de suas discussões, deixo claro que mesmo que alguns donos sejem empresários bem sucedidos ou não merecem respeito diante do gasto que tiveram construindo muros em suas propriedades as quais foram compradas com o dinheiro do suor do seus trabalhos. E dou meu parabéns ao senhor Ubirajara que está na luta para defender o direito que essas pessoas tem sobre o seu bem. e deixo bem claro que a prefeitura não tomou posse de algo que era dela simplesmente por nunca ter sido dela. E essa liminar que foi favorável realmente era pra não derrubar os muros algo que deixo bem claro que a prefeitura já descumpriu se complicando ainda mais.

  • fabricio disse:

    E-mail FALSO.

  • Aurélio disse:

    Mariana, percebo que estudas direito. Estou certo? Mas parece que precisas mesmo é fazer um curso para aprender escrever a língua portuguesa. Tanta arrogância… Mas foi oportuno para demonstrar a sua ignorância tanto do direito, quanto gramatical! Desculpas, mas não me agüentei!!!

  • rondy disse:

    Mariana minha cara estudiosa de direito. Vc pelo visto está mal acostumada com as burrices dos longos oito anos que se passam. Vc está assim subestimando a inteligência do prefeito Guto, não o compare ao anterior minha cara estudiosa, que se torna uma ofensa ao nosso prefeito e nos leitores vamos achar que é uma grande piada…
    Guto tomou uma decisão, como sempre, respaldado de fundamentos conclusivos, simplesmente inquestionáveis. Quero ver vc, a justiça ou qualquer merda mudar isso. Alias mudem ou então parem de ficar inventando falsas liminares para defender os marajás de Condeúba. Agora se vcs estão com dor de cotovelo tomem um anti inflamatório que possivelmente sare.
    Parabens GUTO, estamos com vc nessa!

  • José Carlos disse:

    Adorei a tradicional frase brasileira utilizada por Roberto – ” LEI É PRA SER CUMPRIDA”, pois ela me fez pensar e perceber o quanto é verdadeira. Pensemos, então, em circunstâncias. Tempos atrás , ouvimos as seguintes expressões: a festa é pra ser no próximo mês; ou, a final do Campeonato é pra ser no próximo domingo, só que no dia da festa tem uma pane elétrica, e nada de festa; ou, que na final do campeonato alguém ilustre da cidade faleça. Não houve o jogo e nem a festa, embora todos os dois poderia ter acontecido tranquilamente; ou ter acontecido um, e o outro não. Teremos então que fazer alterações, que por si só já caracteriza inúmeras interrogações. Onde? Quando? Como? O “É PRA SER ” é sempre assim! Inclusive em toda legislação brasileira, o Brasil tem uma grande quantidade de processos arquivados, e uma infinidade de Leis não cumpridas. Já imaginou, se pudéssemos utilizar veridicamente a frase “A LEI TEM QUE SER CUMPRIDA”, mas não! pelo andar das manifestações de hoje, acho que vai ser, ” A LEI TEM, OU E PAR SER COMPRIDA! “

  • Marcos Pita disse:

    Quem somos nós para sabermos o que se passa na cabeça das partes envolvidas, vimos um descaso seguido de uma falta de comunicação.
    Correto, claro, humano seria o órgão esperar a decisão judicial notificar os proprietários e deixar que os mesmos fizessem suas defesas assim quem não comprovasse regularidade assim perderiam seus terrenos ou poses
    O que não da para entender é uma população que do pensa na maldade, destruir a imagem das pessoas, achar que pode tudo ” O PODER EMANA DO POVO”.
    Sabemos que não é Guto , mas sim seus secretários perseguidores e incompetente, que quer ver mesmo o prefeito afundar com tanta besteira que se faz.

    Tantos jovens bons e inteligentes prefeito exonera quem vai te prejudicar palavra do amigo que te respeita e admira.
    Abraços!!!

  • Selma disse:

    Pita peço pra q leia a matéria com o mesmo titulo logo acima, onde explica tudo, iclusive com a liminar original. Houve notificação, houve publicação de aviso no diario oficial e isso vem rolando desde a posse de Guto ou vc não sabia? o q não houve foi confiança na palavra do homem. vc e seus amiguinhos não creram quando viram tava no chão. agora temos gente de palavra e q defende a coisa publica. Houve muita comunicação. E outra, foi Guto sim, ele não é igual ao se grupo de joga a pedra e esconde a mão. Os secretarios são competentes, se comparar com os antigos então. Se liga Pita, destruiu foram muros não foi imagens de ninguém, de alguns a imagem já foi destruida por eles mesmos a muito tempo. Os tempo mudou, vc vai ter q conviver com coisas certas o q vc não deve ter costume, mas tu é novo, aprenderá ou vai ter q mudar. se vcs trabalhando errado ficou oito anos, Guto q trabalha certo vai ficar com seu grupo 113.

  • Nilton disse:

    Ué Marcos vc por aqui no DDEZ?
    Decio sabe q vc vive esculhambando com o site lá no seu faceizinho de m… junto com seus coleguinhas? Toma vergonha na cara home, coisa q vc nunca teve. vai comentar no site da mentira e no seu face q ninguem ve. decio é besta de permiti gente de sua qualidade igual vc. q num respeita ninguem. agora vc vem dá palpite pro prefeito? Vc num teve 5 voto ve te enxerga. Nós temos e mulheres no secretariado, quem bota menino de secretario é seu lado.

  • Marcos Pita disse:

    Olhe sr Nilton que nem sei se realmente se chama nilson se compreenda procure seu lugar e se o site aprovou minha colocação chama-se respeito oiu até mesmo democracia, exculhambando não falo e sou da verdade, não ficarei discutindo com um tal nilson que nem mesmo sei quem é, o site soube ouvir espero que não seja um Nilson com pseudônimo falso usando a imagem do site para a baixaria.
    Defendo o prefeito não, sou contra um grupo que ir usa de maldades para ou achar que isso é política. O prefeito é meu amigopessoal, coisa que você deve estar a babar para arrumar algo e outra não tenho amiguinhos em condeuba e não tenho grupo!!!!

  • Marcos Pita disse:

    Selma, realmente vejo que nem me conheci, falando que tbm tenho grupo e mando mamaei oito anos coitada! Luto contra o coronelismo e ditadura e falta de respeito com pé povo e não oque vcs pensam
    Firme e forte sempre!

  • Marcos Pita disse:

    Adoro ser odiado Nílton
    Sinal que te incômodo hein
    Sinal tbm que entra no meu feicizinho de m……

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.