A Matemática e as inovações tecnológicas

Streaming, redes sociais e serviços de buscas e localização têm tudo a ver com conceitos matemáticos, pois é são os chamados algoritmos que está por trás das grandes inovações tecnológicas.

A Matemática é a ciência conhecida como a mãe de todas as ciências e, isso não é por acaso. Seja nas operações mais básicas, seja em uma aventura com equações mais complexas, é possível encontrar conceitos da disciplina em todo o tipo de invenção. Atualmente, graças à presença constante das ferramentas digitais no dia a dia, as aplicações da matéria são ainda mais visíveis.

Da tela do celular aos sistemas de gestão, descubra a seguir como a Matemática está à frente das principais inovações tecnológicas dos últimos anos.

Serviços de streaming e redes sociais

Regidos pelos algoritmos, os serviços de streaming (Netflix e Spotify) e as redes sociais (Facebook e Instagram) “advinham” o que você deseja ver e ouvir. Para alcançar tal precisão, essas plataformas se baseiam em equações e cálculos de probabilidade. Essas contas podem incluir seus gostos, idade e até círculos sociais.

Felipe Tsuruta, coordenador da pós-graduação em Ensino de Matemática PED BRASIL, na Universidade Veiga de Almeida (UVA), lembra como as ciências da computação e linguagens de programação só são possíveis por causa da disciplina:

Há equações matemáticas que comandam todos os sistemas de algoritmos. Quem compreende esses programas entende a Matemática. O conhecimento é operativo. São vários caminhos possíveis, mas geralmente envolvem cálculos de probabilidade e raciocínio lógico.

Serviço de busca

Cada vez mais inteligentes, serviços de busca como Google e Bing raramente erram nos resultados exibidos. Essa eficiência vem de uma combinação de análise de dados e aplicação de fórmulas matemáticas.

Novamente, estatística e probabilidade trabalham juntas para render uma melhor experiência de uso, segundo Rocelo Lopes, CEO da CoinBR, plataforma de bitcoin e outras moedas digitais:

Esses cálculos vão ser cada vez mais usados para identificar, por exemplo, um termo comum mais buscado e preparar respostas de forma rápida. Se alguém digitar “vermelho”, o serviço vai entender se você busca um carro vermelho ou um vestido dessa cor, com base no seu perfil.

Serviços de localização e mapas

Durante os anos de escola, as matrizes podem até ter parecido pouco aplicáveis à realidade. Entretanto, a verdade é que esse é um dos conceitos matemáticos mais usados na indústria da tecnologia, inclusive em serviços de localização e mapas digitais, como Google Maps, Apple Maps ou Waze.

Para acelerar o carregamento de imagens, essas plataformas dividem os mapas em várias matrizes, que se unem pixel a pixel, formando as figuras vistas na tela do celular. De acordo com Evilásio Garcia, CEO da AgileProcess, empresa de otimização de entregas, o método permite deixar a visualização de mapas muito mais eficiente.

Carregar uma única e grande imagem levaria muito tempo. Quando você abre o Google Maps, a imagem surge em pequenos quadrados divididos em matrizes. Há 50 imagens sendo carregadas ao mesmo tempo, às quais o acesso é dado aos poucos — detalha Evilásio.

Gestão de cidades inteligentes

A Matemática não se faz presente apenas nos serviços tecnológicos de bolso. Em um ambiente macro, a ciência já é utilizada, o que significa até a gestão de cidades inteiras. Com a expansão da ideia de smart city (cidade inteligente, em tradução livre), Rocelo Lopes descreve como recursos de GPS, iluminação e semáforos passam a ser controlados com base em cálculos.

Cidades inteligentes usam a Matemática para fazer estatísticas e ajustes em tempo real. Por exemplo, semáforos ajustados de acordo com o volume de carros em uma avenida, intensidade de luz baseada na luminosidade externa, veículos conectados e autônomos, capazes de calcular tempo de saída e chegada. Estamos falando de Matemática pura — conta Rocelo.

Reconhecimento facial

Algo que parecia reservado aos filmes de ficção científica, o reconhecimento facial chegou com força total ao mundo dos smartphones. Em celulares como Galaxy S8 e iPhone X, a tecnologia é usada para ativar a tela e desbloquear funções. Apesar de altamente moderna, essa praticidade é alcançada graças ao conceito matemático da porcentagem, como esclarece Felipe Tsuruta.

A detecção facial é feita com uma sobreposição de imagens. Isso acontece a partir de cálculos matemáticos muito complexos. Há uma equação que rege esses sistemas e dá um percentual de compatibilidade entre o rosto registrado e a face diante do aparelho.

Felipe trabalha com a plataforma PED BRASIL na UVA, programa de docência em parceria com a Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Entre os principais objetivos do projeto está a docência de Matemática aplicada ao cotidiano.

 

 

Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito e Escritor. Possui mais de 20 anos de experiência na área Contábil, desde 2005 é Contador responsável da Alves Contabilidade e Consultoria Tributária. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Docente nos cursos de Matemática, Ciências Contábeis, Administração e Engenharia. Autor de mais de 10 (dez) livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais especializados. Blogueiro Mtb 60.448, Consultor e Estrategista de Mídias Digitais. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, Jornal da Cidade e Folha Online. Sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais, Matemática Computacional e Engenharia Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos numéricos, equações diferenciais, modelagem, simulações e didática no ensino de matemática. Contatos: Site: www.matematicosousa.com.br  E-mail: valdivinosousa.mat@gmail.com   Whatsap: 11 – 9.9608-3728

 

Valdivino Sousa

Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito, Psicanalista e Escritor. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Autor de mais de 15 livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais. É programador Web e editor do blog Valor x Matemática Computacional, Produtor de Conteúdo e Colunista Mtb 60.448. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, R2 Nacional e Opa! Já Publiquei, sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. Site: https://www.matematicosousa.com.br E-mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Cel Whatsap: 11–9.9608-3728
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

3 Comentários

  • Leandro Aires dos santos disse:

    Bom oq eu tenho a dizer eh q a matemática não serve só pra somar e multiplicar serve tbm nos meios de comunicação

  • MATEUS LUCENA DE MELO disse:

    Mudanças tecnológicas são sempre muito importantes para o avanço digital,até na ajuda a medicina.

  • MATEUS LUCENA DE MELO disse:

    O avanço da tecnologia para o avanço do mundo,até para a medicina.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.