Dia Internacional da Educação

Por: Luiz Ricardo Viana Matos de Jesus

A educação é um direito humano, um bem público e uma responsabilidade pública.

A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 24 de janeiro como o Dia Internacional da Educação em comemoração ao papel da educação para a paz e o desenvolvimento.

Sem educação de qualidade inclusiva e equitativa e oportunidades ao longo da vida para todos, os países não conseguirão alcançar a igualdade de gênero e quebrar o ciclo de pobreza que está deixando para trás milhões de crianças, jovens e adultos.

Hoje, 258 milhões de crianças e jovens ainda não frequentam a escola; 617 milhões de crianças e adolescentes não sabem ler e fazer contas básicas; menos de 40% das meninas na África Subsaariana completam o ensino médio e cerca de quatro milhões de crianças e jovens refugiados estão fora da escola. Seu direito à educação está sendo violado e isso é inaceitável.

MENSAGEM DO DIRETOR-GERAL

” Nestes tempos excepcionais, o business as usual não é mais uma opção. Se quisermos transformar o futuro, se quisermos mudar de rumo, devemos repensar a educação. Isso significa forjar um novo contrato social para a educação, como preconiza o Relatório da UNESCO sobre o Futuro da Educação, lançado em novembro passado. Precisamos reparar as injustiças do passado e orientar a transformação digital em torno da inclusão e da equidade. E precisamos que a educação contribua plenamente para o desenvolvimento sustentável – por exemplo, integrando a educação ambiental em todos os currículos e pela formação de professores nesta área .” – Audrey Azoulay, Diretora Geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional da Educação 2021.

FESTAS DE 2022

No dia 24 de janeiro de 2022, celebraremos o quarto Dia Internacional da Educação sob o tema “ Mudando o rumo, transformando a educação ”. Como foi detalhado no recente relatório global Futures of Education da UNESCO , transformar o futuro requer um reequilíbrio urgente de nossas relações uns com os outros, com a natureza e com a tecnologia que permeia nossas vidas, trazendo oportunidades inovadoras ao mesmo tempo em que levanta sérias preocupações com equidade, inclusão e participação democrática.

O Dia Internacional da Educação deste ano será uma plataforma para mostrar as transformações mais importantes que devem ser nutridas para realizar o direito fundamental de todos à educação e construir um futuro mais sustentável, inclusivo e pacífico. Gerará debate sobre como fortalecer a educação como um empreendimento público e bem comum, como orientar a transformação digital, apoiar professores, proteger o planeta e liberar o potencial de cada pessoa para contribuir para o bem-estar coletivo e nosso lar compartilhado.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

2 Comentários

  • Agnério Souza disse:

    Devemos lutar pela educação de qualidade. Não deixemos a pandemia acabar com a educação, nem os políticos mal intencionados, nem o desinteresse geral, nem o capitalismo selvagem. Com educação teremos cultura, progresso, desenvolvimento. Lutemos sempre.

  • LUIZ RICARDO VIANA MATOS DE JESUS disse:

    Concordo plenamente contigo Professor Agnério, a Educação de qualidade transforma vidas.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.