Água – E eu com isso?

Por: Décio Pereira

adutora-de-Condeuba-a-Piripa

Seguindo uma indicação do nosso assíduo leitor, Joãozinho do Gagú, fomos atrás de informações sobre a ligação, através de uma adutora, da nossa bendita aguinha, da nossa santa barragem, para nossa co- irmã,a cidade de Piripá-BA. A situação já se encontra em estágio muito avançado. Caminhões carregados com canos, já descarregaram em Piripá.

Fizemos contato com a embasa, empresa baiana do governo do estado, responsável pela distribuição de água nos municípios baianos, fomos muito bem atendidos pelo núcleo de comunicação, onde questionamos principalmente os estudos sobre os impactos em nossa barragem. Publicamos abaixo o e-mail que recebemos da embasa, que aqui agradecemos a atenção a nós dispensada. Leia e tire suas próprias conclusões.

Nota da Embasa:

“A Embasa informa que os estudos de viabilidade técnica e ambiental do projeto de implantação da adutora da barragem de Condeúba para o sistema de abastecimento de água da sede municipal de Piripá atestaram que a barragem tem capacidade para atender as sedes de Condeúba e Piripá sem risco de exaustão da disponibilidade de água acumulada do manancial. A obra está orçada em cerca de R$ 1,8 milhão, sem incluir a compra dos materiais, será custeada com recurso próprio e vai atender cerca de 7.700 habitantes da cidade de Piripá.”

O problema da seca na região sudoeste e no norte de  Minas não é de hoje, assim como a falta de uma solução que resolva efetivamente o problema, também. Entra governo e sai governo e tudo continua como antes, no quartel de Abrantes, digo, no sofrimento do povo de Piripá. A famigerada indústria da seca tem sua filial instalada em nossa região. Só que agora o buraco é mais embaixo, sabe aquela história do cobertor curto? Pois é, a embasa está querendo puxar o cobertor, já muito curto, para cobrir quem não tem quase nada. Perdão – Em se tratando de água, não é cobertor, é lençol, mas que estão querendo puxar, isso estão. Em breve, ao invés de um município, possivelmente teremos dois com problemas sérios no abastecimento de água.

Vale lembrar que a Embasa nunca investiu um único centavo na barragem de Condeúba, seja para conter o assoreamento ou qualquer outro melhoramento que pudesse aumentar a capacidade de armazenamento. A embasa se limita e puxar a água, tratar, distribuir e cobrar por tudo isso. Até os canos que fazem a ligação entre a barragem e os tanques da embasa na cidade são da época da construção feita no mandato do então Prefeito Sr. Osmar Sousa, datado dos anos 60, há mais de 50 anos.

Fomos surpreendidos num passado recente por um processo semelhante, que culminou com a ligação entre a barragem de Condeúba e a cidade co-irmã Cordeiros – BA, hoje abastecida por nossa barragem. A quantidade de carros-pipas que levam nossa água para vários outros municípios e nossa zona rural, diga-se de passagem, sem controle, é enorme. Detalhe: não se cobra nada aos donos dos caminhões, que cobram fortunas aos compradores da nossa água. Não vou nem falar dos caminhões oficiais do exército, que fazem o trabalho de distribuição conduzida pelo governo federal, positivamente.

E eu com isso?

E você com isso?

E nós com isso?

TEMOS TUDO A VER COM ISSO. É nossa água, é nossa vida, é nosso futuro.

No você e no nós, eu gostaria de incluir os nossos irmãos piripaenses. Porque não se trata de apenas dividir nossa água, com qualquer uma das nossas co-irmãs vizinhas, é que dividir o que já é pouco é transferir o problema para um pouco mais adiante. É o famoso empurrar com a barriga. Precisamos olhar o problema com a grandeza que ele exige. Já estamos cheios de promessas, precisamos de atitudes, de soluções e elas passam por cada um de nós. Pense:

Até quando vamos esperar para cobrar dos governos municipais, estaduais e federais, solução definitiva para um problema conhecido e que se repete ano após ano?

Até quando vamos nos acomodar com soluções precárias, que em breve vão precisar de outra e depois mais outra… enquanto os cofres dos governos são abastecidos com nosso dinheiros através dos nossos impostos e taxas?

Até quando vamos ficar “sentados, com a boca escancarada, cheia de dentes esperando a morte chegar” e, morte por falta d’água, como tem morrido nossos animais e nossas plantações?

