Método Matemático calcula resultado quem ganhará a Copa de 2018

Método matemático calcula resultado quem ganhará a Copa de 2018. Um grupo de cientistas alemães e belgas elaborou uma combinação de cálculos automáticos e estatísticas convencionais para dar seu veredito e identificar o vencedor.

O método utilizado nesse estudo pelos pesquisadores é conhecido com a abordagem de “random forest”  (técnica computacionalmente eficiente que pode operar rapidamente sobre grandes bases de dados), e consiste em prever eventos futuros usando “uma árvore de decisões”, onde cada resultado se calcula como uma “ramificação”, na base do conjunto de dados utilizados para alimentar o sistema.

Para criar o modelo da Copa, os cientistas utilizaram vários fatores: do PIB de cada país até sua classificação mundial segundo a FIFA. Além disso, foi levada em consideração a idade média de seus jogadores e o número deles que participam da Liga dos Campeões da UEFA.

Ao recolher todas as informações necessárias, os pesquisadores simularam cada partida 100 mil vezes, para determinar as probabilidades que tem cada uma das 32 equipes participantes.

Os resultados

De acordo com o modelo em questão, a Espanha parte como a favorita para ganhar a Copa com a probabilidade de 17,8 %. A Seleção Espanhola é seguida pela Alemanha (17,1 %) e Brasil (12,3 %).

Cientistas alemães predizem resultados da Copa do Mundo: Alemanha e Espanha são os países favoritos. Segundo o modelo (que não analisa jogadores individuais), Espanha é a seleção favorita, mas a Alemanha ganhará se alcançar a semifinal.

No entanto, não é tão fácil como parece. Os cientistas explicam que se Alemanha conseguir passar a fase de grupos, é provável que se enfrente com uma forte oposição nas oitavas de final. É por isso que o método usado calcula que suas possibilidades de alcançar as quartas de final são de 58 % contra 73 % da Espanha.

Mesmo assim, caso a Seleção Alemã atinja as quartas de final, ela seria a favorita e poderia ganhar a Copa.

Valdivno Sousa é Contador, Matemático, Pedagogo, Psicanalista, Bacharel em Direito, Escritor e Mestrado em Ciências da Educação Matemática. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Docente nos cursos de Matemática, Ciências Contábeis, Administração e Engenharia. Autor de mais de 10 (dez) livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais especializados. Blogueiro Mtb 60.448, Consultor e Estrategista de Mídias Digitais. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, Jornal da Cidade e Folha Online. Sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais, Matemática Computacional e Engenharia Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos numéricos, equações diferenciais, modelagem, simulações e didática no ensino de matemática. Acesse o site: www.matematicosousa.com.br E-Mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Whatsap: 11 – 9.9608-3728