7 de setembro em Condeúba – Espetáculo de Civismo

Por: Décio Pereira

7-de-setembro-em-condeuba-2014-1

Fotos: Ddez

Depois de alguns anos sem o tradicional desfile de sete de setembro, um dos eventos patrióticos mais aguardados aconteceu hoje em nossas ruas, que foram invadidas pelos alunos dos Colégios Eleutério Tavares, EJARF e Dário Lima, em um belíssimo espetáculo de civismo. Os alunos vestidos de importantes figuras da nossa independência, tomaram as ruas conduzidos pelas fanfarras FAMUCON e DESBRAVADORES. Que deram um show à parte, com belíssimas evoluções, movimentos e ritmos diferentes dos que estávamos acostumados. Parabéns aos músicos, bailarinos(as) e em especial aos comandantes, que se desdobraram para fazer o show acontecer.

7-de-setembro-em-condeuba-2014-7

Foi um evento altamente prestigiado que encantou a população, que emocionada demonstrou estar com muita saudade dos desfiles, quando encheu as ruas e praças, tornando difícil, muito concorrido um bom lugar para assistir. Acreditem, até o sol, que quase sempre é escaldante nessa época do ano, deu uma pausa e assistiu, mas escondidinho, permitindo que nossas crianças desfilassem com tranqüilidade, sem maiores transtornos que o calor normalmente causa.

7-de-setembro-em-condeuba-2014-13

Tudo muito colorido por nosso verde, amarelo, azul e branco, cores que representam nosso Brasil e pelo vermelho e amarelo que representa nossa Condeúba. As escolas deram um show na organização, os professores demonstraram uma dedicação extrema, pois as escolas são formadas por um publico infantil, precisando assim de maiores cuidados. Tudo saiu perfeitamente lindo. Os pais encantados com seus filhos chegavam às lágrimas, diante de tanta beleza e emoção, o que mostra que ainda não perdemos nosso amor pela tradição do 7 de setembro, muito pelo contrário, ficou evidente que esse desfile fez muita falta nos anos que não aconteceu.

7-de-setembro-em-condeuba-2014-17

Depois do desfile, as escolas se apresentaram na frente do prédio do Paço Municipal, nesta apresentação outras escolas do município como Alcides Cordeiro, Tranquilino Torres e Estadual se incorporaram, levando o publico aos aplausos. Tudo muito simples, mas muito bonito e de significante importância para nosso povo, principalmente nossas crianças, pois muitas delas não conheciam um desfile de sete de setembro. Nessa oportunidade tivemos também a palavra do Prefeito do Município, o Sr. Guto Ribeiro (PT).

7-de-setembro-em-condeuba-2014-10

Vários professores, que hoje já estão na inatividade, foram homenageados, mostrando assim que a educação de um povo se faz com todos os mestres, tanto com os que já se aposentaram, quanto com os atuais que a mantém.

7-de-setembro-em-condeuba-2014-9

O destaque do desfile ficou por conta da grande quantidade de crianças especiais que participaram, todas lindas, bem vestidas e numa felicidade de causar inveja. Eu que também sou pai, confesso que fui às lagrimas quando vi aquilo, daquela forma. Não sei se todos tiveram a sensibilidade de perceber o grau de importância para aquelas crianças em desfilar, em tocar um instrumento no seu ritmo, que pode não ser o nosso, mas é o melhor de todos os ritmos, pois é o ritmo da igualdade, que os coloca em sintonia única com todas as outras. Fica nosso registro e nossas felicitações aos organizadores que tiveram a coragem enfrentar esse desafio. Um dos professores, responsável por uma dessas crianças, me confidenciou que passou a noite em claro, com receio do que poderia acontecer, já que algumas são sensíveis demais a barulho. Quando terminou o desfile o encontrei chorando, não precisei perguntar o motivo, eram lágrimas entre sorrisos, era o choro por uma importantíssima missão cumprida.

A programação durou cerca de três horas, seguindo do Colégio Paulo VI até o Paço Municipal. A educação de Condeúba compensou em um só evento os tantos outros que não existiram, foi fantástico, lindo, show. Parabéns, mais uma vez, a Educação de Condeúba, que com o IDEB lá em cima, vai muito bem, obrigado.

Fotos: Ddez / Facebook

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

4 Comentários

  • Rita disse:

    Particularmente foi um dos melhores desfile que já participei em Condeúba. Parabéns a todos pela organização.

  • Ramon Sousa disse:

    Minha irmãzinha, Maria Angélica, não conseguia se conter de tanta ansiedade durante todo o dia que antecedeu o desfile. Uma das coisas que mais me chamou a atenção, foi o fato dela realmente saber da importância do dia 07 de setembro e o motivo de tudo aquilo que seria ilustrado. Foi algo, realmente, marcante.
    Enfim, a missão foi cumprida. Parabéns aos organizadores e a todos que compareceram, num ato claro de civismo.

  • Carlos Antonio disse:

    Ver meu filho lindo no desfile foi uma grandeza. Parabéns a todos da educação, especialmente do Colégio Eleuterio.

  • Nanda disse:

    BOM DEMAIS VOLTAR AS TRADIÇÕES DO 7 DE SETEMBRO. TODOS GANHAM COM A EDUCAÇÃO FEITA CORRETAMENTE DANDO VALOR A QUEM FOI E A QUEM É. FIQUEI MUITO EMOCIONADA COM A QUESTÃO DOS MENINOS E MENINAS ESPECIAS, PARABÉNS A QUEM TEVE A IDEIA E DEUS ABENÇOE A QUEM CUIDOU DELES NO DESFILE, DEVE SER MUITO DIFICIL, MAS TB DEVE SER MUITO BACANA SABER Q ESSE TRABALHO É UM DOM DE DEUS

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.