Precisamos agir urgentemente: governos municipais, sociedade civil, vereadores, eu e você. A hora é agora, vivemos no nosso país um momento de grandes manifestações, de cobranças, “o gigante acordou”, o povo está na rua… e nós, até quando vamos ficar “deitados em berço esplêndido” ?

O que eu tenho feito?

O que você tem feito?

“Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.” Madre Teresa de Calcutá

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

19 Comentários

  • fabiano byu disse:

    Décio, hoje Condeúba só tem você que possa nos ajudar nessa causa,porque já fomos a Câmara de vereadores, já fomos ao sr prefeito e te confesso solução ZERO. hoje precisamos de um meio de comunicação serio como o seu SITE. porque por mais que estamos vivendo esta dificuldade existe pessoas que não ta nem ai.
    então contamos com você EXITE DUAS FORMAS DO HOMEM APRENDER(com DOR ou CONSCIÊNCIA) já que não esta tendo consciência veremos na dor..
    isso a 5 meses atras que tanto eu quanto joão BO víamos martelando com essas autoridades mas tudo em vão ai deixamos de mão, mas sempre querendo fazer algo em prol dessa mãe(BARRAGEM CAJUEIRO) ela vem desfalecendo pedindo socorro mas ninguém faz nada. fizemos reunião com os responsáveis eles veem com DADOS TÉCNICO que não exitem mais, que são dados desde 1945, hoje o açude encontra-se a coreado então não adianta nos discutirmos que ele falam(VOCÊ QUE SABER MAIS QUE O TÉCNICO) cala a boca de qualquer matuto.mas temos consciência que estamos certo que eles tao levando nosso bem tao precioso e nos não podemos fazer nada.
    a unica riqueza que temos no nosso município,o único local de lazer,onde podemos levar nossos filhos para da um passeio dominical de canoa,pesca ver os pássaros,garças,bem-ti-vi portanto estamos caminhando para um fim só de historia documentários e tristeza, porque quem nasceu nas margens dela e ver como esta hoje já considero um fim,TUDO ISSO EU CULPO ESSES PÓLICOS DO NOSSO ESTADO)
    que na época de campanha vem e prometem que vai fazer até chover quando se elegem nem limpar um açude eles fazem mas vamos horar, rezar, só por deus…
    DEUS PROVERÁ!!!!!

  • José Carlos disse:

    Há mais de seis meses, houve uma discussão, na associação da Raposa para construção de uma pequena adutora,que atendesse as residências do Bem-ti-vi e parte da Raposa, nessa época, segundo a própria Embasa já não havia condições de nenhuma adutora devido à falta de condições da Cajueiro, Reunião da qual existe lavrada em ata, se a mais de seis meses a barragem não tinha condições de atender uma pequena adutora no Município de Condeúba, como hoje, nas condições em que se encontra, pode atender uma cidade inteira! Eis o questionamento! E se for para fazer adutora, que seja a da associação fazenda Raposa, que foi que primeiro reivindicou, isso é uma questão democrática, ceder um direito de nosso município em prol da EMBASA, Isso agente não pode admitir, jamais, Há coisas na vida que só se resolve com ignorância, Infelizmente!

  • Roberto disse:

    Decio lhe peço desculpas pois falei mal do seu site na eleição passada quando estava do lado de toinho e odilio. hj vejo q vcs são de grande utilidade para nossa cidade. vcs tem coragem de enfrentar até o prefeito de apoiam. então vcs estão de parabens é assim mesmo q se faz, gente direita.
    peço a todos q amam nossa velha condeuba, peço em nome do socorro q precismos mandem este texto para parentes, amigos, conhecidos. postem no facebook, compartilhem. vamos formar uma grande corrente o povo tem força. vamos cobrar dos politicos. se acontecer o pior e nossa agua for para outras cidade e vier a faltar aqui,nós teremos feito a nossa parte. vamos a luta um por todos e todos pela nossa agua. Obrigado decio

  • Fa de Piripá disse:

    Senhor Fabiano, enquanto o senhor está preocupado com teus passeios dominicais e levar teu filho para passear em volta da barragem para andar de canoa,pesca ver os pássaros,bem-ti-vi , traga ele a barragem de Piripá e mostre a ele o que é uma triste realidade, acho mais convincente. Se depois disso continuar com a mesma opinião, devo dizer que o senhor não tem coração.

