“Voluntários do Sertão” bate recorde com 40.450 procedimentos em apenas cinco dias e comemora

Foto: Tiago Morgan

Foto: Tiago Morgan

Na noite de sexta-feira (22), a Prefeitura Municipal de Santa Cruz Cabrália, por meio da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social, realizou uma confraternização para todos que doaram tempo e disposição para trabalhar durante cinco dias no projeto “Voluntários do Sertão”.

De 18 a 22 de abril, aconteceu a 16ª edição do projeto “Voluntários do Sertão” que se realiza uma vez por ano em qualquer cidade do país com menos de 30 mil habitantes. Segundo organizadores, além de Cabrália atender a esse pré-requisito, a cidade tem uma das três maiores aldeias indígena do país, a aldeia de Coroa Vermelha, “porta de entrada” do município.

A estimativa era de 30 mil atendimentos, mas chegou a 40.450 procedimentos em apenas cinco dias: “Foram 16.306 atendimentos odontológicos, 1420 cirurgias de catarata, 4.806 consultas oftalmológicas, 2.293 óculos, 1.816 atendimentos pediátricos, 15.773 atendimentos em enfermagem, 5.531 em clínica médica e têm mais ainda em atendimentos em outros setores como ginecologia, farmácia, união estável, sistema previdenciário e outros. Ficamos surpresos e felizes com esse resultado, ” afirmou Décio, Coordenador do projeto. Ainda segundo o coordenador do projeto, neste período, a cidade recebeu pessoas de 61 municípios de diversas localidades do país, mas 87% dos atendimentos foram destinados aos moradores da cidade.

No último dia (22) os atendimentos estavam marcados para encerrar às 12h00, mas com a demanda, os voluntários estenderam um pouco mais o horário. À noite, o antigo espaço de eventos Casarão, localizado no bairro Campinho, recebeu os 387 voluntários do sertão e ainda aqueles do município que se inscreveram para fazer parte do projeto e que trabalharam intensamente durante a semana como voluntários.

O prefeito Jorge Monteiro Pontes se mostrou animado com o trabalho desenvolvido: “Acredito que o trabalho tem que ser assim mesmo, seguindo o lema “Fazer o bem sem olhar a quem”. Que Deus abençoe a todos. A cidade está agradecida! Deus iluminou e correu tudo bem. Muito obrigado aos voluntários do sertão e aos “meus voluntários”. Cabrália agradece de coração e voltem que a cidade tem muita coisa linda para mostrar”, finalizou satisfeito.

O vice-prefeito Alexandre Carvalho Leite disse que como cidadão ficou muito feliz com o que presenciou nestes cinco dias: “Como ser humano eu estou muito feliz! É um sentimento até difícil de explicar. Percorri todos os dias, junto com a minha família, todos os lugares onde estavam acontecendo os atendimentos; Coroa Vermelha, hospital, Praça do Povo e o bairro Campinho. E percebi em todos os envolvidos a vontade em ajudar, em melhorar a saúde e o bem-estar daquele povo que lá estava em busca de tratamento de saúde. Não tenho palavras para agradecer a gestão, o voluntariado e a comunidade que também participou. Com este trabalho houve 88% de vazão da nossa marcação. Gostaria muito que em 2017 eles voltassem. Sei que é difícil, mas não custa nada sonhar, ” finaliza.

Para o presidente da Câmara de Vereadores, Luciano Monteiro foi surpreendente. “Cabrália já teve diversos programas direcionados à saúde como a mamografia e até mesmo o projeto “Prefeitura em Movimento”, mas deste porte, foi a primeira vez que vi. O trabalho desenvolvido por eles é maravilhoso, intenso e extremamente profissional. Eles estão de parabéns! ”

O Secretário de Turismo Fernando Oliveira agradeceu as empresas AR Turismo que fez o traslado do voluntariado e ao Grupo Colher de Pau. “Esta foi a maior e melhor edição do projeto e em Cabrália bateu recorde,” disse Oliveira que se mostrou muito contente com os números apresentados pela coordenação do projeto.

Texto: Jerusa Brandão

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.