Entrevista com os possíveis candidatos a prefeito de Condeúba

 

Caros visitantes,

Nós da equipe do Ddez, realizamos uma entrevista inédita com os dois possíveis candidatos a Prefeito nas próximas eleições, que disponibilizamos abaixo.

Queremos registrar nossos agradecimentos ao Sr. Guto Ribeiro e ao Sr. Toinho Terêncio pela atenção que nos foi dispensada . Esperamos estar contribuindo para o engrandecimento da campanha eleitoral, assim como, com a qualidade das discussões

Leiam e façam seus comentários, comentários que edifiquem, pois comentários pessoais e ofensivos não serão publicados.

Um forte abraço a todos.

Equipe do Ddez.com.br

 

Ddez – Ser Prefeito de Condeúba é um sonho ou uma meta para o Senhor?

Guto – Peço desculpas, mas gostaria de acrescentar outra palavra, MISSÃO. Pois para mim, é uma missão. Não concordo com o “profissionalismo” político. Outras áreas de nossas vidas precisam ser priorizadas, não somente a disputa político-partidária constante. Se assim não o for, corremos o risco de sermos escravizados pelo desejo do poder, que escraviza mentes e corrompe posturas, modificando personalidades e substituindo a verdade pela hipocrisia.

Ddez – Como o Senhor avalia a gestão do atual Prefeito nos quase sete anos de mandato?

Guto – Esperava um resultado administrativo bem mais interessante, já que foram mandatos cercados de muita expectativa e esperança, o que não ocorreu. Por isso nos colocamos à disposição do povo de Condeúba, para fazermos não  apenas o possível, mas para buscarmos fazer o melhor. Esperamos que nosso povo nos dê a mesma oportunidade que o atual prefeito e o suposto pré-candidato da situação tiveram e prometemos fazer diferente.

Ddez – Temos alguns problemas nas áreas da segurança e da saúde em nossa cidade, o Senhor já tem alguma ação que visa resolver ou amenizar essas deficiências?

Guto – Segurança: Protocolei pessoalmente com Dr. Maurício Telles, Secretário de Segurança da Bahia, as demandas inerentes à segurança pública em Condeúba. Apresentei também, sugestões baseadas em pesquisas e ações bem sucedidas em outros municípios, onde a violência diminuiu significativamente,  com a implantação de ações preventivas e educativas.  Saúde: Sei que não é um problema fácil de ser resolvido, mas com algumas atitudes de coragem e desejo de cuidar das pessoas, poderemos amenizar o sofrimento daqueles que mais precisam – o povo.  Esta preocupação foi relatada e documentada em algumas audiências com o Secretário de Saúde, Dr. Jorge Sola, na companhia do amigo condeubense Dorinho.

Ddez – Qual a importância de se governar ao lado do Governo Estadual?

Guto – Acredito que o Governo do Estado da Bahia (Instituição) não tem “lado” político no exercício da governabilidade, pois os recursos estão à disposição de todos, basta ter  capacidade e bons projetos para buscá-los. Porém, sinto-me orgulhoso em ter um companheiro Petista, que nós ajudamos a eleger e a reeleger, governando um dos estados mais importantes da Federação, fazendo mais para quem mais precisa.

Ddez – Como o Senhor imagina que será a condução da campanha eleitoral, no que tange às baixarias e factóides registrados nas últimas campanhas?

Guto – Quando fomos candidato nas eleições municipais de 2008 e  lideramos o processo das eleições no município de Condeúba em 2010,  fizemos questão de orientar os coordenadores das respectivas campanhas, para que todas as manifestações populares  fossem pautadas na mais absoluta ética,  lealdade com os adversários e fidelidade aos companheiros, preservando os nossos   princípios e ideais de vida. Não será diferente em uma próxima disputa. Deixo as invenções para os inventores e a ficção para os cientistas.

Ddez – O Senhor poderia destacar uma qualidade e um defeito do seu opositor?

Guto – Um excelente pai de família e amigo, ao qual tenho muito respeito. Como pessoa, faltariam adjetivos para descrevê-lo. Como administrador, fica a decepção do seu mandato como prefeito de Condeúba, onde se configurou uma gestão sem objetivos e sem ações definidas, da qual o povo de Condeúba não esquece.

