Condeúba já vive o clima da 15ª edição dos Voluntários do Sertão

Por: Dermeval Filho

Primeiro encontro entre população e representantes dos voluntários do sertão aconteceu na última sexta-feira

reuniao-voluntarios-sertao-condeuba-03

O primeiro passo já foi dado. Até o dia 18 de abril, quando toda a equipe dos ‘’ Voluntários do Sertão’’ desembarcar em Condeúba, há muito o que se fazer, e daí em diante, entre os dias 18 e 26 de abril, mais ainda há por fazer. Todavia, quem esteve presente no primeiro encontro com o idealizador da ONG, Doriedson Ribeiro Pereira (Dorinho) e alguns dos coordenadores do  “Movimento”, pôde perceber que valerá muito à pena abraçar essa causa e Condeúba certamente colherá os frutos de um trabalho que por onde passou em suas 14 edições, transformou milhares de vidas.  Dorinho fez uma síntese das edições anteriores e contou como surgiu a ideia do projeto e as ações realizadas em benefício de milhares de pessoas.

Estarão envolvidos mais de trezentos voluntários de todo o país, entre médicos em suas diversas especialidades, enfermeiros, anestesistas, farmacêuticos, dentistas, entre outros, além de uma equipe de apoio e infraestrutura que envolvem pilotos, motoristas, coordenadores, advogados prestando orientação jurídica, palestrantes e muito mais. Todos interligados numa imensa estrutura que envolve dezenas de carros, carretas, aviões e muita, muita vontade de fazem o bem.

reuniao-voluntarios-sertao-condeuba-04

Durante esse período, a população de Condeúba e região será atendida em diversas áreas de saúde. Serão milhares de exames detalhados, aquisição de medicamentos e cirurgias de pequenas e médias complexidades. Centros de exames e cirúrgicos ficarão espalhados pelos quatro cantos da cidade, montados em colégios e prédios públicos, além de serviço itinerante na zona rural do município. Prestarão serviços gratuitos à população, médicos de várias especialidades, dentistas, oftalmologistas, enfermeiros, entre tantos outros profissionais que dedicarão uma semana inteira do seu tempo em favor das pessoas, sem nada pedir, sem nada receber.

Segundo Dorinho, líder dos  “Voluntários do Sertão”, a recompensa em desenvolver esse trabalho está sim, na satisfação da pessoa enfim voltar a enxergar após uma cirurgia de cataratas e exercer pequenas tarefas que pareciam impossíveis, está no sorriso de quem pôde ter sua dentição restaurada, recuperando sua autoestima. São inúmeros os benefícios levados à população. No entanto, Doriedson Pereira garante:’’ para todos os profissionais que já vivem engajados nesse trabalho há anos, a satisfação e o prazer de poder proporcionar tantas alegrias, doar um pouco daquilo que Deus proporcionou a cada um, ver que com ações e um pouco de entrega, vidas são transformadas pra sempre e pra melhor, é algo indescritível, é algo que levamos pra vida toda. Essa é a maior recompensa’’.

reuniao-voluntarios-sertao-condeuba-01

Dorinho e sua equipe fizeram apenas um pedido: “acolham com todo carinho, respeito e amor a cada um dos profissionais que estarão em nossa cidade a partir do dia 18 de abril.” Não é fácil mobilizar uma equipe de 300 pessoas por mais de uma semana, e eles precisam ser bem recebidos. É fundamental a participação do nosso povo nesse momento, para que cada profissional voluntário que aqui chegar, possa oferecer o melhor do seu trabalho a cada pessoa que vier a solicitar, em especial, aquelas que mais precisam. Todos seremos voluntários’’.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

2 Comentários

  • luk disse:

    Parabéns Dorinho, a você e todos os seus companheiros desta jornada, que Deus o abençoe essa caminhada, de vocês por está ajudando a todos. Só uma obs: nas questões dos dias de atendimentos, que sera do dia 18 a 26 de abril de 2015, Só um sugestão ao invés de 8 dias com o pessoal da sede e da zona rural, dividir em duas etapas. 4 dias ( zona rural), e 4 dias (sede).

  • Sônia disse:

    É Gutão fazendo o que nenhum outro gestor fez.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.