Confira o que mais cai em matemática no Enem e dicas sobre como estudar para essa disciplina

Se você está se preparando para o Enem, deve estar super ansioso para saber como estudar para cada disciplina de maneira assertiva e mandar bem na hora do exame oficial.

E saber o que mais cai em matemática no Enem é uma excelente estratégia para conseguir uma boa nota!

Isso porque a prova de matemática é uma das que você deve dar mais atenção na hora de fazer o Enem. Não acredita? Então, vou te contar um segredo secretíssimo: a prova de matemática é uma das provas que as pessoas cometem mais erros e, por isso, os candidatos que conseguem acertar um maior número de questões, geralmente, se destacam e têm uma média mais alta.

Enem 2020
A pandemia do novo coronavírus resultou no adiamento das provas do Enem 2020. Em julho foram divulgadas as novas datas. As provas impressas serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e a versão digital nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

O combo perfeito para conseguir uma média realmente alta e passar no curso e instituição dos seus sonhos é mandar bem em matemática e na redação! Se você conseguir isso é só correr pro abraço!

E é por isso que neste post vamos te contar o que mais cai em matemática no Enem e ainda 9 dicas para estudar para esta disciplina tão importante! Vamos lá?

O que mais cai em matemática no Enem?

Vamos então ao que interessa. De acordo com as últimas edições do exame, selecionamos e compilamos para você o que mais cai em matemática no Enem. Confira:

  • Razão, proporção e porcentagem;
  • Funções;
  • Geometria Plana;
  • Geometria Espacial;
  • Análise combinatória e Probabilidade;
  • Estatística;
  • Trigonometria;
  • Progressões;
  • Propriedades;
  • Matriz e Sistema Linear;
  • Geometria Analítica.

A seguir vamos te mostrar como estudar para o que mais cai em matemática no Enem. Acompanhe!

Confira dicas incríveis de como estudar o que mais em matemática no Enem

Separamos 9 incríveis dicas para você estudar o que mais cai em matemática no Enem. Confere só!

1. Esqueça a calculadora

A nossa primeira dica de como estudar o que mais cai em matemática no Enem é: esqueça a calculadora.

É isso mesmo! Se você quer realmente mandar bem nessa prova, deve esquecer a calculadora e fazer os exercicios usando somente suas mãos e o papel.

Essa é uma medida que vai ser dolorida, mas necessária, já que na hora do Exame oficial você terá que usar apenas o seu cérebro para fazer as contas e não terá nem sombra de uma calculadora por perto.

2. Estude progressivamente: do mais básico ao mais difícil

Uma outra dica super legal de como estudar o que mais cai em matemática no Enem é: estude progressivamente: do mais básico ao mais difícil.

Isso porque, não adianta nada você querer começar pelo nível hard, muito possivelmente, você não conseguirá fazê-lo e isso pode te deixar com a autoestima baixa e sem vontade de continuar a estudar.

Então, comece pelo mais simples e vá aumentando o nível de dificuldade, isso fará com que você se mantenha motivado para ver tudo o que precisa. E além disso, quando aprendemos os conteúdos na escola os vemos gradualmente, e é assim que o nosso cérebro absorve melhor os conhecimentos.

3. Use mapas mentais para se localizar dentro da matemática

A nossa terceira superdica de como estudar o que mais cai em matemática no Enem é: use mapas mentais para se localizar dentro da matéria.

Os mapas mentais são ótimas ferramentas de estudo. Eles possuem cores e uma linguagem mista, que envolve desenhos, setas e claro o conteúdo a ser estudado.

Ainda que a matemática seja bem prática e fazer exercícios é o caminho que percorremos para estudá-la, os mapas mentais também são ótimos para fixar assuntos de maneira divertida e criativa e eles funcionam sim para matérias exatas!

4. Faça resumos sobre os conteúdos mais extensos

A matemática é uma disciplina bem prática, sei disso! Mas também sei que ela possui uma extensa teoria por trás de toda essa prática.

Além disso, o Enem costuma cobrar questões bem contextualizadas, com extensos enunciados, o que vai exigir de você interpretação em todas as disciplinas, inclusives nas exatas, como no caso da matemática.

Portanto, faça resumos sobre a parte teórica da matemática, isso vai te ajudar, e muito, na hora da prática!

5. Refaça as provas de matemática dos Exames anteriores

A nossa quinta dica de como estudar o que mais cai em matemática no Enem é: refaça as provas desta disciplina dos Exames anteriores.

Você encontra todas as provas no site do Inep, e pode fazer as questões e depois conferir o gabarito com as respostas corretas. Afinal, praticar exercícios e é um dos principais meios para conseguir absorver e internalizar a matemática.

6. Organize-se para conseguir estudar tudo o que precisa até a data da prova

Os conteúdos que mais caem matemática no Enem são 11, mas eles se subdividem em outros itens.

Como assim?

Veja bem, para fazer uma questão que envolve função do primeiro grau, por exemplo, você deve ter conhecimento sobre questões mais básicas, como analisar gráficos e o conceito de incógnitas e coeficiente.

E é por isso que você deve se organizar e planejar para conseguir estudar tudo que precisa até a data do exame oficial. Portanto, faça um cronograma de estudos voltado ao que mais cai em matemática no Enem e siga-o a risca!

Fonte: Já Publiquei

Cai em Matemática Cai no Enem Confira o que mais Dicas Disciplina Enem 2020 Estratégia Estudar Notícias O que mais cai O que mais cai em Matemática Trends Valdivino Sousa XYZ

Valdivino Sousa

Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito, Psicanalista e Escritor. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Autor de mais de 15 livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais. É programador Web e editor do blog Valor x Matemática Computacional, Produtor de Conteúdo e Colunista Mtb 60.448. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, R2 Nacional e Opa! Já Publiquei, sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. Site: https://www.matematicosousa.com.br E-mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Cel Whatsap: 11–9.9608-3728
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.