Comarca de Condeúba volta a realizar júri popular, após cinco anos

Por: Dermeval Filho

Na primeira semana, dois casos de tentativa de homicídio foram julgados; meta é sentenciar até novembro, maior número de casos envolvendo esse tipo de crime

juri popular em condeuba (14)

Fotos: Dermeval Filho | Ddez

A comarca de Condeúba, após um período de quase cinco anos, volta a realizar um júri popular em sua sede. A falta de um juiz titular nesse intervalo fez com que vários processos ficassem parados à espera de julgamento, no entanto, desde outubro de 2013, com a chegada do Dr.Tadeu Santos Cardoso, juiz titular da comarca, e com a presença constante do representante do Ministério Público, o Dr.Carlos Robson Oliveira Leão, os interessados passaram a ter os respectivos processos acompanhados mais de perto e a esperança de terem suas decisões sentenciadas em menor espaço de tempo.

juri popular em condeuba (8)

Visando dar maior celeridade aos processos acumulados nesse período e com o objetivo de atender a Meta ENASP do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o judiciário realizou na última terça-feira 13, o primeiro júri, em uma série previstos para julgamento até novembro, atendendo a exigência do CNJ.

juri popular em condeuba (7)

A Meta ENASP prevê o despacho de processos ingressados até 31/12/09 por exigência do CNJ, em que são levados a júri popular, os casos de homicídios e tentativas de homicídio. Nessa primeira semana, foram levados a júri, dois casos de tentativa de homicídio na sede do Fórum Desembargador Jaime Bulhões, procedentes do município de Piripá, pertencente a essa comarca.

De acordo com o escrivão, Antônio Alves de Almeida, a presença constante do Magistrado na Comarca e o aumento no ritmo dos trabalhos, tem dado andamento e celeridade aos processos, no entanto, foi grande o acúmulo de casos após um período de quase cinco anos; o que requer tempo para que todos os interessados tenham despachados e atendidos os respectivos processos, informou o servidor.

Entenda em dez passos, como funciona um júri popular

Fotos: Dermeval Filho | Ddez

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.