O Barão de Condeúba

Da série Condeúba 151 anos

Por: Profº  Agnério

            Quem já ouviu falar que em Santo Antonio da Barra existiu um BARÃO ? Pois houve. Trata-se do Sr. José Egídio de Moura e Albuquerque, filho de Manuel Justino de Moura e Albuquerque e de d. Auta Rosa de Meira e Albuquerque.

            Descendente de desbravadores e civilizadores do Sertão e das Lavras Diamantinas, sua família viera para Jacobina, depois para Rio de Contas, tendo nascido o futuro barão em Brumado no ano de 1844.

            Reinou por aqui dezesseis anos, durante a segunda metade do século XIX, sendo Presidente da Câmara de Vereadores por quatro legislaturas: 1873 a 1876, 1877 a 1880, 1883 a 1886 e 1887 a 1890.

            A história dos Mouras, escrita por Risério Leite, diz que ele obteve o título de barão das mãos do Imperador D. Pedro II, porque prestou relevantes serviços à comunidade de Santo Antonio da Barra (Condeúba), na época em que uma grave epidemia de varíola infestou a comunidade, causando várias mortes. José Egídio gastou parte de suas economias com um hospital de isolamento para tratar pessoas infectadas.

            Com o Regime Republicado (1889), o governo do Estado da Bahia, Dr. Manuel Vitorino, nomeou-o Intendente do Município de Condeúba, no período de 14 de abril de 1890 a 14 de dezembro de 1892, quando foi substituído pelo Tenente-Coronel Olímpio Cordeiro da Silva em eleição direta, realizada em 1892.

            Realmente, Condeúba tem muita História a contar, Geografia  a estudar, Mistérios a desvendar e Economia a desenvolver-se. Nesses 151 anos de emancipação política, somos orgulhosos de sermos sempre pacíficos e possuir o maior bem da terra, que é a água. Hidrograficamente falando, temos reserva de água razoável, servindo para abastecer regiões com escassez do precioso líquido, porém precisamos economizá-la, tendo em vista o período de seca pelo qual está passando vários municípios da Bahia.  Para isto, há necessidade de mais educação e melhor conscientização de nossas potencialidades.

            O Prefeito Odílio está chegando ao final de uma administração próbia, segura e honrada. O que ainda não conseguiu fazer, ficará para seu sucessor. Deixará o município em ordem e sairá consciente de seu trabalho, porque até o momento tem sido ficha-limpa. Parabéns Odílio, Parabéns Condeúba!

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

4 Comentários

  • André Koehne disse:

    Uma dúvida: nascido no povoado de Bom Jesus dos Meiras (futura cidade de Brumado), na Vila Nova do Príncipe e Santana de Caetité. A emancipação brumadense só ocorreu muito mais tarde, não? Nestes casos, vale a regra “tempus regit actum” (o tempo do acontecimento obedece às regras vigentes), concorda? Abraços,
    “O comentário não representa a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem”

  • João Cordeiro disse:

    Sinto-me feliz em poder colaborar com a comunidade condeubense pois essas notas que o Prof. Agnério transcreveu neste blog foi fornecida por mim através de um membro da familia Moura de Albuquerque ( Sr. Antônio Plinio Moura) residente em Salvador. O mesmo me enviou e eu gentilmente, passei para o Prof. Agnério como um historiador responsável e compromissado com a História Regional da Serra Geral da Bahia. Tenho muitos dados fantásticos desta personalidade que será divulgado em livro que estou elaborando

  • Rui Bernardes disse:

    A Minha mãe (Mariquinha – Maria dos Santos Bernardes) falava sobre um avô dela chamado de Zé Moura, cheia de cabelo no peito e tinha um feito incomum , havia “laçado” uma índia linda e casado com ela o seu nome era TIFINA (minha bisavó). Minha avó ODILIA (filha do Sr. José Moura) casou-se com meu avó Sr. Clemente Jose dos Santos.
    O meu Bisavô Jose Moura casou-se mais 2 duas vezes.
    Sou o único da minha família que foi ate Condeúba conhecer esses parentes. Em outubro de 1988, fui acolhido na casa do filho do meu Tio avó Sr. Gregório (dono de um vozeirão) e de lá fui de Opala para um local chamado de Morrinhos, onde fui muito bem recebido por várias familiares que não conhecia e permaneci uns 5 dias. Me recordo de uns meninos que tocavam acordeon, do Tio avó Alcides. Tenho fotos. Deixei meu endereço (Guarulhos-SP) mas não tivemos mais contato.

    Parabéns Prof. Agnélio pelo excelente trabalho valorizando as nossa gente e a historia local. Aproveito para lhe perguntar se por acaso essa personalidade chamada de Sr. JOSE Egidio de MOURA e Albuquerque era o meu Bisavô ZÉ MOURA ?

    Em caso positivo, gostaria muito de adquirir um livro do Sr. João Cordeiro que resgata a historia de parte da minha família.

    Grato e a disposição,

    Prof. Ms. Rui Bernardes

  • Agnério Souza disse:

    Pois é, quem sabe mais dados sobre o Sr. José Egídio de Moura e Albuquerque é o professor-historiador João Cordeiro de Andrade que descobriu a família Moura, sendo José Egídio – Barão de Santo Antonio da Barra. Ele foi presidente da Câmara em quatro legislaturas. Com certeza foi o nosso primeiro Intendente. Vamos esperar a publicação da obra do professor para conhecermos mais sobre essa personalidade histórica.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.