Ddez – Qual sua opinião sobre a fidelidade partidária, no que diz respeito à troca de partido dos políticos municipais, estaduais e nacionais? 

Guto – Nunca havia me filiado a um partido político. Identifiquei-me com o Partido dos Trabalhadores – PT, o qual me deu a oportunidade de desenvolver aquilo que já militava no campo das idéias e ações em minha vida pessoal. Quanto à fidelidade partidária, precisamos de normas bem mais claras,  definidas e eficazes, que possam descrever com clareza e de maneira mais contundente, o que é de fato INFIDELIDADE PARTIDARIA.

Ddez – Verificamos notáveis avanços nas cidades  vizinhas de Jacaraci, Mortugaba e Caculé, o que não foi notado nas também vizinhas Cordeiros, Piripá e Jânio Quadros – em qual dos grupos o Senhor acha que nos encontramos e por que?

Guto – Sou um observador da política regional  desde 1989, onde  construi bons relacionamentos no meio político dessas cidades. A percepção de vocês do ddez não é diferente da minha, principalmente nos evidentes avanços. Quanto à nossa cidade, necessitamos de muitos investimentos em diversos seguimentos, para pontuarmos no cenário regional, alcançando destaque, que seja perceptível a qualquer um que visitar nossa cidade e nosso município. Hoje nos encontramos estagnados no tempo. Espero ter a oportunidade de poder contribuir para mudarmos esta realidade…

Ddez – Como qualquer outra cidade, temos nossas mazelas crônicas, mas como se explicar a feiúra eterna da Pça. Santo Antonio, principal Pça de nossa cidade,  onde entra Prefeito e sai Prefeito e ninguém arruma aquilo lá? Só não me digam que temos outras prioridades, pois prioridades teremos eternamente.

Guto – Nossa idéia é sempre pensarmos no todo e não em apenas esta ou aquela praça. Estamos em situação de abandono generalizado, ficando evidentes as entradas da cidade e o centro. Buscaremos recursos, onde eles se encontrarem para dar nova urbanização a toda nossa cidade, inclusive a Pça. Sto. Antonio. Somos um povo acolhedor e bonito. Uma cidade acolhedora e também bonita é o mínimo que merecemos.

Ddez – Por favor, deixe registrada uma mensagem para os eleitores, visitantes do nosso site.

Guto – Participar de movimentos políticos é dar uma parcela de nossa vida para a construção de um mundo de justiça e igualdade, na defesa dos direitos daqueles que mais precisam de um poder público justo. Se for da vontade de DEUS e do nosso povo, conduziremos nossa gente há dias melhores, onde trocaremos a perseguição pela competência, a humilhação pelo direito,  a dor da perda pelo sorriso da conquista e o meu, pelo NOSSO.

Guto Ribeiro

DEUS SEJA LOUVADO!


 

Ddez – Ser Prefeito de Condeúba é um sonho ou uma meta para o Senhor?

TTerencio – Nasci e vivi toda a minha vida no meio do povo, procurando ajudar e resolver os problemas de cada um que me solicitava dentro da medida de minhas possibilidades. Ingressar na política foi uma consequência natural. Tenho sim o sonho de ver nosso povo mais feliz e realizado, com melhor qualidade de vida, de ver a nossa cidade mais bonita e segura, ver minimizado os efeitos da seca, ver os adolescentes e jovens com maiores oportunidades e sendo escolhido em convenção pelos partidos a “caneta” estará em minhas mãos para buscar e realizar estes sonhos dentro das metas traçadas…

Ddez – Como o Senhor avalia a gestão do atual Prefeito nos quase sete anos de mandato?

TTerencio – Como sempre falo, acho que cada gestor deste Município deu a sua contribuição para o desenvolvimento desta terra. Atualmente tenho acompanhado mais de perto a gestão do Senhor Odílio da Silveira e avalio positivamente seu governo, que, segundo informações da administração, está chegando perto de 180 obras inauguradas, bem como vem mantendo os serviços essenciais funcionando apesar das dificuldades financeiras do Município. Não se pode fazer tudo em uma gestão e tenho convicção que muita coisa ficará para o próximo gestor realizar, mas, tenho certeza que quem receber a Prefeitura a receberá bastante organizada…

Ddez – Temos alguns problemas nas áreas da segurança e da saúde em nossa cidade, o Senhor já tem alguma ação que visa resolver ou amenizar essas deficiências?

