Enem 2018: o que pode cair de Matemática?

Enem 2018: o que pode cair de Matemática, com base em provas anteriores a prova do Enem de contextualizar conteúdo de Matemática com o cotidiano. As questões são consideradas trabalhosas, por isso é sempre bom refazer resoluções de questões que já caíram marcar o tempo gasto na resolução, pois o maior problema encontrado pelos candidatos do Enem é quanto ao tempo.

Outro aspecto importante é não esperar surpresas na prova de matemática do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Como já mencionado a prova é considerada uma etapa trabalhosa e difícil, a expectativa é que o conteúdo exigido continue sendo aquele mais próximo do cotidiano do estudante.

“A matemática não é um bicho de sete cabeças quando se está preparado para desvendá-la. No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são 45 questões de conteúdos básicos dessa disciplina aplicável à nossa vida diariamente. A prova com questões matemáticas ocorrerá no dia 11 de novembro”, Explica o Matemático e Pedagogo Valdivino Sousa.

Deixar para estudar em cima da hora pode acabar prejudicando no resultado final. Quanto mais cedo você assimilar o conteúdo melhor. O maior problema encontrado pelos candidatos do Enem é quanto ao tempo, pois a maioria acha que ele não e suficiente para fazer cálculos e resolver as questões.

“Como a maioria acha que o tempo de prova é insuficiente, o recomendável é resolver as questões com um relógio do lado. Assim o tempo é monitorado e o candidato tem essa percepção”, Diz Valdivino Sousa.

Ter conhecimento sobre matemática básica é essencial, pois ela é o pilar de sustentação de simulados e vestibulares. Tem que sempre haver a preocupação com aquelas questões consideradas fácies – elas têm peso maior na prova.

Fazer um mapa mental com os principais assuntos e fórmulas estudados também é uma dica importante. Frequentemente caem na prova os assuntos:

Probabilidade;

Análise combinatória;

Função do 1° grau;

Matemática financeira (principalmente escalas);

Estatísticas.

Os candidatos devem ter cuidado com a interpretação textual, uma vez que matemática não é apenas números. “O hábito de interpretação é adquirido ao longo do tempo, não é a toa que existe olimpíadas de matemática. Você treina, você joga. Nessa reta final quem treinou mais com certeza se sairá muito bem”, Explica o professor Rogério Victor Nascimento, Durante o aulão preparatório Enem Tapajós nesta quarta-feira (31/10), na Casa da Cultura.

Valdivino Sousa resalta que, na reta final o aluno precisa refazer provas anteriores para testar o tempo gasto na resolução de cada questão, que não pode passar de três minutos, e a capacidade de interpretação da linguagem matemática expressa em números, tabelas e gráficos.

“Ao refazer uma prova antiga do Enem, busque identificar já na primeira leitura as questões fáceis, médias e difíceis. Resolva primeiro as mais fáceis e vá deixando as mais complexas para o final”, afirma Valdivino Sousa

Um exemplo de superação

 Elipe Kenzo Granado Miura, 20, hoje no terceiro ano de medicina da USP, gabaritou as 45 questões da prova de matemática na edição do exame em 2015.

Para o estudante, o Enem aposta em uma matemática básica. “É uma disciplina que transcreve um problema por meio de números e sinais. Como o Enem é bem contextualizado, resolver questões ligadas ao raciocínio lógico pode ajudar os estudantes”, afirma.

Veja o que mais caiu no Enem até o momento

Principal habilidade cobrada: resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos.

Fonte: Análise do Sistema Anglo de Ensino com base em questões do Enem entre 2009 e 2017.

 

 

Valdivino Sousa é Contador, Matemático, Pedagogo, Bacharel em Direito, Escritor e Mestrado em Ciências da Educação Matemática. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Docente nos cursos de Matemática, Ciências Contábeis, Administração e Engenharia. Autor de mais de 10 (dez) livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais especializados. Blogueiro Mtb 60.448, Consultor e Estrategista de Mídias Digitais. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, Jornal da Cidade e Folha Online. Sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais, Matemática Computacional e Engenharia Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos numéricos, equações diferenciais, modelagem, simulações e didática no ensino de matemática. Acesse o site: www.matematicosousa.com.br E-Mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Whatsap: 11 – 9.9608-3728

Valdivino Sousa

Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito, Psicanalista e Escritor. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Autor de mais de 15 livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais. É programador Web e editor do blog Valor x Matemática Computacional, Produtor de Conteúdo e Colunista Mtb 60.448. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, R2 Nacional e Opa! Já Publiquei, sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. Site: https://www.matematicosousa.com.br E-mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Cel Whatsap: 11–9.9608-3728
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.