Em Condeúba, estudantes comemoram Dia da Independência e resgatam em apresentações, fatos que marcaram a história política do Brasil

Por: Dermeval Filho

As comemorações em homenagem ao dia Sete de Setembro em Condeúba foram marcadas entre outros atos cívicos na manhã deste sábado, pelas apresentações entre alunos dos diversos colégios municipais e estadual, como ponto principal do Dia em que se comemora a Independência do Brasil.

img_0958

A Praça do Antigo Paço Municipal onde tradicionalmente é realizado o evento cívico, contou com um grande número de presentes, entre professores, estudantes e demais cidadãos que foram homenagear a Pátria e prestigiar as apresentações dos estudantes condeubenses.

img_0845-copia

No momento de abertura, o prefeito municipal José Augusto Ribeiro (Guto) fez um breve resgate histórico dos quase 200 anos de Independência do Brasil. Citou alguns dos momentos de luta política que se tornaram divisores de águas em nossa história, fazendo ao mesmo tempo um paralelo com a trajetória de Condeúba na construção de própria história. Destacou ainda a importância de uma população unida, que saiba superar suas divergências e que busque sempre o bem comum.

img_0848-copia

Em breves palavras, citou alguns dos desafios encontrados nesse primeiro período de Governo e reafirmou o compromisso de trabalho e empenho em favor da melhoria na qualidade de vida de todos os condeubenses. Na oportunidade em que estava reunida grande parte dos profissionais de educação do município, o Prefeito Guto reiterou o compromisso de apresentar a proposta de Plano de Carreira para os professores municipais. De acordo com o Prefeito, a proposta será encaminhada nos próximos dias para ser votada pela Câmara Municipal, visando atender as reivindicações e suprir uma defasagem que se estende há anos.

img_0919

O marco do Dia da Independência em Condeúba ficou a cargo dos estudantes que fizeram em suas apresentações musicais, um resgate histórico da luta social e política do país ao longo dos anos para que fosse consolidada de forma verdadeira a sua Independência. Tocando em pontos cruciais de um passado recente do país, (Brasil de Ontem X Brasil de Hoje) foram lembradas nas apresentações, momentos como – ‘’O Golpe Militar de 64’’, ‘’O Impeachment de Collor,’’Diretas Já’’, entre outros, além das recentes manifestações que ocorreram pelos quatro cantos do Brasil como forma de protesto pela melhoria de setores essenciais que influenciam na qualidade de vida da população.

img_0937

Segundo os responsáveis pelas comemorações do Dia da Independência, foi levado em consideração na mudança do protocolo, o qual era destaque o desfile pelas ruas da cidade, uma oportunidade para os estudantes usarem a sua criatividade e inovarem em suas manifestações. A Diretoria de Cultura, juntamente com a Secretaria de Educação entendem que por meio de manifestações espontâneas e democráticas, os estudantes resgatam de maneira nobre o significado desta data para o país e consolidam o significado da palavra ‘’Independência’’ ao se expressarem.

img_0965Fonte: Portal da Transparência – Governo de Condeúba

Fotos: João Ribeiro (Dandão)

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

3 Comentários

  • Miguel Tolentino disse:

    Sou de Ferraz de Vasconcelos Região Metropolitana de São Paulo e adorei as Fotos do dia da Independência do Brasil em Condeúba, parabenizo o Sr. Prefeito Guto e essa Maravilhosa População onde tenho minhas raízes meus pais nasceram em Condeúba e tenho muitos parentes nesta Cidade.
    Fico Feliz espero visita-la em Breve.
    Abraços Equipe Ddez!!!

  • FABIO disse:

    SOU DE CONDEÚBA E JÁ FAZ MUITO TEMPO QUE NÃO PRESENCIAVA UM 7 DE SETEMBRO COM TANTA RIQUEZA CULTURAL FOI UM DOS MELHORES QUE JÁ VI, CONTOU A HISTÓRIA DO BRASIL DO PERÍODO DA DITADURA AO PRESENTE E O ATO CÍVICO TODOS CANTANDO O HINO NACIONAL FOI EMOCIONANTE …. PARABÉNS A CONDEÚBA.

  • Marli Maria Pereira Sousa disse:

    AS APRESENTAÇÕES FORAM BELÍSSIMAS, ADOREI, PENA QUE HOJE OS ALUNOS NÃO PARTICIPAM MAIS COM ERA ANTES.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.