Brasil: Morre o último cangaceiro de Lampião

42244_cangaceiro

O servidor público aposentado José Alves de Matos, de 97 anos, morreu na manhã deste domingo (15) em sua residência, na cidade de Maceió, vítima de insuficiência respiratória. Natural de Paripiranga, na Bahia, o funcionário era conhecido por ser o último cangaceiro vivo do bando de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, que dominou o sertão nordestino entre as décadas de 1920 e 1930. Seu sepultamento aconteceu no final da tarde desta segunda-feira (16 ) no cemitério Campo Santo Parque das Flores, na capital alagoana. José Alves ingressou no grupo de cangaceiro no dia 25 de dezembro de 1933, aos 20 anos, depois de se dizer perseguido pelas polícias da Bahia, Alagoas e Pernambuco. “Naquele tempo os civis apanhavam mais da polícia do que os cangaceiros”, conta a historiadora pernambucana Aglae Lima de Oliveira, autora do livro “Lampião, Cangaço e Nordeste”, atualmente fora de catálogo. “Tinha oito parentes no bando, inclusive José Sereno, seu primo”, acrescenta. O dia em que entrou para o bando de Lampião lhe valeu o apelido de Vinte e Cinco. Informações do Estadão Conteúdo.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

3 Comentários

  • Dinho disse:

    Caro amigo o cangaçeiro da foto a cima é Manuel Dantas Loiola o candieiro que morreu dia 24/07/2013, o cangançeiro José Alves de Matos (o Vinte cinco) que morreu na ultima semana entrou para o gangaço no dia 25 de dezenbro de 1933. Dos remanecentes do cangaço so resta Dulçe conpanheira do cangaçeiro criança.

  • Dinho disse:

    Essa foto sim é do cangaçeiro Vinte e Cinco , sobrinho de Santa Cruz , Pavão e chunbinho e primo de Ventania e Azulão 3. Vinte e cinco entrou primeiro para o bando de Corisco mais apos uma discusão com Dada saiu e foi para o bando de Lampião. Ele so não foi morto em Angico na madrugada de 28 de julho de 1938 junto com Lampião,Maria Bonita e mais nove cangaçeiros por que tinha ido busca dois mosquetões e umas munições junto com os cangaçeiros Atividade e Velocidade.

  • Wilson santos disse:

    A última cangaceira Dulce de Menezes faleceu esse ano se não me falhe a memória no mês de março foi sepultada numa cidade próxima daqui de nome Itaquaquecetuba

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.