  • João Gagu disse:

    Olá amigo faraó, mostre para esses Diretores da Embasa como foi difícil a construção desta nossa barragem que nos fornece está abençoada aguinha. É bom lembrar também que, a nossa barragem é bem mais velha que o referido Órgão de distribuição. Segundo conta os mais antigos, nossa barragem foi construída pela força dos braços dos nossos antepassados, puxando terra de carro de boi e quem não tinha condições de comprar este equipamento sofisticado da época, puxava a terra com os bois arrastando um couro, cuja terra era cavada com um pequeno tratorzinho da marca Carterpilha. E hoje meu amigo, com tantas máquinas modernas, compressores de furar pedra, pois os lajedos do sangradouro foram furados para colocar as dinamites com pontaletes seguros por um trabalhador e dois batendo com as pesadas marretas; sem contar com as caçambas gigantes hoje existentes, são tantas máquinas que o Governo Federal está dando aos municípios como se fossem brinquedinhos de natal. Porque não constroem a barragem do São Domingos e a de Piripá na localidade de Morrinhos, já em projetos há mais de 50 anos, ambas no Rio Gavião. Ah! se construídas iriam perenizar o nosso também sofrido rio.

  • José Carlos disse:

    Muito bonita a sua postura Roberto, todos nós cometemos erros, e ter a humildade de reconhecê-los é raro no mundo de hoje, por isso, você também se encontra de parabéns! Pode ter certeza que será perdoado, acho que foi até mesmo antes de seu pedido de desculpas, posso te garantir isso, porque Décio é uma pessoa de muito inteligência, daquelas que se conhece a fundo, não é qualquer coisa que poderia atingi-lo, principalmente em se tratando das políticas existentes nas pequenas cidades, em relação ao site, isso é jornalismo, e as opiniões são muito importantes para seu crescimento. Agora temos que focar nas questões de risco que temos! Talvez seja agora a hora de começarmos a exercer a real democracia, esquecer o partidarismos, e nós, todos juntos, começarmos a lutar pelas causas de crescimento de nossa região, não só Condeúba, mas como disse Décio, nós, juntamente com todas nossas coirmãs, a construção dessa adutora no momento não é uma solução acertada pra ninguém! A construção de um novo reservatório, seria! Temos que unirmos nessa causa, como nunca! Ou enfrentaremos maiores transtornos em um futuro muito próximo! Certamente, que todos nós sabemos disso. Não?

  • Marta disse:

    Duvido q Guto em sã consciencia aprove uma coisas dessa. Sem noção.

  • João de Piripá disse:

    Vamos lutar, sem luta não tem vitória.
    água é coisa séria. não brinque com isso. o povo merece respeito. o povo precisa se respeitar

  • raimundo nonato disse:

    AMIGOS TEMOS Q FAZER CONTATOS COM DEPUATADOS.
    CADẼ DONA ANGELA CADE ZE RAIMUNDO CADE FABRICIO…
    NAO VEJO NADA DE ERNER GUSMAO, SÓ APARECE PARA FAZER BAGUNÇA NA CIDADE NA HORA DE TRABALHAR, MOSTRAR ALGUMA COISA, NADA.

  • joselina (jose) disse:

    Seu oclides publique no seu site isto aí. vai ser bom

  • Rebson disse:

    na situação em que nossa barragem se encontra, esta mais fácil encanar lama para Piripá e não água….

  • fabiano byu disse:

    CARO,fá de piripa, vamos se manter contato, aceito seu convite e vou até a barragem ai sim.porque eu quero educar meu filho mostrando ele porque estamos nessa luta para que nós não passamos pelo mesmo problema que vocês vem passando pelos longos tempos.( SEM ÁGUA )
    queremos preservar a nossa flora e fauna,e não deixa que os governantes juntamente com essas empresas que não tem nenhuma responsabilidade vem em nossos município e levar tudo, achando que são de direito deles,porque essa tal embasa é simplesmente uma sangue-suga.ai nós aceitando tudo aqui Condeúba,piripa e cordeiros irá morrer abraçados.
    voltado ao assunto questionamento acima, não quero dizer que vocês não cuidou da sua barragem, são os políticos que por ai passaram que todos nos sabemos que eles não fizeram nada contra a seca. ou eu estou enganado?
    portanto, nós somos irmãos e nau vamos nega água e não temos nenhum direito, porque sem água nenhum ser humano sobrevive,o que temos que fazer é(RACIONAR E CONTROLAR) concorda comigo???

  • Leo disse:

    Tudo mundo sabe que a Barragem não tem capacidade de atender uma demanda desse tamanho.Mas aposto que a EMBASA só vai afirmar isso quando a BARRAGEM DE CONDEÚBA
    estiver com 1 litro de de água…ai já vai ser tarde demais…Não se deve negar água ,mas dai então sacrificar os mais de 18 mil condeubenses para salvar 7 mil piripaense????

