INSS muda forma de atendimento no sudoeste baiano

A Gerência-executiva do INSS em Vitória da Conquista adere ao novo modelo de atendimento proposto pela Instituição: o INSS Digital. A inovação visa um novo fluxo de trabalho e facilita o acesso dos cidadãos aos serviços previdenciários de forma célere, eficiente e econômica. O projeto do INSS digital é a resposta da instituição diante da necessidade de modernização do atendimento.

As Agências da Previdência Social em Vitória da Conquista, Barra do Choça, Brumado e Itapetinga, já funcionam em ambiente 100% digital. Nessas unidades o segurado apenas leva os documentos originais para serem escaneados no dia e hora marcados e recebe um protocolo de requerimento que permite o acompanhamento do mesmo pela internet. Não existe mais a necessidade de cópias de documentos e nem a confecção de processos físicos.

O novo modelo ainda prevê a realização de Acordos de Cooperação Técnica (ACT) com sindicatos, Ordem dos Advogados do Brasil, empresas, prefeituras, Estados, entre outros. Deste modo, as entidades parceiras poderão enviar diretamente os processos digitalizados para o INSS, sem necessidade de comparecimento do segurado na Agência.

O momento em que as Agências se tornam digitais é chamado “virada de chave”. Nessa semana as Agências do INSS em Cândido Sales, Barra da Estiva, Caculé e Iguaí viram a chave para o novo modelo. A expectativa é de que, até o final do mês de junho, todas as 23 unidades do INSS na região se tornem digitais.

Atualmente, mais de mil Agências da Previdência Social do Brasil executam o atendimento digital. O tempo médio para recepção e digitalização dos documentos tem sido de 20 minutos. O INSS Digital representa um importante avanço para a instituição e principalmente para a sociedade, beneficiada pela agilidade na análise de seus pedidos por meio da tramitação eletrônica de processos.

Fonte: Megaradiovca

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