71% dos brasileiros não têm partido de preferência, diz pesquisa Datafolha

 

pesquisa data folha preferencia partidos

Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (9) pelo jornal “Folha de S.Paulo” aponta que 71% dos brasileiros não têm um partido politico de preferência. Segundo o instituto, o percentual é o menor desde que essa pergunta começou a ser realizada nas pesquisas, em 1989. Em dezembro de 2014, 61% disseram que não tinham partido preferido.

O último salto na rejeição aos partidos, segundo o Datafolha, havia sido na época das manifestações de junho de 2013. Ali, os que diziam não preferir nenhuma legenda saltaram de 55% para 64%.

O Datafolha fez a pesquisa entre terça-feira (3) e quinta-feira (5). O instituto ouviu 4 mil eleitores em 188 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos

O instituto apurou também quais são os partidos da preferência dos brasileiros. O PT, partido da presidente Dilma Rousseff, foi apontado por 12%. O PSDB, principal sigla de oposição, vem em seguida, com 5% da preferência. No último levantamento, em dezembro, o PT tinha 22% das preferências e o PSDB tinha 7%. O PMDB se manteve estável em 4%.

Aprovação da presidente entre petistas
Entre aqueles que disseram ter o PT como preferência, 52% avaliaram que o governo da presidente Dilma é ótimo ou bom. Em dezembro, esse índice era de 71%.

Por outro lado, a parcela dos petistas que avaliam a administração atual como ruim ou péssima passou de 3% para 12%.

No final de semana, a “Folha” divulgou pesquisa sobre a aprovação geral do governo. 44% disseram que a gestão de Dilma e ruim ou péssima.

Fonte: G1

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

UM Comentário

  • José Carlos Ferreira de Carvalho disse:

    Se for feito essa mesma pesquisa apenas com eleitores neutros, excluir da pesquisas brasileiros com vínculos partidários a rejeição com os partidos chega próximo de 80%. Isso prova uma evolução democrática na politica brasileira, cada vez mais os eleitores estão votando em candidatos, escolhendo pessoas esteja ele onde estiver. Essa é uma informação muito importante para as lideranças dos partidos políticos do Brasil, porque diante dessas informações, sabendo escolher seus candidatos, certamente que terá um resultado muito mais proveitoso nas eleições.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.