Leandro Flores lança projeto de cartas e depoimentos

Depois de mais de um ano em sigilo, Leandro Flores e outros escritores – entre eles a Cordeirense Gisele Santos – lançam o Projeto de Cartas e Depoimentos em Belo Horizonte.

projeto cartas e depoimentos leandro floresEm meio ao século XXI, com a tecnologia cada vez mais avançada e com tantas formas de se comunicar como SMS, MMS, WHATSAPP, CHAT, FACEBOOK, E-MAIL etc., um grupo de amigos (de vários cantos do Brasil) resolve voltar ao tempo e adotar uma prática que atualmente está um pouco antiquada: trocar correspondências via correios.

Idealizado pelo jovem escritor e poeta Leandro Flores que manteve o projeto em sigilo para uma maior elaboração em termos de resultados, onde visa principalmente aproximar as pessoas através de cartas e depoimentos, compartilhando assim uma discreta troca de informações pessoais ou artísticas, com base na visão de mundo de cada uma delas. Reunir os melhores textos e publicá-los em uma coletânea literária ao final de cada ano.

“Precisávamos resgatar de alguma maneira um pouquinho dessa magia e assim, surgiu o projeto de Cartas e Depoimentos. Foi muito bom. Fizemos bons amigos, conhecemos pessoas para lá de especiais e nos deliciamos com histórias que nos fizeram acreditar realmente na arte e nos poetas.” Afirma Flores.

Para o escritor, o simples fato de receber uma carta, depois de uma longa e angustiante espera, de rasgar o envelope, sentir o cheiro do papel e se deliciar com cada palavra, cada formato de uma letra qualquer, cada novidade, já é uma sensação indescritível.

Durante um ano, os participantes desse projeto – que foi lançado no último dia 08 de fevereiro na cidade de Belo Horizonte – trás escritores como Valdeck Almeida de Jesus, Carlos Conrado, Gisele Apolinário, Fabiana Buono, Celeste Farias, Letícia Calmon, Leandro Flores, Cymar Gaivota e a cordeirense Gisele Santos que participa pela primeira vez de uma antologia poética, mergulharam no universo das letras para registrar de maneira pessoal ou fictícia suas visões de mundo, fatos do cotidiano e opiniões durante o projeto. O resultado foi o livro “Tens Algo Para Mim?”, que também será lançado em março deste ano, na Capital Mineira. Que ainda tem prefácio da educadora e escritora Renata Rimet, capa do editor e jornalista Ivan de Almeida e revisão, organização e relações públicas de Celeste Farias, esta que vos escreve.

Para mim, foi uma honra participar deste projeto audacioso, que está sendo selado com inusitáveis obras de grandes amigos escritores e correspondentes. O livro trás ainda personagens fictícios que estabelecem uma conexão entre o real e o imaginário, fazendo com que o leitor viaje por entre este múltiplo mundo, através dos bilhetes, cartas e depoimentos. E você, vai ficar de fora ou será um passageiro desta incessante viajem?

Celeste Maria Farias de Souza Dias (Belo Horizonte, 08 de fevereiro de 2014)

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

3 Comentários

  • Leandro Flores disse:

    Grato DDEZ pelo espaço. Um bom projeto só realmente faz sentido quando temos voz e ouvido.

  • LUCIANA LIMA disse:

    FICO FELIZ E AO MESMO TEMPO ME SINTO PRIVILEGIADA EM SABER QUE A NOSSA TERRA POSSUI TALENTOS COMO LEANDRO E CELESTE ,PARABÉNS E COMO EDUCADORA AGRADEÇO PELO PROJETO QUE RESGATA O QUE NÓS COM AS MODERNIDADES DEIXAMOS DE LADO .O PRAZER DE ESCREVER .

  • Marittza Ribeiro disse:

    Valeu Leandro.
    Este eu quero ler!!!
    Parabéns

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.