Condeúba garante sua inscrição no selo UNICEF

Por: Dermeval Filho

selo-unicef-02

No último dia 05 de novembro, Salvador foi palco de lançamento do ‘’Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2013-2016’’. Participaram do evento de lançamento, 27 dos 300 municípios do semiárido baiano, entre eles, Condeúba, garantindo assim a sua inscrição de forma antecipada no projeto que deve ter as suas inscrições prorrogadas até o dia 06 de dezembro.

De acordo com a Secretária de Desenvolvimento Social, Ângela Maria da Cruz, o Selo é um reconhecimento internacional conquistado por municípios do Semiárido por seus esforços na melhoria da qualidade de vida da infância e adolescência. Ao aderir à iniciativa, os municípios assumem o compromisso de desenvolver um conjunto de Ações Estratégicas de Políticas Públicas e Participação Social, com o objetivo de promover os direitos das crianças e adolescentes de: sobreviver e se desenvolver; aprender; proteger-se e ser protegido do HIV/aids; crescer sem violência; ser adolescente; ser prioridade absoluta nas políticas públicas; praticar esportes, brincar e divertir-se,esclarece a secretária.

selo-unicef-04

Condeúba foi um dos primeiros municípios a buscar a adesão ao Selo. Durante a assinatura do termo de adesão, o prefeito José Augusto Ribeiro (Guto) esteve acompanhado pela Secretária de Desenvolvimento Social, Ângela Maria da Cruz e pela Primeira Dama, Rosinea Ribeiro, a qual será a principal articuladora do projeto no município, em um trabalho que envolve além da Secretaria de Desenvolvimento Social,  as demais secretarias da Administração.

selo-unicef-03

Cerca de 60 pessoas participaram do evento, que contou com a presença da presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Fátima Mendonça, esposa do Governador, da secretária de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza da Bahia, Moema Gramacho e da coordenadora do escritório do UNICEF em Salvador, Helena Oliveira. Além do prefeito de Condeúba, também estiveram presentes outros 26 prefeitos dos municípios do Semiárido baiano, secretários do governo do estado da Bahia e representantes da sociedade civil organizada, do setor privado e lideranças adolescentes.

O Selo é a principal contribuição do UNICEF ao Pacto Nacional “Um mundo para a criança e o adolescente do Semiárido”. O Pacto contribui para que o Brasil alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e reduza as disparidades regionais.  A presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Fátima Mendonça, reconheceu que o Selo é uma estratégia eficiente de mobilização para transformar os municípios da região do Semiárido.

Helena Oliveira, coordenadora do escritório do UNICEF na Bahia, explicou que, independente da certificação, o Selo provoca a melhoria dos indicadores sociais nos municípios participantes. “Na prática, isso significa que os indicadores sociais relacionados à infância e adolescência melhoram significativamente, ou seja, meninos e meninas do Semiárido passam a ter melhores condições de vida”, explica a coordenadora. Os resultados confirmam: em mais de 1.200 municípios que participaram da edição 2009 – 2012 do Selo houve melhora significativa nos indicadores sociais relacionados à infância e adolescência.

Fonte: Portal da Transparência – Governo de Condeúba

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.