A importância da Matemática no cotidiano dos estudantes

O Matemático Valdivino Sousa fala da importância da Matemática no cotidiano dos estudantes, sabemos que é a única ciência que está em tudo, onde quer que esteja à matemática está presente. Se olharmos e observamos ao nosso lado percebemos que estamos cercados pelos números.

Incentivar os alunos a participar de projetos que associa a disciplina com o dia a dia é bastante valioso, como aconteceu na Escola Estadual Mario Nassarden, localizada no município de Nobres (146 quilômetros a médio-norte de Cuiabá), a Semana da Matemática para ensinar questões do cotidiano. Mais de 600 estudantes visitaram os 35 projetos expostos na 1ª Semana da Matemática que teve como destaques os projetos abordando o Tabuleiro de Galton, Matemática e Suas Tecnologias e Transferímetro. No evento, os alunos expuseram trabalhos que ajudam a resolver os problemas cotidianos de matemática utilizando jogos lúdicos e tecnologia. A 1ª Semana ocorreu entre quinta-feira (31.10) e quarta-feira (06.11).

A matemática desempenha papel importante e decisivo no cotidiano das pessoas. A matemática interfere na formação de capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento e no desenvolvimento do raciocínio dedutivo do aluno.

Valdivino Sousa  pretende de uma forma simples apresentar como a Matemática está presente em tudo, e como ela está inserida em nosso cotidiano.  Segundo ele, “o objetivo do blog Matemático Sousa, é mostrar para as pessoas, a importância da Matemática em nossa vida, o quanto esta ciência faz parte do dia a dia de todos nós, independente da situação ou momento ela está sempre presente em tudo”.

“Nós não percebemos, mas quando passamos a vivenciar a matemática diariamente, logo identificamos que ela surge por todos os lados, pegamos o jeito de pensar matemático e identificá-lo ao nosso favor, ou seja, aprendemos a raciocinarmos melhor”. Explica Valdivino Sousa

Valdivino Sousa busca conscientizar as pessoas e informá-las como a Matemática está presente em  nosso cotidiano, e como podemos utilizar-se de métodos pedagógicos diferentes para incentivar o interesse de alunos e demais pessoas, através de situação prática que possa ser resolvida com o uso de procedimentos matemáticos.

“A Matemática está nas coisas mais simples da vida acredite!. Pensar em Matemática é mais do que uma abstração numérica, pois o pensamento deve estabelecer conexões ilimitadas”. Diz Valdivino Sousa

Pitágoras já dizia séculos atrás que: “Os números governam o mundo.” O significado dessa frase é grandioso e abrangente, haja vista que afirma, que a Matemática está presente nas mais diversas situações.

Segundo Alaércio Lemes, um dos organizadores do evento, ocorreu na Escola Estadual Mario Nassarden, localizada no município de Nobres (146 quilômetros a médio-norte de Cuiabá), “após a intervenção pedagógica na área de matemática, os professores resolveram estender os trabalhos para os demais alunos, como uma forma de resolver pequenas questões do dia a dia”.

“Pensando em estender para toda a escola, resolvemos, eu e a colega Fabiana Maciel, criar a 1ª Semana da Matemática para socializar os conhecimentos. Foram transferidos 35 objetivos da matemática concreta, questões vivenciadas na realidade dos nossos alunos. Destacamos três projetos, mas todos são importantes”, explica Alaércio.

“Por isso, torna-se cada vez mais importante a discussão de abordagens metodológicas pelas quais o aluno possa aprender matemática de maneira a empregá-la adequadamente nas situações diversas com as quais se depara”, explica.

Fonte: Folha Online

Valdivino Sousa

Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito, Psicanalista e Escritor. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Autor de mais de 15 livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais. É programador Web e editor do blog Valor x Matemática Computacional, Produtor de Conteúdo e Colunista Mtb 60.448. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, R2 Nacional e Opa! Já Publiquei, sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. Site: https://www.matematicosousa.com.br E-mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Cel Whatsap: 11–9.9608-3728
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.