Tterencio – Temos sim, na hora certa e legal serão expostas. No entanto, a segurança pública, não só em Condeúba, mas em todo o Estado da Bahia vai de mal a pior, todos sabemos que o setor de segurança é dever do Estado e o Estado da Bahia virou um Oasis para os delinquentes, o futuro gestor deverá buscar junto ao Governo Estadual soluções para Condeúba, bem como implementar ações usando a força da Educação e cultura para conscientizar e prevenir contra a delinquência. A Saúde é um mal nacional, somente quem adoece sabe a dificuldade de se tratar, Em Condeúba sabemos que não basta ter os 10 médicos, que atendem aproximadamente 300 pacientes por dia e contar com um grande hospital e serviço da SAMU, precisamos ainda humanizar o atendimento ao público e equipar mais a saúde…

Ddez – Qual a importância de se governar ao lado do Governo Estadual?

TTerencio – É de suma importância governar junto com o Governo do Estado, haja vista que, os recursos recebidos provenientes de FPM, ICMS e outros não são suficientes para realizar as obras e serviços necessários ao bom desenvolvimento da nossa comuna, podemos citar, por exemplo, a reconstrução da Praça Santo Antônio que somente poderá ser realizada com recursos estaduais e/ou federais, existe um projeto “engavetado” no Governo Estadual desde 1996, existem as cobranças dos governantes municipais, mas o governo ainda não teve olhos para a nossa praça, temos que cobrar mais…

Ddez – Como o Senhor imagina que será a condução da campanha eleitoral, no que tange às baixarias e factoides registrados nas últimas campanhas?

TTerencio – Caso se confirme em convenção os hoje pré-candidatos, acredito que a futura campanha eleitoral será de alto nível, ao menos nós conduziremos desta forma e acredito que o candidato da oposição também. Quanto a “baixarias e factoides” fazem parte de uma cultura milenar, existem pessoas que acham que é denegrindo a honra dos outros que se terá chance de crescer. O mal que sai da boca de cada um é incontrolável, principalmente daqueles que vivem nas sombras, mentindo e difamando às escondidas sem dar o sagrado direito de resposta ao ofendido num amplo debate de ideias…

Ddez – O Senhor poderia destacar uma qualidade e um defeito do seu opositor?

TTerencio – Confirmando os pré-candidatos de hoje, sendo Guto o opositor, as sete linhas não seriam suficientes para lhe qualificar positivamente, fomos criados juntos, gostamos praticamente das mesmas coisas, acho ele uma pessoa boa. Negativamente poderia citar a falta de experiência administrativa, Guto é igual eu era em 1993 quando assumi a prefeitura com uma agravante, ele é apoiado por pessoas, que conheci muito bem, que se chegar a ser prefeito eles vão querer lhe tirar até a “roupa”, como tentaram comigo em 1993/1996, devo salientar que toda regra tem exceção…

Dddez – Qual sua opinião sobre a fidelidade partidária, no que diz respeito à troca de partido dos políticos municipais, estaduais e nacionais?

TTerencio – No caso das eleições majoritárias o partido é um mero instrumento para poder concorrer a um cargo eletivo, uma exigência de Lei, já nas eleições proporcionais (vereador, deputado, etc.) necessita diretamente dos votos acumulados por todos os candidatos do partido para alcançar o índice mínimo de legenda, neste caso cada vaga conquistada pertence ao partido e não ao candidato, desta forma, o candidato eleito pelas eleições proporcionais devem manter fidelidade absoluta ao partido que o elegeu, por que cada candidato do partido, os que ganham e os que perdem, contribuíram indiretamente para a vitoria do que se elegeu…

Ddez – Verificamos notáveis avanços nas cidades  vizinhas de Jacaraci, Mortugaba e Caculé, o que não foi notado nas também vizinhas Cordeiros, Piripá e Jânio Quadros – em qual dos grupos o Senhor acha que nos encontramos e por que?

