Esporte: Amantes do caratê procuram manter viva a história da arte marcial em Condeúba

Por: Dermeval Filho

Mesmo contando com poucos recursos, o esporte ganha novos adeptos a cada aula

karate-condeuba (3)

Fotos: Dermeval Filho – Ddez

A passagem do Sensei Jesuíno Coutinho por Condeúba rendeu bons frutos. Hoje, quase dez anos depois, a arte do caratê permanece viva na cidade, e volta a ganhar força, graças à iniciativa de ex-alunos, como Josué de Oliveira. Motivado por outros ex-alunos e por amor ao caratê, Josué procura manter em atividade o esporte que rendeu muitas alegrias e medalhas para Condeúba, na época do Sensei Jesuíno, antes que esse retornasse a São Paulo por motivos de saúde.

karate-condeuba (5)

“Fui motivado por um outro ex-aluno do Sensei Jesuíno Coutinho. O Erick me procurou e pediu para retomar as atividades. Isso mexeu comigo e em consideração a tudo que o Sensei fez por nós (ele tinha o sonho de fundar uma academia em Condeúba), pelo convite de ex-alunos que acreditaram em mim e também por querer manter vivo esse esporte em nossa cidade, resolvi encarar o desafio”, afirma Josué. De acordo com Josué, o caratê formou vários atletas em Condeúba. Equipes de competidores já representaram o município em competições oficiais Brasil afora, o que fez a diferença na vida de muitos jovens, lembra.

karate-condeuba (4)

Contando apenas com o espaço da Escola Tranquilino Tôrres, cedido para as atividades, sem material e infraestrutura adequada, como tatame e quimonos (apenas cinco alunos possuem a vestimenta), o trabalho voluntário que foi retomado desde o dia 19 de maio, ganhou novos adeptos. “Começamos com 12 alunos e hoje já são 45 matriculados”, destaca o agora Sensei e faixa preta, Josué Oliveira.

Surpreso com a retomada do esporte e feliz pela procura que aumenta a cada dia, ele destaca a importância de ser bom aluno em sala de aula, como um dos critérios para fazer parte do grupo de caratê. “Trabalhamos com alunos a partir dos três anos, sem limite de idade, porém, não abrimos mão do comportamento de cada um fora daqui”, afirma.

karate-condeuba (8)

Valorizando aspectos, como: atenção, disciplina, autocontrole, respeito ao próximo, além dos benefícios físicos e mentais, as atividades que acontecem às terças e quintas-feiras, das 19 às 20:30, no pátio da Escola Tranquilino Tôrres, têm atraído além de alunos, pais, entre outros interessados, ou apenas pela curiosidade. As aulas iniciam com uma meditação. Na sequência acontece o tradicional cumprimento “OSS”, a lista de chamada, aquecimento e o treinamento com a sequência de movimentos, golpes, postura e as simulações de combate. Josué Oliveira destaca ainda que o caratê busca mais do que socar e chutar, “isso qualquer um faz. Para a prática dessa arte marcial é preciso antes de tudo entender o significado das palavras respeito e humildade”.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

4 Comentários

  • Adriano Franco disse:

    Nossa gente, o que ta acontecendo com o karetê… Fiz uma época com Lucas e amei o katatê, fico triste com isso com uma enorme vontade de ajudar… Força ai galera não desanima por favor…Saudades Jesuíno, melhoras..

  • Josué disse:

    Agradeço ao Sensei Jesuino, pela diferença que ele fez e faz na minha vida e de muitos outros atletas.
    A semente que ele plantou, não foi em vão … Vamos seguir em frente em busca dos nossos sonhos e ideais.

  • Gibson Souza disse:

    O caratê é muito importante, principalmente aqui em Condeúba, não é algo que vá estimular a violência, pelo contrário, é algo que ajuda muito no autocontrole e no respeito para com o próximo. Necessitamos de mais trabalhos como esse do sensei Josué, que leva em sua essência a dedicação ao próximo e que de certa forma, nos é passado a cada aula! Que essa semente plantada pelo sensei Jesuíno, venha render, cada vez mais, bons frutos!

  • Aristides Louzada disse:

    Aproveito a oportunidade para parabenizar Josué, ou melhor Sensei Josué, aluno do mestre, Sensei Jesuíno, que muito fez por este esporte em Condeúba e região. Que mesmo com poucos recursos financeiros e quase nenhum suporte logístico, trabalhou bastante em prol do Karatê, deixando na região vários discípulos desta arte, inclusive meu filho Arthur.
    Força garoto!

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.