Condeúba: Secretaria de Saúde implanta serviço periódico de recolhimento dos resíduos hospitalares

Por: Dermeval Filho

Com o novo serviço, a vigilância sanitária do município terá um papel fundamental no recolhimento e fiscalização

recolhimento de residuos em condeuba 02

Fotos: Portal da Transparência | Governo de Condeúba

A Secretaria Municipal de Saúde de Condeúba, por meio da coordenadoria de vigilância sanitária implantou no município, desde o início de junho de 2015, o sistema de coleta de resíduos dos serviços de saúde, atendendo assim, uma das orientações da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A prefeitura cumpre a determinação da ANVISA, após fechar contrato com empresa especializada no serviço referente e atender ao procedimento licitatório exigido por lei.  A coleta será feita quinzenalmente e o recolhimento acontece em PSFs e no Hospital Municipal José Cardoso dos Apóstolos.  Para o hospital da cidade serão instaladas quatro bombonas de 200 litros, como são chamados os recipientes fabricados especificamente para o recolhimento.  Já as Unidades de Saúde da Família receberão cada uma, bombonas com capacidade para 50 litros.

recolhimento de residuos em condeuba 01

Segundo a coordenadora da vigilância sanitária, Maurícia Bento Jardim, os trabalhadores envolvidos na produção desses resíduos, ou que desenvolvem atividades ligadas ao recolhimento, devem passar por curso de capacitação, o qual irá orientá-los sobre o correto manuseio, gerenciamento e destinação desses resíduos.

Ainda de acordo com a vigilância sanitária do município, as empresas particulares da cidade, tais como laboratórios, consultórios odontológicos e clínicas, da mesma forma participarão desse processo, e a partir de então, a coordenadoria da vigilância sanitária terá um trabalho efetivo de fiscalização e cobrança das empresas particulares quanto ao seu correto direcionamento.

Por ser um processo inédito dentro do município, a coordenadoria esclarece sobre a importância de se saber o que, quando e onde é recolhido, além da sua destinação final. São materiais, tais como, – luvas, seringas, objetos cortantes, enfim, tudo que se entende por contaminado e que terá de agora em diante, maior controle no recolhimento, seleção e descarte. Nos próximos dias, o caminhão da empresa prestadora dos serviços fará nova coleta de resíduos, passando pelos locais definidos previamente.

Fonte: condeuba.ba.gov.br

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.