TTerencio – Tenho certeza que Condeúba está entre as cidades que mais se desenvolveram, não quero entrar no mérito e discutir qual cidade se desenvolveu mais na região, certamente em todas as cidades quem é situação acha que a sua cidade desenvolveu mais e quem é oposição acha que a cidade vizinha desenvolveu mais, depende com quais “olhos” você analisa a questão. Eu por exemplo acho que Condeúba é a melhor cidade para se viver no mundo, apesar de tantos outros problemas que ainda existem e que deverão ser enfrentados e sanados por futuras administrações…

Ddez – Como qualquer outra cidade, tem os nossas mazelas crônicas, mas como se explicar a feiura eterna da Pça. Santo Antônio, principal Pça. de nossa cidade,  onde entra Prefeito e sai Prefeito e ninguém arruma aquilo lá? Só não me digam que temos outras prioridades, pois prioridades teremos eternamente.

TTerencio – Acredito que a modernização da Praça está entre as prioridades de qualquer gestor municipal que pretenda governar este município. Diga-se de passagem, que com os recursos que são repassados pelo governo federal dificilmente o município poderia arcar com as despesas da reconstrução, precisamos de convênio com recursos específicos para a praça, os recursos financeiros recebidos hoje pelo Município, mal dá para as prioridades mais urgentes, manter as escolas, pagar funcionários em dia, transportar água para o povo, manter o serviço de saúde, manter estradas de rodagem e outros serviços essenciais e necessários ao bom viver do cidadão condeubense…

Ddez – Por favor, deixe registrada uma mensagem para os eleitores, visitantes do nosso site.

TTerencio – Minhas amigas e meus amigos, que este site DDEZ seja utilizado para o bem, com responsabilidade, que no âmbito político seja um instrumento para discutir as propostas para Condeúba, fazer sugestões e trazer soluções para os problemas apresentados, que seja um espaço democrático, que o vicio da demagogia seja banida, por que falar “o que o povo quer ouvir” e depois de eleito dizer que não pode fazer, isto é um mal terrível. As respostas em apenas sete linhas, como é a regra do site, nos tolheu de melhor nos expressarmos, Também a Lei nos impede de mostrar propostas neste momento, por que poderia ser entendido como propaganda antecipada, o que aguardamos novas oportunidades, um forte abraço a todos e que Deus nos ajude.

TTerencio

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

19 Comentários

  • Anderson disse:

    Comentário de altissimo nível o seu, Leandro, mostrando como temos pessoas inteligentes em nossa cidade. Desprovido de baixaria e consciente daquilo que quer, que está falando. Fico orgulhoso de fazer parte de suas idéias. Visão perfeita. Nota DEZ.
    Amigos do site, parabéns. Sigam em frente. Pois vcs são fundamentais nessa causa para clarear a mente de pessoas retrogadas, q ainda pensam q politica é guerra, querra é a burrice q nos faz votar errado e ficar fazendo da politica pendengas pessoais e q não levam alugar algum.
    VCS TEM A MINHA ADMIRAÇÃO. NOSSO AGRADECIMENTO.

    “Este comentário não representa a opinião dos site, a responsabilidade é do autor da mensagem.”

  • Amigos internautas, o que está em discussão neste momento é o presente e o futuro político e administrativo de Condeúba. Poucas famílias não passaram pelos grupos políticos constituídos em nosso município, até porque quase toda a família condeubense tem algum laço em comum. É comum, numa mesma familia, mais de um posicionamento, o que mostra que todos estão sempre de algum lado, por motivos ou idéias que naquele momento defende.
    Os políticos do passado deram suas contribuições para os processos eleitorais de suas épocas. Nós temos o direito e o dever de trabalhar para que Condeúba melhore, quebrando paradigmas e marchando para frente. E, o lugar próprio para o debate político-ideológico é o processo eleitoral.
    Tenho um posicionamento político definido e luto para que seja vitorioso em 2012, porém respeito à divergência de opiniões, mesmo aquelas contrárias às minhas, pois sou republicano e defendo, incondicionalmente, o LIVRE DIREITO DE EXPRESSÃO. Continuemos discutindo, com lealdade, porque até para falar a verdade, precisamos ter sabedoria e respeito para com o nosso próximo, lembrando que as eleições vão passar, mas os resultados de nossas escolhas vão ficar.

