Governo e professores estaduais assinam acordo sobre avanço salarial

Foto: Raul Golinelli/GOVBA

Foto: Raul Golinelli/GOVBA

Representantes sindicais do magistério público do ensino fundamental e médio e representantes governamentais assinaram, nesta quinta-feira (3), acordo que estabelece critérios para avanço salarial e promoção na carreira da categoria. A proposta assegura aos professores licenciados do Estado ganho real em forma de promoção de 14%, a ser alcançado em três etapas: em julho de 2014 (3,7%), junho de 2015 (5,15%) e junho de 2016 (5,15%), levando-se em conta, ainda, o reajuste geral de 5,91% já concedido ao funcionalismo e aprovado nesta terça-feira (1º) pela Assembleia Legislativa da Bahia.

O propósito do acordo é condicionar a melhoria salarial à qualificação do ensino na rede pública, em consonância com as possibilidades financeiras do Estado e os limites impostos pela lei, como explicou o secretário da Administração, Edelvino Goes. “Esse fechamento do acordo vai propiciar uma promoção para os professores em três etapas. Conseguimos alocar recursos para essa negociação, levando em conta a Lei de Responsabilidade Fiscal, que fixa limites para gastos com pessoal”.

Representando a Secretaria da Educação (SEC), o assessor institucional da SEC, Sérgio Miranda, destacou a valorização dos professores. “Eles terão um ganho excepcional, como já foi na negociação anterior, quando houve a promoção via progressão funcional. Essa também, repetindo essa mesma progressão, representa um ganho real para os professores extremamente significativo”

Participaram da assinatura também, o secretário do Trabalho e Emprego (Setre), Nilton Vasconcelos, o superintendente de Recursos Humanos da Secretaria da Administração (Saeb), Adriano Tambone, e representantes dos sindicatos dos professores.

Fonte: SECOM/ Governo da Bahia

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.