Quando adotar uma dieta livre de glúten?

O glúten é uma proteína encontrada em certos grãos como trigo, cevada e centeio (TV Brasil)

O glúten é uma proteína encontrada em certos grãos como trigo, cevada e centeio (TV Brasil)

Ultimamente, dietas livres de glúten estão recebendo bastante atenção na mídia. Elas têm sido associadas a aumento de energia, melhora de concentração e cura para males digestivos, e até mesmo podem melhorar os sintomas do autismo e ADHD em crianças. Com tantas coisas boas é difícil não se perguntar se seu filho não pode se beneficiar de uma dieta livre de glúten.

O glúten é uma proteína encontrada em certos grãos como trigo, cevada e centeio e porque o glúten ajuda a tornar os alimentos mais saborosos e melhora a sua textura, também é adicionado a tudo, desde a charcutaria (salsichas, salames, etc.) até nas batatas fritas.

Para a maioria das crianças glúten é completamente inofensivo, com duas exceções;

– Crianças que foram diagnosticados como portadoras de doença celíaca;

– Crianças com doença não-celíaca com sensibilidade ao glúten.

O que é doença celíaca e não celíaca com sensibilidade ao glúten?

A doença celíaca é uma condição auto-imune que afeta uma em cada 133 pessoas. Para crianças com doença celíaca, até mesmo o menor pedaço de glúten pode significar problemas, desencadeando a liberação de anticorpos que atacam as paredes do intestino causando danos, tornando-se difícil de absorver muitos dos nutrientes que as crianças precisam para crescer e desenvolver. Eles também podem causar muitos sintomas desagradáveis, como gases, flatulência, diarréia e perda de peso ou ganho de peso. A doença celíaca não tratada também pode levar a complicações como anemia, distúrbios neurológicos e osteoporose.

Já os Não Celíacos com Sensibilidade ao Glúten (NCSG), representam um número estimado de 18 milhões de pessoas nos Estados Unidos, não tendo estatística no Brasil. É semelhante à doença celíaca, uma vez que também envolve uma reação imunológica ao glúten. Mas ao contrário de doença celíaca, não chega a causar danos no intestino. Assim, uma criança com NCSG pode ter muitos sintomas semelhantes, mas não terá o mesmo dano intestinal, e nem as as deficiências nutricionais ou de complicações em longo prazo.

Atualmente, o único tratamento para a doença celíaca ou NCGS é uma dieta sem glúten. A dieta sem glúten é extremamente restritiva, sendo assim, é difícil a criança seguir. Festas de aniversário, comer fora e até a hora do lanche na escola pode ser uma tarefa difícil.

Mas a boa notícia é que, quando crianças celíacas retiram o glúten do cardápio, seu crescimento volta ao normal e os sintomas melhoram rapidamente.

Se você suspeita que seu filho tenha doença celíaca ou NCGS, os especialistas recomendam que seu filho seja examinado pelo seu pediatra antes de retirar o glúten da dieta. Na verdade, os testes para essas condições só funciona se o seu filho estiver comendo uma dieta contendo glúten.

Porque o glúten é encontrado em tantos alimentos, restringir desnecessariamente pode fazer com que seu filho perca nutrientes importantes como vitaminas B e ferro, que são encontrados em alimentos enriquecidos como cereais, pão, macarrão, etc.

Se, após o teste, seu filho precisar ficar sem glúten, poderá ser acompanhado por um nutricionista para ajudar a desenvolver um plano que garanta que ele receba todos os nutrientes necessários para ter uma saúde ótima.

Fonte: EBC

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.