    “Este comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.”

  • Manoel disse:

    Até que em fim, alguem sensato colocou a mão na frente, por que os petistas de Condeúba já estava começando a botar as mangas de fora, baixando o nivel da discussão. Por que conheço bastante Toinho Terencio e sei que ele é extremamente honesto, sem igual na região, muito competente, mexe com muita coisa e dá conta de tudo. Fale bem de seu candidato e deixe cada um julgar e escolher o melhor, pra mim Toinho é o melhor para governar nossa Condeúba, mas se vc não acha, paciencia!!!! respeite a minha opinião. Muito Obrigado.

    “O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.”

  • Nome informado incorretamente.
    Email falso.
    COMENTÁRIO BLOQUEADO

  • Marcos disse:

    Não entendo porque meu coentário foi bloqueado,

  • Ddez disse:

    Sr. Marcos,
    Seu comentário foi bloqueado por conta do seu nome no comentário ter sido informado incorretamente, “PARABÉNS LEANDRO PELO COMENTÁRIO”, não é nome. O email usado é falso, igual o que o Sr. usou neste comentário, também falso. Se continuar colocando email falso os comentários serão bloqueados e o IP de sua máquina informado.
    Att.
    Equipe Ddez

  • Marcos disse:

    Entendo, desculpa por ter causado essa impreção, mais o e-mail num e falso, apenas errei nu escrever. O saite é bom, vcs estão de parabeins, agora o que num pode é proibir a opinião das pesoas, se no proprio rodapé dos comentarios está deixando claro que a opinião não representa a opinião do saite, e o meu comentario~em nenhum momento foi maldoso, apenas gostei de um comentario e comentei esse comentario, mas muito obrigado pela escplicação e mais uma vez, parabéins pelo saite..

  • Ddez disse:

    O Sr. está certo no que diz respeito ao seu comentário, nós do Ddez não proibimos a opinião das pessoas, mas para que possam dar suas opiniões existem regras o que o comentários do Sr. não obedeceu, repita o comentário nas regras que o mesmo será aprovado.
    Att.
    Equipe Ddez

  • Anonimo disse:

    COMENTÁRIO NÃO IDENTIFICADO – BLOQUEADO

  • adson disse:

    OLHA PESSOAL, ESSA HISTÓRIA DE QUE SE APRENDE COM OS ERROS NÃO ME IMPRESSIONA E MUITO MENOS ME POSICIONA,POIS SE ASSIM FOSSE, A CADA MANDATO MAL SUCEDIDO E MAL ADMINISTRADO FARIA COM QUE O CANDIDATO ADQUIRISSE MAIS FORÇAS PELO SEUS ERROS E IRRESPONSABILIDADES.PORTANTO, NÃO VOU CORRER O RISCO DE VÊ-LO ERRAR DE NOVO.VOU DE GUTO,UMA NOVA FORMA DE FAZER POLÍTICA E DE LIDAR COM O POVO,VOU DE CARONA NO PROGRESSO E NO COMPROMISSO E NO COMPROMETIMENTO COM O POVO DE CONDEÚBA.

    “O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.”

  • Olá, Marcos, eu agradeço pelo elogio, porém eu estou com o site em manter a imparcialidade dos assuntos. EU JÁ VI ALGUNS COMENTÁRIOS, RELACIONADOS A CONDEÚBA, QUE AS PESSOAS COLOCAM INFORMAÇÕES REFERENTE A MINHA PESSOA. TEM ATÉ UM BLOG COM ESSE PERFIL . Eu repúdio completamente essas ações e digo: gente, vamos ser coerentes com o que pensamos e manifestamos na internet, isso pode causar consequências irremediáveis, eu tenho várias páginas na internet e antes de publicar qualquer coisa, primeiro eu faço uma auto-avaliação do que vou publicar para que as coisas não sejam mal interpretadas.
    Andei observando que as pessoas confundem opinião com agressão.
    Vamos acabar com qualquer tipo de violência, seja ela física ou verbal.
    Na eleição em CONDEÚBA espero que tudo ocorra na santa paz, que as pessoas expressem suas opiniões, mas de maneira saudável e coerente. E que o único embate politico seja em URNA e não em confrontos e ofensas. Diga não a qualquer tipo de violência, viva em paz, procure sempre o bem, para que todos nessa luta, sejam vitoriosos.

