Água – Manifestação em Condeúba – VEM PRA RUA!

Por: Décio Pereira

vemprarua-condeuba

A sociedade civil de Condeúba promoverá uma grande manifestação CONTRA a construção da adutora que liga a água da barragem de Condeúba à EMBASA em Piripá, na próxima segunda-feira, dia 23/09, a partir das 6h da manhã, nas proximidades do Champrão/Posto Cajueiro.

A mobilização teve o apoio unânime de todos os vereadores condeubenses, que na reunião desta sexta-feira 20/09, não só fizeram discursos tornando clara suas posições contrárias à construção, como prometeram presença no evento na segunda-feira. O vereador Normando Brito falou: “Será que é preciso que a água da barragem seque totalmente para que percebam a importância do que está acontecendo?”

Vale salientar que a mobilização nada tem contra Piripá receber nossa água, o que já ocorre há muitos anos, a intenção é que não seja construída mais uma obra “meia-boca” e o problema sério da seca na região continue sendo tratado pelos políticos como um problema banal. A adutora não resolverá a situação, pelo contrário, apenas postergará uma desgraça ainda maior do que a já vivida no sudoeste baiano. Pois construída, Piripá será esquecida do mapa das grandes obras contra a seca, como é o caso de Cordeiros.  Nunca mais verá a obra que realmente merece, que é a construção de um açude que resolva definitivamente o problema. Já conhecemos nossos políticos.

Assim, existe a expectativa de que a população piripaense também venha para o protesto, que é um eco do que vem acontecendo no pais desde julho. VEM PRA RUA!

VEM PRA BARRAGEM! VEM PRA BARRAGEM! VEM PRA BARRAGEM!

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

11 Comentários

  • Antonio Carlos disse:

    acabou a negociação agora só vai na força bruta. foram iniciadas as obras e a previsão é q em dezembro/13 seja concluida. o povo tem a força, estão brincando com nóis. tofod pra barragem na segunda.

  • fabiano byu disse:

    faço um apelo a todos os condeubenses, vamos juntos abraçar essas causas a população unida reivindicando terá mais força de chegar até as autoridades competentes, acredite e vamos com força total com DEUS E NA PAZ que teremos a vitoria.
    QUE UNAM TODOS OS POLÍTICOS PORQUE O QUE NOS PRECISAMOS É JUNTE-SE A NÓS COM MUITA DEDICAÇÃO AI VENCEREMOS….

  • fabiano byu disse:

    VAMOS COM LÁ GENTE SERÁ QUE MAIS UM VEZ VAMOS SER DERROTADO POR ESSES BANDO DE SANGUE-SUGAS.
    ACABAR COM A BARRAGEM DO CHAMPRÃO NÃO !!!!!!!!

  • José Carlos disse:

    Se não houvesse outra possibilidade de resolver o Problema, a gente deveria se calar, e ceder nossa água. Deveríamos reparti-la até o seu final! Mas não é o caso, O Rio Gavião passa a poucos quilômetros de Piripá, eles tem possibilidade de ter um reservatório ainda melhor que o nosso. Mas não é o caso, sei que mesmo sem levar a água para Piripá, com a construção dessa adutora, já teremos problemas sérios, num futuro relativamente próximo, só o crescimento de Condeúba e Cordeiro, juntamente com os problemas ambientais nos fará esse transtorno, espere, e verá! Agora nós precisamos lutar, não apenas os Condeubense, mas o povo de Piripá também. Só uma população ingênua aceitaria uma obra meia boca dessas, podemos falar que hoje a população de Comdeúba se reuniu verdadeiramente, hoje vejo que estamos unidos; situação, oposição e toda a população, já foram tomadas todas as medidas de negociação amigáveis, agora iremos para luta através do protesto, caso não dê certo, a ultima alternativa, é a ignorância! Acho que não seria nada agradável gastar milhões em uma obra errada, em que uma cidade inteira é contra a deixar de dar início a obra certa, e ainda corre o risco de depois não funcionar, Estou percebendo que em certo casos, até mesmo o vandalismo pode ser aceito, Essa é uma obra, que pede para ser destruída, caso ocorra, tenho certeza que estaremos prontos, para não deixar nenhum cano conduzir água pra qualquer outra cidade, E estaremos apitos a apoiar a população de Piripá na construção de seu reservatório, pois não podemos deixar que nossa região sofra um assolamento dessa natureza, gerenciado por uma corja de pessoas incapazes de medir qualquer consequência social, e o que é pior, colocam-se no topo da administração pública! Isso, certamente, seria demais, se fosse aceito pacificamente! Não?

