Açougueiros e marchantes de Condeúba se reúnem com autoridades em busca de soluções para o abate de gado

Por: Dermeval Filho

MATADOUROComo parte do compromisso assumido com a Defensoria Pública que atua no município, a Administração Municipal proporcionou um encontro entre açougueiros,marchantes e representante de Frigorífico instalado em Vitória da Conquista como primeiro passo em busca de uma solução para o abate de bovinos e suínos em condições exigidas pela Lei.

A presença do Diretor da Confrigo, Alber Resende, como informam os responsáveis pelo encontro, foi sem o compromisso de firmar qualquer contrato de forma antecipada. No primeiro momento, a iniciativa tem como objetivo esclarecer como funciona o processo de abate dentro de um Frigorífico regularizado e que atenda as exigências da vigilância sanitária.

Estiveram presentes na reunião, várias lideranças políticas e secretários do município, além das pessoas que vivem desse ramo do comércio em Condeúba. O diretor do frigorífico levou aos comerciantes todo o procedimento para recolhimento dos animais, a viagem até o frigorífico em Vitória da Conquista, abate, custos e a entrega da carne pela empresa aos marchantes e açougueiros de cidade.

Todo o processo de abate e venda de carnes em questionamento visa atender a Portaria 304/96 que regulariza a prática dessa atividade. Entre as informações levadas aos comerciantes pelo diretor da Confrigo, está o fato de que todo esse procedimento de abate e comercialização só é concretizado após a devida inspeção e autorização por veterinário da ADAB.

O próximo passo, como informa a Secretaria de Comércio, será uma nova reunião marcada para o dia 29/10 em Tremedal, entre a promotoria e Administração em busca da melhor solução.

Fonte: Portal da Transparência – Governo de Condeúba

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

8 Comentários

  • ZÉ DE FERNANDO disse:

    Este é um assunto crucial,de suma importância que mexe com o interesse de todos nós enquanto consumidores,uma vez que, nunca ficamos sabendo a procedência da carne que comemos.A carne que comemos vem dos mais diversos lugares provenientes de um abate sem higiene alguma,sem falar que boa parte dela passa pelo mercado municipal,local aliás sem nenhuma condição de comercializar alimento algum. Portanto temos que participar dessas discurssões, todo abate feito sem acompanhamento técnico veterinário é irregular e pode causar danos à saúde humana,doa a quem doer: ABAIXO O ABATE CLANDESTINO EM NOSSA CIDADE.

  • Roberta disse:

    Fora que os açougueiros agridem os cachorros com o mesmo facão utilizado no abate, é uma vergonha isso…

  • juari disse:

    Concordo de que o abate deve ser feito de forma regular e com higienização. Porém não pode dificultar a vida dos açougueiros, esta é uma forma de sobrevivência para a maioria que vive deste ramo. Esta fiscalização deve ser feita em Condeúba e não levar para Vitória da Conquista. Causando grandes transtornos para os condeubenses.

  • Isabel Rocha disse:

    Concordo com Juari, pois acho que fazendo o abate em outra cidade vai gerar mais custos, fazendo com que o preço da carne aumente ainda mais para o consumidor.

  • ZÉ DE FERNANDO disse:

    È bom lembrarmos que a ADAB,principal órgão de fiscalização do setor no município sempre fez vista grossa para com o assunto,faz de conta que nada vê.É por isso que digo, TEMOS QUE PARTICIPAR DAS DISCUSSÕES, pois foi feito um balanço pelo frigorífico que se ofereceu para levar o gado e devolve-lo abatido e as contas se equivalem com as despesas obtidas pelos açougueiros que abatem gado hoje em nossa cidade.Trata – se de saúde pública,prevenção e está provado que o município sozinho não tem como garantir essa fiscalização num território tão grande.

  • sergio disse:

    Procurem um meio que se resolva e fique tudo em condeuba. Ressaltando que não é só a adab que não funciona nesse governo do PT não.

  • ZÉ DE FERNANDO disse:

    Bom Sérgio,você não entendeu,na verdade alertei para participarmos da discussão,más me parece que a sua preocupação não são as condições de abate,nem o risco que corremos, me parece que sua preocupação é o PT,devo lhe alertar TERÁS LONGA DOR DE CABEÇA…

  • sergio disse:

    VOCÊ PRECISA CONVERSAR MUITO COM A POPULAÇÃO E SABER O QUE O POVO ESTÃO ACHANDO DA FORMA E DA ARROGÂNCIA QUE VOCÊ E MUITOS OUTROS VEM TENDO DEPOIS QUE CHEGARAM AO PODER O MESMO POVO VAI TIRAR VOCÊS . SE LIGA QUEM ESTA NO PODER QUE SERA TRAÍDO JÁ QUE O POVO MAIS POBRE E SOFRIDO ESTÃO SENDO TRAÍDO POR VOCÊS.O PT NUNCA ME REPRESENTOU .

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.