Condeúba: Alunos do CRAS passam por exame de graduação em curso de Karatê

Por: Dermeval Filho

cras-graduacao-em-curso-de-karate-07

O CRAS de Condeúba, vinculado à Secretaria de Assistência Social e com o apoio da Diretoria de Esportes realizou na manhã do último domingo (24)o exame de graduação de faixa para a turma de alunos/atletas das aulas de karatê, oferecidas pela Secretaria.

Foram dezesseis alunos de várias idades avaliados pelo Sensei Júnior e pelo grupo de jurados que o auxiliaram na aplicação das notas. Com o apoio dos familiares e prestigiados por admiradores do esporte, os alunos/atletas cumpriram bem o seu papel desempenhando com perfeição os movimentos e as atividades aplicadas pelos avaliadores.

cras-graduacao-em-curso-de-karate-02

De acordo com o atleta formado pelo CRAS, Florindo Júnior, que compôs o grupo de jurados no exame deste domingo, o projeto de karatê desenvolvido pelo CRAS  conta atualmente com cerca de trinta alunos/atletas e ao longo dos anos já formou em nosso município, oito atletas faixas pretas, sendo que vários deles são filiados em federações e disputam torneios em diversos níveis pelo país.

cras-graduacao-em-curso-de-karate-04As aulas de karatê  ministradas as terças e quintas com a orientação do Sensei Júnior, são abertas a quaisquer interessados com idade mínima de cinco anos. Os pais e interessados em praticar o esporte podem procurar pelos instrutores na sede do CRAS em nosso município e obter maiores informações sobre a matrícula.

Praticante do karatê há 14 anos, sendo um dos oito atletas faixas pretas formados no município, Florindo Júnior lembra ainda a influência do esporte na formação do cidadão e cita vários exemplos de crianças que chegaram às aulas de karatê por orientação médica e de professores que viam na prática do esporte  uma forma de auxiliarem essas crianças e adolescentes a superarem algumas barreiras no dia a dia.

São casos de obesidade, instabilidade de comportamento, acompanhadas de dificuldades de atenção, que se observam especialmente em crianças e para os quais a prática do karatê teve e tem, segundo os praticantes e especialistas, um papel fundamental em sua superação, com resultados percebidos tanto em salas de aula, quanto na relação social e familiar.

O karatê trabalha entre outros aspectos, a disciplina, o respeito e concentração, necessários tanto no esporte, quanto na vida em sociedade. É sempre importante lembrar para quem deseja iniciar em qualquer esporte, ser indispensável uma avaliação médica e de profissional de educação física, para que cada pessoa conheça o seu condicionamento, evitando assim, lesões e sobrecarga de atividades.

Fotos: Plínio Júnior

Fonte: Portal da Transparência – Governo de Condeúba

acesse-aqui-mais-fotos-deste-evento

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

5 Comentários

  • Leandro Flores disse:

    Queria parabenizar o Karate de Condeúba e dizer que esse esporte é a melhor ferramenta de combate a todos os tipos de poblemas sociais enfrentados pelos nossos jovens de hoje em dia, como drogas, violências e outros fatores. Gostaria também de saudar a equipe e dizer que o PRINCIPAL RESPONSÁVEL pelo Karate em nossa cidade e região, bem como todas as conquistas desse esporte ao longo de quase 15 anos é o SENSEI JESUINO COUTINHO, um grande mestre, respeitado em todo o Brasil e que hoje, devido a um problema de saúde, encontra-se em São Paulo. O Sensei Jesuino é um guerreiro, um herói que levou o nome do nosso municipio a diversas partes do Brasil. Deixo aqui minha admiração e respeito por esse grande homem que fez história em nossa cidade. Assim como o Sensei junior, Florindo e Gabriel de Caculé, também sou um discípulo dele, com muito orgulho.

    Oss

  • Felipe vieira de souza. disse:

    queria parabenizar, a o sensei Jesuíno, que iniciou esse esporte na nossa cidade… fico feliz por esse esporte ter continuado ate hoje. por que na nossa cidade tudo que começa logo acaba…pena que eu não possa mais estar ai para treinar com meus amigos como faseamos antes.e me orgulho de ter sido graduado faixa preta na minha cidade, pelo sensei Jesuíno.. parabéns a todos..e que o Karatê continue por muito tempo…

  • Vanessa Dias disse:

    Parabéns primeiramente ao Sensei Jesuíno que sempre acreditou no Karatê em Condeúba, e parabéns a todos que nunca deixaram o esporte morrer, sinto orgulho de já ter feito parte desse grupo! e mais orgulho ainda de ver caras novas e velhas nessa mesma estrada!

    Oss!

  • lucas ribeiro disse:

    tenho a honra de fazer parte do karatê de condeúba e como ja dito pelos senseis aí acima os quais tive o prazer de treinar junto com eles…(leandro..felipe…e vanessa) ..O KARATÊ É SEM DÚVIDA 1 ESPORTE A SER PRATICADO EM CONDEÚBA PRA SEMPRE…ALÉM DO EFEITO DISCIPLINAR Q É O MAIS IMPORTANTE…TEM A SAÚDE ETC..QUERO LEMBRAR A TODOS O CAMPEONATO Q PARTICIPAMOS EM SAO PAULO NO QUAL FOMOS A ACADEMIA Q MAIS GANHOU MEDALHAS…INCLUINDO AS DE 1 LUGAR…E COMO CITOU SENSEI LEANDRO….O MÉRITO TOTAL DESSE TRABALHO É SEM DÚVIDA DO SENSEI JESUÍNO Q SEMPRE FOI ALEM D 1 PROFESSOR 1 PAI ..PELO MENOS É ASSIM Q EU O VIA…E DEIXO O CONVITE A TODOS PQ O KARATE EM CONDEÚBA NAO ACABOU GRAÇAS A SENSEI JOSUÉ E EU SENSEI LUCAS AS AULAS ESTAO ACONTECENDO N COLEGIO TRANQUILINO TERÇA E QUINTA 19 HORAS…oss

  • sensei Evan mattos disse:

    Olá amigos e praticantes desse lindo esporte que é o Karatê no Brasil, sou sensei em Karatê, faixa preta 4° Dan do estilo goju ryu , e também sou um grande amigo e admirador do mestre sensei Jesuíno Coutinho, e gostaria de um contato dele, se vcs. Tiverem por favor me informa. Muito obrigado oss.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.