  • Silvano silva disse:

    Segundo alguns populares de piripá, a barragem de sua cidade só esta faltando vontade política de seus administradores em fazer uma limpeza e aumentar mais 1 metro e meio sua banca pois segundo eles a mesma ira comportar mais àgua de que a de condeuba.
    alguns moradores de piripá são até contra esta suposta adutora, pois sabem que os mesmos políticos abandonariam de vez a barragem que ainda pode ser corrigida .
    Qual seria o interesse da EMBASA NESTA (SUPOSTA ADUTORA) ?????

  • afonso disse:

    resolveram o problema da regiao de anagé com construçao desta barragem, resolveram o problema da regiao de brumado e aracatu com a construçao da barragem de cristalandia, resolveram problema de falta de agua em cacule e regiao com a construçao da barragem do truvisco, sera que nossa regiao é tao insignificante assim, que nao merecemos uma barragem de grande porte pra acabar com todos este problema de falta de agua nestas cidades que compreendem nossa microregiao?????? pq eles conseguiram e nos nunca conseguimos??? estes pequenos açudes, pequenas barragens nao resolvem o problema nosso, precisamos sim de uma barragem de grande porte pra atender condeuba, piripa cordeiro janio quadros e demais localidades, !!!! tirar o pouco de agua que existe em nossa barragem pra cedermos pra outra , nao vai resolver o problema, ira sim agravar mais a situaçao pois ficaremos sem agua tbem!!!!, E a dona embasa o que nos da em contra partida, POR RETIRAR AGUA DE CONDEUBA PRA LEVAR ATÉ PIRIPA???????? nada !!!!!, absolutamente nda, pq eles , a embasa ,,,nao limpa ??? , nao faz um projerto pra nossa barragem, com decks, barquinhos de passeiao, limpeza das areas em torno da mesma , pra que possamos ter ali alem de uma barragem onde nos fornecera agua o ano todo, transforme-se tbem em uma area de lazer, , pq eles nao fazem isto????? querem é sugar a nossa agua e nos presentear com contas altissimas no fim do mes, portanto acho de suma importancia este movimento , o povo condeubense tem de ir pras ruas mesmo e defender nossa barragem, o brasil foi pras ruas, pq nao irmos tbem,????? estou de longe mas apoio o protesto !

  • ribeiro disse:

    e isso ai pessoal…vamos pra rua tou aq em sao paulo mais tou acompanhando todos os dias vamos lutar ..a embasa ta querendo tapar o sol com uma peneira…si for possivel a gente quebra essa porra toda …si eles (embasa)duvidarem e so pagar pra ver…eu sou o primeiro a quebrar tudo com bombas

  • Ramon Sousa disse:

    Já mandei uns e-mail para alguns conhecidos da TV SUDOESTE para uma maior repercussão. Talvez não seja possível eles estarem aqui presentes pq a manisfestação está muito próxima por conta da urgência do fato. Bem, cada um tem que fazer a sua parte.

  • José Carlos disse:

    Não aguentei, desconfiado do tal levantamento, fui aos cálculos e depois de derivações e integrações taxa de dispersão e margens de erros, cheguei a um resultado, se a tal adutora tivesse sido construida a 12 meses atrás, hoje nossa barragem, atendendo os três município, estaria com um pouco mais de 1m abaixo de seu nível, mas não me contei só com os cálculos fui para prática, cai pra dentro da canoa, observei que no seu final já há uma grande parte com menos de 1m de profundidade, ou seja, já teríamos hoje, no dia 21/09/2013, mais de 60% de todo o seu prolongamento, apenas no leito do rio, ou com parte do rio seco, hoje temos mais de 1km do leito do rio já na terra, fundo! mais na terra!
    Estaríamos com a barragem nessa situação para atender as três cidades, por aproximadamente, uns dois meses e enfrentando a evaporação, portanto, ela iria na lona nesse mesmo ano de 2013. Se essa adutora for construida, com a quantidade de casas em construção de Condeuba, Cordeiros e Piripá, A próxima seca dessa natureza, ela vai na lona! sem falar, que ainda não choveu, portanto, já estamos nas mão de Deus, RECADO DADO!

  • fabiano byu disse:

    pronto, na pratica não vem com dados técnicos porque não cola.
    eu convivo lá e sei o quanto ela baixa por dia,portanto só na pratica.
    DEUS PROVERA..

  • antonio brito disse:

    e importante que evite a prisao da pouca agua que vem dos ros e corregos alimentadores dessa barragem eessa sera como sempre foi jorrando agua pelo ladra e formando suas cachoeira.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.