Condeúba é contemplada pelos serviços dos Voluntários do Sertão em sua 15ª edição

Por: Dermeval Filho

Dezesseis cidades estão envolvidas e milhares de atendimentos estão previstos durante toda a semana

voluntarios-do-sertao-primeiros-dias

Fotos: Douglas Intrabartolo

A rotina de Condeúba mudou completamente desde o último sábado, 18, após o desembarque na cidade, de toda equipe dos Voluntários do Sertão. Composta por um contingente de 370 pessoas dos quatro cantos do Brasil, a equipe que partiu de Ribeirão Preto, em São Paulo, rumo ao sertão baiano, juntou-se a um outro efetivo de voluntários locais, que ultrapassa 700 pessoas no total, abraçando espontaneamente a causa desde o primeiro instante. O resultado até então, e assim preveem os organizadores até o seu final, é de uma verdadeira engrenagem humana que tem funcionado a todo vapor com um único propósito – levar atendimento médico e gratuito a milhares de pessoas de Condeúba e região até o próximo dia 24 de abril, e consequentemente, melhorar a qualidade de vida dos moradores da região.

voluntarios-do-sertao-primeiros-dias-4

Acolhendo o projeto com muito carinho, vários moradores abriram as portas e hospedaram em suas casas uma grande quantidade de pessoas, entendendo a importância dessa ação para o município e região. Os primeiros profissionais começaram as atividades em pleno sábado, com a realização de triagens e outros diversos procedimentos, entre eles, exames de eletrocardiograma, pequenas cirurgias, suporte no hospital municipal, entre outras. O domingo começou com a realização de palestras sobre Direito Previdenciário, orientando as pessoas no que se refere à benefícios e aposentadorias. Já na noite de domingo, filas gigantescas eram formadas pelos vários pontos da cidade, onde foram instaladas carretas de atendimento em locais pré-estabelecidos, de acordo com cada especialidade oferecida.

voluntarios-do-sertao-primeiros-dias-11

Fila para atendimento em diversas especialidades. Foto: Ddez

Na manhã da segunda-feira, a cidade passou a viver um verdadeiro murmurinho de pessoas, de Condeúba e mais quinze cidades vizinhas, que aqui desembarcaram em busca de atendimento médico. Nem mesmo o sol escaldante e o calor intenso interromperam as atividades, e o que se pôde ver e constatar nas conversas pelas longas filas, foi um atendimento que prima pela paciência, educação e respeito à população carente.

voluntarios-do-sertao-primeiros-dias-17

Setor de oftalmologia. Foto: Ddez

Tendo como referência sobre a dimensão dessa ação, o setor de oftalmologia atendeu logo na segunda-feira, em seu primeiro dia, 800 pessoas, entre exames convencionais e cirurgias de cataratas. Segundo a coordenação do atendimento, e de acordo com o número de fichas distribuídas, a mesma quantidade de pacientes está prevista para essa terça, quando os atendimentos serão retomados.

Além da oftalmologia, o movimento dos Voluntários do Sertão oferece exames ginecológicos, mamografia, pediatras, dentistas, serviços laboratoriais, pequenas e médias cirurgias, além de orientação jurídica, palestras, e diversas outras especialidades. A ação que se estende até a próxima sexta-feira (24), em que os atendimentos acontecem até o meio dia, conta com o apoio de diversas empresas, instituições de saúde particulares, Governo Federal, Estadual e Municipal.

Fotos: Douglas Intrabartolo

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.