Grito dos Excluídos 2013 em Piripá

Nascido há 18 anos a partir das pastorais e setores progressistas da Igreja Católica que, aliados aos movimentos sociais, sentiram a necessidade de ir às ruas, o Grito dos Excluídos é composto por uma série de eventos e mobilizações ao longo da Semana da Pátria, finalizada com os desfiles de 07 de setembro.

grito-dos-excluidos-piripa

Não se trata exatamente de um movimento, uma campanha ou uma organização, mas de um espaço de convergência em que vários atores sociais que se juntam para protestar e propor caminhos novos. As principais manifestações ocorrem no Dia da Independência, pois seu eixo fundamental gira em torno da soberania nacional.

grito-dos-excluidos-piripa-

Visando transformar a participação passiva das comemorações dessa data em uma cidadania consciente e ativa por parte da população, o Grito dos Excluídos é uma manifestação popular carregada de simbolismo e um espaço de animação e profecia. O Grito é aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos.

Em Piripá, a população saiu as ruas, fazendo várias paradas reivindicatórias: nossos direitos – Desemprego – Exclusão social – Violência contra a mulher – município e saúde pública – liberdade de expressão – meio ambiente – segurança pública – educação – politicas públicas – ÁGUA.

Fonte/Fotos: PiripáNet

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.