Guajeru: EBDA inaugura Posto Avançado

GUAJERU-67

A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), inaugurou na manhã de hoje (27), em parceria com a Prefeitura Municipal de Guajeru, mais um Posto Avançado (Pavan). O município contemplado é Guajeru, que fica a 117 km de Caetité – onde está situada a gerência regional que atende a região. A primeira ação do Pavan será a distribuição de 45 mil mudas de palma para agricultores familiares.

O diretor de Pecuária da EBDA, Marcelo Matos assinou convênio com a prefeitura do município para firmar a implantação e funcionamento da unidade. O Pavan conta com o atendimento de dois técnicos – um cedido pela empresa e outro contratado pela prefeitura.

“A assistência técnica vai ser priorizada, visando o desenvolvimento da produção leiteria da região”, afirmou Marcelo Matos. O evento também contou com a participação do gerente regional da EBDA, em Caetité, Renné Frota, que ficará responsável pela unidade.

Distribuição de mudas

Durante a inauguração da unidade, houve ainda a entrega simbólica de mudas de palma para um agricultor familiar, as demais serão distribuídas aos contemplados neste sábado (28). Cada agricultor familiar (um total de 45) receberá mil mudas, além disso, a EBDA disponibilizará 5 mil mudas para a implantação de uma Unidade Técnica Didática (UTD).

As mudas poderão ser plantadas e utilizadas como reserva estratégica para a alimentação animal. O município conta com aproximadamente 1300 agricultores familiares com Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e sua principal atividade econômica é a pecuária.

De acordo com o prefeito Gilmar Rocha, a instalação do Pavan e a distribuição de mudas de palma significa uma grande conquista para a agricultura familiar do município. “Temos um rebanho de cerca de 40 mil cabeças e a estiagem tem nos afetado muito. A parceria com o Governo do Estado, através da EBDA, é fundamental para alavancar essa economia”, explicou o prefeito.

Fonte: Assimp/EBDA

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.