Como fazer a criança gostar de matemática

Como fazer a criança gostar de Matemática, muitos professores do ensino infantil buscam soluções para esse problema, muitos deles usam recursos como jogos, desenhos game, entre outros, sabemos que um recurso educativo é uma ajuda ou um meio para favorecer a aprendizagem. Mas afinal como fazer as crianças a gostar de Matemática?

Um recurso educacional é um meio de ajuda para a criança a gostar de matemática, despertar o interesse e promover uma aprendizagem existem alguns recursos matemáticos, porém, muitos deles não são mágica, mas facilitam muito o aprendizado de matemática pelas crianças. Para entender o papel que representam, é necessário compreender a importância das emoções em todos os processos de aprendizagem.

Quando uma pessoa está aprendendo, antes que a informação seja absorvida de um modo intelectual, ela é processada pelo sistema límbico, onde estão as emoções. Isso nos sugere que o aprendizado é condicionado pelas emoções positivas ou negativas que ocorrem no momento de aprender. Todos nós sabemos que somos principalmente seres emocionais e, em segundo lugar, seres racionais.

Portanto, a emoção abre as portas para o processo de aprendizagem, e por isso é tão importante despertar a curiosidade e o interesse nos meninos e meninas. As crianças prestam atenção naquilo que lhes interessa porque lhes proporciona uma recompensa emocional positiva e não ligam para o que produz uma compensação emocional negativa.

Então, quando você usar um recurso matemático, tenha isso em mente. É preciso criar situações que causem impacto emocional positivo, isto é, que as motivem, excitem ou divirtam. Se também envolverem vários sentidos, melhor ainda, deixarão uma impressão emocional mais eficaz, facilitando o aprendizado.

Além disso, para que você possa garantir que aprendam matemática, é imperativo que as propostas estimulem seu raciocínio lógico-matemático. Isto é, não se trata de usar um recurso porque sim ou porque está na moda, mas tem de ser acompanhado de uma pergunta ou um desafio. Caso contrário, o cérebro se acomoda e não “se esforça” para aprender.

Existem centenas de recursos que você pode usar em casa ou na sala de aula, e eu indicarei meus três grupos favoritos.

 MATERIAIS MANIPULATIVOS

São projetados para que as crianças possam visualizar muitos conceitos matemáticos. Sem eles, a matemática é abstrata e, em muitos casos, incompreensível para elas. Há uma grande diversidade, eu recomendo três dos mais usados:

  1. As barras numéricas

São uma coleção de barrinhas de madeira que representam os números de 1 a 10. Cada número tem um comprimento e uma cor diferente. Com eles você pode consolidar a noção de número, descobrir relações numéricas e também estudar medidas e geometria. Recomendo usá-las dos 5 aos 16 anos.

  1. Os policubos

São cubos encaixáveis úteis para entender as tabelas de multiplicação, as frações e os gráficos estatísticos. Podem ser usados a partir dos 5 anos e até os primeiros níveis do ensino médio.

 Os blocos lógicos

Permitem fazer atividades que desenvolvam o raciocínio lógico, como séries, classificações e mudança de qualidades. Ideal para crianças dos 3 aos 12 anos.

  1. JOGOS DE TABULEIRO

Para aprender matemática de uma forma duradoura, você precisa ativar a memória de longo prazo; ou seja, não se trata de aprender as tabelas de multiplicação para o exame da semana que vem, mas é necessário que as crianças as aprendam para sempre. É aqui que entram os jogos de tabuleiro: servem para consolidar o aprendizado.

Quando as crianças brincam em casa ou em sala de aula, estão fortalecendo o aprendizado. Existem centenas de jogos, do clássico ludo a jogos tremendamente matemáticos como o Código Secreto.

  1. LIVROS E CONTOS

Existem muitas obras literárias para que as crianças se aproximem da matemática a partir da leitura. Algumas permitem revisar ou expandir conhecimentos matemáticos por meio dos jogos, desafios e curiosidades.

Se você quiser começar sua biblioteca de matemática, sugiro três títulos para três faixas etárias diferentes.

  1. Quatro Cantinhos de Nada (de 3 a 6 anos)
  2. Cuentacuentos (a partir de 3 anos, se for para nós lermos, e até 7 anos)
  3. Matemática Mente (a partir de 7 anos)

Os recursos matemáticos são elementos básicos no ensino da matemática e deveriam estar em todas as casas e salas de aula, pois permitem que as crianças aprendam com prazer.

Para escolher as propostas mais adequadas para seus filhos ou os seus alunos, recomendo que você leve em conta a versatilidade do recurso, pois assim poderá ser usado para diferentes conteúdos ou graus de dificuldade.

Fonte: EL PAÍS

Sobre o Autor

Valdivino Sousa é Professor,  Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito, Mestrado em Ciências da Educação Matemática e Escritor. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Docente nos cursos de Matemática, Ciências Contábeis, Administração e Engenharia. Autor de mais de 15  livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais especializados.  Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais, Matemática Computacional e Engenharia Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos numéricos, equações diferenciais, modelagem, simulações e  didática no ensino de Matemática. Além da Matemática atua há mais de 20 anos em Contabilidade e desde 2005 é Contador responsável da Alves Contabilidade. Outras atividades: Programador Web, Estrategista de Conteúdo e mídias digitais, Blogueiro Mtb 60.448. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, Jornal da Cidade e Folha Online. Sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. E-Mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Whatsap: 11 – 9.9608-3728 Veja Biografia

Valdivino Sousa

Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito, Psicanalista e Escritor. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Autor de mais de 15 livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais. É programador Web e editor do blog Valor x Matemática Computacional, Produtor de Conteúdo e Colunista Mtb 60.448. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, R2 Nacional e Opa! Já Publiquei, sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. Site: https://www.matematicosousa.com.br E-mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Cel Whatsap: 11–9.9608-3728
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.