Atividades e homenagens às mulheres de Condeúba marcam o outubro rosa

Por: Dermeval Filho

Caminhada Outubro Rosa 03

‘’O Outubro Rosa, atualmente realizado em vários lugares do mundo, é uma campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, entretanto, somente em 1997 é que outras cidades espalhadas pelo mundo começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações. ’’

Nesta última quinta-feira (31), com o encerramento do mês dedicado à luta em combate e prevenção do câncer de mama, Condeúba não poderia ficar de fora de movimento tão significativo. Para tanto, as Secretarias de Saúde e de Assistência Social se uniram no dia dedicado à mulher condeubense, oferecendo serviços, lazer e palestras de conscientização em favor da causa.

Caminhada Outubro Rosa 16

Desde as 8 horas da manhã, a equipe do CRAS promoveu uma série de serviços de beleza prestados de forma gratuita por vários profissionais da cidade. Entre os serviços oferecidos, os profissionais cuidaram das unhas, cabelos e sobrancelhas das mulheres que lotaram as dependências do CRAS até às 14 horas, em clima de total descontração e alegria.

Na sequência, a AABB de Condeúba foi o palco para os eventos que marcaram a tarde. Vários profissionais da saúde deram a sua contribuição para o ‘’Outubro rosa,’’entre eles, psicólogos, nutricionistas, enfermeiras, assistentes sociais e outros envolvidos.Os serviços oferecidos foram desde a medição de pressão arterial, até ótimas palestras que trataram dos riscos do câncer, o autoexame e demais prevenções que podem ser tomadas pelas mulheres no seu dia a dia.

Caminhada Outubro Rosa 12

Em total descontração, as mulheres se confraternizaram curtindo apresentações musicais feitas por artistas locais. A vice-prefeita Jesuína Ribeiro, presente no evento, prestou seu apoio e solidariedade na campanha, levando suas palavras de incentivo. Da mesma forma, o prefeito municipal, Guto, marcou presença no ato, citando a dedicação dos profissionais que o apoiam na jornada diária.  Para surpresa de todos, o prefeito Guto, um apaixonado por violão e música, como todos sabem, fez ele mesmo uma homenagem a todas as mulheres condeubenses, tocando e cantando uma música popular que fala da importância, força e valor de cada mulher no mundo. O entusiasmo foi geral.

Caminhada Outubro Rosa 23

As atividades continuaram com um lanche oferecido no espaço do quiosque, e na sequência, uma caminhada superanimada e divertida até a Praça do Forródromo, onde foram realizadas atividades físicas orientadas por profissionais e a realização de sorteios e distribuição de brindes.

O dia foi longo para a equipe envolvida, e da mesma forma para as mulheres que participaram das atividades e abraçaram a causa, mas, ao mesmo tempo gratificante, por mostrar que os tabus estão sendo quebrados e as mulheres, independentemente da idade, conscientizam-se cada vez mais de que a prevenção é o primeiro passo para vencer essa luta contra o câncer de mama.

Fonte: Portal da Transparência – Governo de Condeúba

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.