Novembro Azul: Visita de casal ao médico facilita diagnósticos de doenças do homem

IMAGEM_NOTICIA_5A visita ao médico feita em conjunto por homens e mulheres pode trazer um resultado melhor para o casal. Segundo o ginecologista José Bento, casais que se acompanham nas consultas podem se ajudar e até lembrar de fatos que o outro ignora, principalmente as mulheres, que costumam passar muito mais informações ao médico do que os homens.

O homem costuma ser bem mais resistente a ir ao médico e, de acordo com pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia especialista, menos de 50% dos brasileiros fizeram uma consulta com o urologista. O ideal, no entanto, é que eles se examinem a partir dos 50 anos para detectar precocemente o câncer de próstata. Caso haja casos na família ou fatores de risco, como obesidade, o homem deve procurar ajuda aos 45 anos. O urologista Leonardo Lima Borges diz que uma das causas do tratamento do câncer de próstata vem do receio da maioria dos homens de realizarem o exame de toque. Esse exame é de vital importância para o diagnóstico precoce da doença, junto com o PSA, que é um exame de sangue. No entanto, um resultado alterado no exame de PSA não significa um câncer, como alertou o médico, e pode ser apenas um aumento benigno da próstata.

Além do câncer de próstata, outra preocupação é o câncer de testículo. Uma das maneiras de detectar a doença precocemente é o autoexame em casa, para observar se aparecem alterações que podem indicar um sinal de alerta. O ideal é que o homem faça o autoexame uma vez por mês, após um banho quente, já que o calor facilita a observação de anormalidades no tamanho, sensibilidade ou densidade. De acordo com o urologista Leonardo Lima Borges, é preciso observar sensação de peso no escroto, dor na parte inferior do abdômen ou virilha ou desconforto no testículo. Informações do Bem Estar.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.