Considerada ‘terror’ de estudantes, matemática aparece no cotidiano

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é noticia_592237_img1_matematica.jpg

Considerada ‘terror’ de estudantes, matemática aparece no cotidiano. A matemática pode ser o “terror” dos estudantes, mas a presença dessa ciência na vida das pessoas é constante; o Professor Ferretto – maior influenciador do segmento no Brasil – lista momentos em que a disciplina faz parte do dia a dia.

A importância da matemática é questionada por aqueles que não têm muita afinidade com o tema. Considerada por muitos uma matéria “chata de se estudar” e difícil de aprender, as pessoas tendem a achar que a disciplina tem valor apenas quando se faz uma faculdade de Exatas, ou se trabalha em uma área relacionada aos números – como a própria Matemática, Contabilidade, Engenharia, entre outros cursos.

O Professor Ferretto, maior influenciador de matemática do Brasil, com mais de 1,9 milhão de inscritos no Youtube, diz que o que muitos não percebem é que a disciplina está em nosso cotidiano muito mais do que se imagina. “A importância da matemática não é definida apenas por um curso, ela é usada de várias formas no cotidiano: quando você dirige de um lugar a outro e precisa saber o tempo entre os pontos, ou para calcular a quantidade de quilômetros que o veículo percorreu; quando faz uma compra no supermercado e quer calcular a conta, e até mesmo na contagem do tempo que você tem para dormir”, explica.

Sem contar que, em um mundo cada vez mais tecnológico, mais do que nunca a Matemática torna-se cada vez mais necessária e é usada em praticamente tudo. “Ela está nos algoritmos das redes sociais, nas buscas que são feitas sobre algo que você goste, nos vídeos que você assiste no Youtube e em diversas outras coisas”, conta o especialista.

Cinco atividades do dia a dia em que a matemática está presente

1  Fazer compras

Sabe aquela compra do mês que você faz no supermercado? Ou quando vai ao shopping e compra aquela roupa que gostou? Você pode não perceber, mas a Matemática é usada nessas situações. Para comprar algo é necessário saber o preço, contar o seu dinheiro para saber se é suficiente e, muitas vezes, conferir o troco para saber se está correto.
“Durante as compras de produtos diversos, que são feitas diariamente e em diversos lugares e situações, nós fazemos o uso da multiplicação, adição, subtração e até divisão, que são aspectos básicos da Matemática”, esclarece Ferretto.

2 Pegar ônibus, metrô ou trem

Quando é necessário chegar a algum lugar em um horário exato, sem atrasos, é necessário sair com uma certa antecedência de casa, para que o dia não se torne uma correria e para evitar imprevistos. “Para isso, você normalmente calcula o tempo que precisa para sair de casa e pegar o meio de transporte, no horário certo em que ele passa, para chegar em seu destino a tempo. Como se pode ver, eis aí mais um momento rotineiro em que a Matemática está presente e que, normalmente, as pessoas nem percebem”, diz o professor.

3 Dirigir

Dirigir é um ato cotidiano para a maioria das pessoas. E, assim como no caso de quem pega transporte público, como citado, é preciso calcular o tempo para ir de onde está até o seu destino. “Além disso, dirigir envolve também se atentar à velocidade das vias, sinalizadas por placas com os respectivos números e deve-se também considerar o tempo de viagem com o possível trânsito. A matemática é usada automaticamente em casos como esse, e você nem percebe porque é algo que já está enraizado no dia a dia”, explica Ferretto.

4 Transações bancárias

As transações bancárias são feitas diariamente por milhares de pessoas. Seja para pagar uma conta pessoal, transferir dinheiro para alguém, pagar o salário de funcionários de uma empresa, ou mesmo receber o seu, entre diversas outras atividades. “Por exemplo, quando você recebe um dinheiro, ele é adicionado à sua conta, ou seja, entra aí a operação de adição. Agora, quando você paga algo, outro conceito básico é utilizado: a subtração”, exemplifica o professor.
Além disso, os números estão por toda a parte no que diz respeito a dinheiro. “Você precisa contar o dinheiro para não dar a menos ou a mais quando for pagar algo, da mesma forma que precisa contar para saber se recebeu o valor correto. A matemática está em todos os lugares”, completa.

5 Usar o telefone

O uso do telefone é outro exemplo simples que faz parte do dia a dia de qualquer pessoa. “No mundo de hoje, o celular é usado toda hora, em qualquer lugar e para diferentes finalidades: você usa para se distrair, para conversar com a família, para estudar ou trabalhar. Por isso, é necessário que ele sempre mantenha-se carregado, e, para isso, é necessário se atentar à quantidade de bateria do aparelho ao longo do dia, para saber quanto tempo ela ainda aguenta e quando é preciso colocá-la para carregar, para que ele não desligue”, conclui o Professor Ferretto.

Valdivino Sousa

Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito, Psicanalista e Escritor. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Autor de mais de 15 livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais. É programador Web e editor do blog Valor x Matemática Computacional, Produtor de Conteúdo e Colunista Mtb 60.448. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, R2 Nacional e Opa! Já Publiquei, sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. Site: https://www.matematicosousa.com.br E-mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Cel Whatsap: 11–9.9608-3728
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.