Itumirim: Escola Municipal Antônia Guimarães é contemplada com sistema de captação de água

Por: Rondinelly Guimarães

Foto: Divulgação

Na tarde da última Quinta-feira, 21, reuniram-se representantes do Conselho Escolar (alunos, professores, funcionários, pais e comunidade), Zeladores, Secretária Escolar, Representante da Unidade de Saúde Local, Coordenadora Pedagógica, Gestor Escolar, além do Presidente do Legislativo Municipal, Vereador Eucelito Ferreira, que vem dando suporte total ao projeto, e o técnico do CASA (Centro de Agroecologia no Semiárido), José Coqueiro, que fez uma brilhante palestra sobre a Convivência no Semiárido, com esclarecimentos de suma importância para qualquer um que habita nessa região.

O projeto é uma parceria entre o CASA e a Prefeitura Municipal de Jacaraci, com atuação direta da Secretaria de Educação, que garante a construção de um sistema de captação de água da chuva com capacidade de 52 mil litros, equipado com bomba elétrica, estação de descarte das primeiras águas, encanamento até a cozinha e ampla capacitação para os usuários. Tal ação deriva-se do Programa Cisternas nas Escolas, que é um passo inicial no sentido de melhorias nas escolas do Semiárido, começando pela mobilização da Sociedade Civil, Comunidade Escolar e Poder Público Municipal para que todos se envolvam numa proposta que vai além de simplesmente proporcionar à escola uma forma de armazenamento de água da chuva.

A chegada da cisterna na escola possibilita que os conteúdos estudados tenham a ver com a realidade local. Os professores e alunos agora têm oportunidade de debater sobre a questão da água no Semiárido não a partir da perspectiva da escassez e da falta, mas a partir de uma visão crítica sobre a histórica concentração da água, fruto da forte desigualdade social da região e do país. E essa visão crítica também desmistifica a imagem do Semiárido como um local inóspito e sem vida.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.