    Grande abraço.

  • claudio disse:

    ola amigo decio…fiquei feliz com os 2 candidatos
    mais meu voto e de gutaooo 13…e meu vice e dilnailton dos irmao nascimento
    se nao for tou fora abracossss

    “O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.”

  • Obs. Os comentários em que me refiro não foram feitos nesse site.

    “O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.”

  • Claudio disse:

    Minha amida Larrisa, me disculpe se confundi ( ou se vc nao quis compreender). Na minha fala quando mencionei o nome do Dr. Marcos Henrique, filho do honrado e grande prefeito Marcolino Neto, algo quero esclarecer. Sim Dr. Marcos Henrique ´´e acessor parlamentar do dep. ACM NETO, e em nenhum momento eu falei contrario a isso, nem afirmei que este ´´e membro do PT. O que eu disse foi “Ao dizer que o filho do honrado Marcolino Neto é o “fiel escudeiro” de Guto, so te digo uma coisa, quando se quer mudança, toda ajuda é bem-vinda! “, nao o coloquei em nenhum grupo, mas nao sei se voc^^e sabe, mas o Dr. Marcos Henrique ´´e advogado e presta serviços para o candidato GUTO, o que nao o faz ser membro do grupo que GUTO lidera. Quando vc perguntou se impediriam que Dr. Marcos Henrique subisse ao palanque digo uma coisa, conheço pessoalmente essa grande pessoal e por motivos religiosos e pessoais, nao acredito que seria do interesse dele subir ao palanque. Grande politico foi o pai dele, mas condeuba inteira ja percebeu que ele nao tem interesse em seguir o legado do pai, visto que desde a tragedia, este nao se envolveu com polita. Nao acredito que voce seja “burra”, so nao esta familiarizada com a politica local. Mais uma vez, um grande abraço. Espero ter esclarecido, mas se persistir a duvida, nao exite em se expressar!

    “O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.”

  • Parabenizo oDdez pela iniciativa que foi de grande utilidade para que os eleitores de condeúba ; que nas proxímas eleições escolhem a pessoa certa para governar nossa cidade .

    “O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.”

  • Obrigado, Anderson.

  • Manoel disse:

    Pela atual situação da segurança em Condeúba e pelos recentes acontecimentos, assaltos, arrombamentos, estruplos, etc, podemos ver que o governo da Bahia deixou de mão esta região (ou toda a Bahia?), ai perguntamos – Será mesmo que Guto protocolou algum documento pedindo providencias??? Se pediu, das duas uma, ou o governo não tem mesmo olhos para nós, ou o Guto não teve prestigio algum para trazer pelo menos um paliativo, como fez o prefeito de Condeúba, que fez um convenio para que a CAESG frequentasse mais Condeúba e que tem paliativamente melhorado e prevenido.
    Aprenda PT – o tempo de enroladas já passou o povo quer ver soluções.
    abraços a todos, fiquem com Deus e pensem direito na hora de escolher…

    “O comentário não representa a opinião do site, é de responsabilidade do autor da mensagem.”

  • ley disse:

    soluçoes essas q em 7 (sete) anos nao apareceram nao é verdade seu manoel??? Nossa cidade ta uma vergonha msm e mais triste ainda é ver pessoas q se dizem condeubenses defendendo esse caos. Gente, acordem!!! vamos exercer melhor nosso papel de cidadao.
    “O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem”

  • Kau disse:

    Olha a fala do seu manoel: “…Por que conheço bastante Toinho Terencio e sei que ele é extremamente honesto, sem igual na região, muito competente, mexe com muita coisa e dá conta de tudo.”
    O Sr. deve estar de brincadeira nao é msm seu manoel ou entao o sr está precisando rever melhor seus conceitos pq esse ae nao colou nao.
    Me desculpem mas tem tanta gente honesta em nossa regiao e vem um sujeito me falar q toinho é o mais honesto… Nossa!!!
    Mais respeito com nós, pessoas honestas eu manoel!!!

    “O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem”

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.