  • Agnério Evangelista disse:

    Não tem cabimento uma medida dessa. Nossa Barragem está com 30% da sua capacidade, estamos com racionamento, carros-pipa não param, e a solução para atender Piripá é essa? Do jeito que vai, nem Condeúba, nem Cordeiros, nem Piripá daqui a 60 dias. A coisa tá feia. Vamos procurar outra saída melhor para nosso vizinho. Piripá merece respeito. Não é negar água a quem precisa, mas desse jeito não resolve nada, pelo contrário, agrava tudo.

  • reges disse:

    Isso tudo que esta acontessendo, são reflexos de nossas atitudes destruidoras,sem limites, enquanto estamos preocupados com a água da barragem de Condeuba, suas nascentes e leitos dos rios que levam água até ela estão sendo desmatadas, calsando serios riscos de desaparecimento destas nascentes e rios.
    Por isso acho que o probrema e mais serio,alem de controlar a água da barragem temos que empedir as destruições de nossas nascentes e rios.
    temos que sairmos nas ruas com protesto para concientizar a população e juntarmos nossas forças para enfrentarmos este probrema tão serio que é a falta da vida ( água).

  • José C. Ormundo disse:

    Na questão ao Meio Ambiente, ainda há uma chance de reverter parte dessa situação, com embasamento nas Leis Ambientais de proteção de Mananciais, realizar em conjunto aos proprietários ribeirinhos um plano para proteger as margens do riacho que abastece a represa Champrão, tem que ser drástico no projeto, isolar, sercar no mínimo 15 metros de cada margem para que a mata ciliar volte a desenvolver e proteja as margens do riacho dos assoriamento e mantenha a umidade ideal para segurar as nascente vertendo. É isso ou nada em um curto período de tempo, IREMOS FICAR SEM A SAGRADA ÁGUA da forma que está indo. Deverá de acabar com os desmatamentos e as carvoarias, o próprio Prefeito Guto pode criar um Departamento dentro da guarda municipal para fiscalizar esses desmatamentos e queimadas, cria um decreto criando o Patrulhamento Ambiental, para que oriente e fiscalize o Meio Ambiente nas propriedades rurais, é uma medida para começar a pensar no futuro pela falta de água em nosso município, são através dos pequenos detalhes que se obtém bons resultados, pensem nisso, cuide das nascentes, das matas que o futuro é certo, sem água ou com ela preservada.

  • c. nego disse:

    Povo condeubense precisamos nos unir para salvar nossa barragem da seca, não vamos esperar providencias das autoridades porque isso não vai acontecer. Vamos unir e acabar com essa farra, vamos da um basta a prefeitura de cordeiros e Piripá esses prefeitos tem trabalhar pelos seus municípios e parar de viver nas costas da prefeitura de Condeúba que já tem muitos problemas. Vamos lutar, reuniremos na segunda feira na entrada da barragem pela manhã.

  • C. Nego disse:

    Sr. Prefeito de Condeúba, precisamos da sua ajuda para impedir que carros pipas distruam o leito da barragem com os seus caminhões derramando óleo e vendendo essa água a preço exorbitante para pessoas que mau podem comer. Aguardamos providências.

  • pedro disse:

    Sabe por que a EMBASA, não a embasa de condeúba. To falando da EMBASA distribuidora de água da Bahia ta querendo fazer essa adutora?Porque vai ficar mais barato para ela.
    Fazendo um calculo simples, a embasa com 6 caminhões pipas levando água ate piripá cada caminhão fazendo 6 viagens por dia ta gastando 7.200,00 por dia, ela vem fazendo isso a quase um ano ou mais não sei ao certo.Então vamos fazer as contas .
    7.200,00(sete mil e duzentos reais por dia) por dia X 365 dias (que equivale a um ano) da um total 2.628.000,00 (dois milhões seiscentos e vinte oito mil reais ).
    Fazendo a adutora ela vai gastar somente 1.800.000,00 ou ate um pouco a mais depois e só alegria.
    Foi feito uma adutora para cordeiros na época gastou mais de 1 milhão ,por que a EMBASA não construiu uma barragem la em cordeiros após ter feito essa adutora ? de La para Ca já choveu bastante dava para ter enchido e assim ajudaria muito, seria uma cidade a menos para levar água da nossa barragem .mas a EMBASA só quer resolver o problema dela. A adutora para EMBASA é como sair do aluguel.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.