Saber interpretar o enunciado de uma questão de Matemática

Saber interpretar o enunciado de uma questão de Matemática é de suma importância. Você sabia que o português está diretamente ligado à resolução de problemas matemáticos? Exatamente! Se você não souber interpretar o enunciado de uma questão, fica difícil converter as informações do problema para linguagem matemática.

Qual é o número…?

Provavelmente você já deve ter visto a pergunta acima. Quando ela aparece, significa que precisamos encontrar o valor de um número, então vamos logo chamá-lo de x. Portanto, já escreva:x = ?

Aliás, sempre que aparecerem perguntas envolvendo pronomes interrogativos (como “qual” e “quanto”), significa que precisamos encontrar o x da questão.

E quando aparecem as preposições?
Fique atento quando encontrar preposições como “de”, “da” e “do”, pois elas costumam indicar uma operação de multiplicação.

E quando aparecem as preposições?

Fique atento quando encontrar preposições como “de”, “da” e “do”, pois elas costumam indicar uma operação de multiplicação.
Por exemplo, se um problema pede de x, temos a expressão:
, que equivale a .
Veja outro caso:
Lucas tem 21 anos. Quanto vale da sua idade?
(veja que usamos a multiplicação)
Acompanhe mais um exemplo:

Quanto vale ?

Outra preposição que aparece bastante nos problemas matemáticos é a “por”, que normalmente indica uma operação de divisão. Repare que essa preposição também está “escondida” dentro do sinal % (“por cento”). Veja os exemplos:
2 por 3 =
Quanto vale 1/5 de 10% de 500?

O dobro, o triplo, a metade…

Você também poderá encontrar as palavras abaixo, que são traduzidas da seguinte forma na matemática.
O dobro de um n°? 2x
O triplo de um n°? 3x
O quádruplo de um n°? 4x
A metade de um nº?
A terça parte de um nº?
A quarta parte de um nº?
E assim por diante.

Verbos

No enunciado da questão, verbos como “é”, “tem” e “equivale” significam igualdade. Acompanhe os enunciados a seguir e suas traduções para linguagem matemática.
Carlos e João têm juntos 50 anos.
C + J = 50
Rodrigo tem 10 anos a mais que Marcelo.
R = M + 10
Daqui a 5 anos, a idade de Luiz será a metade da idade de Pedro.
Repare que, na hora de formar a equação, ao somarmos cinco anos na idade de Luiz, devemos somar também 5 anos na idade de Pedro, pois o tempo passa da mesma forma para ambos.
O dobro de um número aumentado em 6 equivale à quinta parte deste número diminuído de 7.
Observe agora essas duas perguntas, que parecem ser iguais, porém possuem uma diferença:
Qual é a metade de cinco mais cinco?
Qual é a metade de: cinco mais cinco?
A quebra da frase causada pelos dois pontos (:) indica que devemos calcular primeiro a expressão que vem depois deste sinal (5+5), para depois encontrar sua metade. Já na primeira frase, onde não há pausas, lendo da esquerda para direita, calculamos primeiro a metade de 5, para depois somar os outros 5. Resumindo, as duas expressões seriam:
Qual a metade de cinco mais cinco?
Qual a metade de: cinco mais cinco?

Soma, diferença, produto e quociente

Estes termos indicam, respectivamente, o reultado das operações de adição, subtração, multiplicação e divisão. Portanto:
Soma de x e y significa: x+y
Diferença entre a e b significa: a-b
Produto de x e y significa: x.y ou xy
Quociente entre a e b significa:
Veja alguns exemplos de expressões:
O quádruplo da soma de a e b:
4.(a+b)
A oitava parte da diferença de x e y:

Antecessor e consecutivo

São outros termos bem frequentes nas questões matemáticas:
O antecessor de um número significa x-1
O consecutivo de um número significa x+1
Repare como é importante analisar bem o enunciado da questão. Essas suas expressões são totalmente diferentes:
O triplo do consecutivo de um número
O consecutivo do triplo de um número
A primeira representa a expressão matemática 3(x+1), enquanto a segunda representa a expressão 3x+1.
Caso o enunciado apresente a expressão “dois números consecutivos”, você pode representá-los como:
x e x+1
Da mesma forma, se forem três números consecutivos, teríamos:
x, x+1 e x+2

Oposto e inverso

Por fim, você pode encontrar também os seguintes termos:
Oposto de um número significa -x
Inverso de um número significa
Por exemplo:
O oposto do inverso de um número é igual a 5.
     

 

 

 Valdivno Sousa é Contador, Matemático, Pedagogo, Bacharel em Direito, Escritor e Mestrado em Ciências da Educação, possui mais de 20 anos de experiência, e desde 2005 é Contador responsável da Alves Contabilidade e Consultoria Tributária. Site: www.alvescontabilidade.com.br Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Docente nos cursos de Matemática, Ciências Contábeis, Administração e Engenharia. Autor de mais de 10 (dez) livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais especializados. Blogueiro Mtb 60.448, Consultor e Estrategista de Mídias Digitais. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, Jornal da Cidade e Folha Online. Sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais, Matemática Computacional e Engenharia Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos numéricos, equações diferenciais, modelagem, simulações e didática no ensino de matemática. Acesse o site: www.matematicosousa.com.br   E-Mail: valdivinosousa.mat@gmail.com     Whatsap: 11 – 9.9608-3728

Valdivino Sousa

Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito, Psicanalista e Escritor. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Autor de mais de 15 livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais. É programador Web e editor do blog Valor x Matemática Computacional, Produtor de Conteúdo e Colunista Mtb 60.448. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, R2 Nacional e Opa! Já Publiquei, sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. Site: https://www.matematicosousa.com.br E-mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Cel Whatsap: 11–9.9608-3728
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