Estudantes de cinco países buscam ouro olímpico na matemática

Avaliar o conhecimento e o raciocínio dos estudantes. Essa é a proposta da II Olimpíada de Matemática BricsMarth, voltada para alunos do ensino fundamental. On-line, a competição internacional vai envolver crianças do Brasil, África do Sul, China, Índia e Rússia, países que formam o bloco econômico conhecido como Brics. No ano passado, a disputa contou com 670 mil participantes.

O torneio também busca deixar a disciplina mais atrativa, ressaltam os organizadores. Os exercícios são interativos e apresentados em formato de games. A escolha visa levar o estudante a desenvolver um raciocínio criativo, ao mesmo tempo em que não é exigido um aprofundado conhecimento escolar.

As tarefas estarão disponíveis em cinco idiomas. As inscrições, gratuitas, são feitas pelo site dragonlearn.com.br. O cadastro deve ser realizado por um professor.

Para participar, o professor deverá se inscrever no site dragonlearn.com.br. Em seguida, irá criar login e senha para os alunos.

Etapas

A primeira etapa da maratona de exercícios se inicia no próximo dia 25, quando a olimpíada será lançada oficialmente em Joanesburgo, África do Sul. Nos dois meses seguintes, os inscritos poderão acessar a plataforma virtual, de casa ou da escola, e testar o que aprenderam em sala de aula.

Só depois, de 10 a 30 de setembro, é que o torneio começa para valer. Nesse período, os estudantes terão 60 minutos para resolver oito questões relacionadas à disciplina. Mesmo quem não acessou o site na primeira fase poderá concorrer.

A nota será divulgada assim que o candidato concluir as tarefas. As crianças que obtiverem as melhores pontuações serão premiadas. Todos os alunos e professores receberão um certificado digital.

 

 

Valdivno Sousa é Contador, Matemático, Pedagogo, Psicanalista, Bacharel em Direito, Escritor e Mestrado em Ciências da Educação Matemática. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Docente nos cursos de Matemática, Ciências Contábeis, Administração e Engenharia. Autor de mais de 10 (dez) livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais especializados. Blogueiro Mtb 60.448, Consultor e Estrategista de Mídias Digitais. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, Jornal da Cidade e Folha Online. Sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais, Matemática Computacional e Engenharia Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos numéricos, equações diferenciais, modelagem, simulações e didática no ensino de matemática. Acesse o site: www.matematicosousa.com.br E-Mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Whatsap: 11 – 9.9608-3728

 

 

Valdivino Sousa

Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito, Psicanalista e Escritor. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Autor de mais de 15 livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais. É programador Web e editor do blog Valor x Matemática Computacional, Produtor de Conteúdo e Colunista Mtb 60.448. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, R2 Nacional e Opa! Já Publiquei, sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. Site: https://www.matematicosousa.com.br E-mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Cel Whatsap: 11–9.9608-3728
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.