Cidade: Embasa em Condeúba amplia estação de tratamento de água

Por: Dermeval Filho

construcao estacao tratamento agua condeuba (1)

Fotos: Dermeval Filho – Portal da Transparência | Gov de Condeúba

A Embasa em Condeúba está em processo de ampliação da estação de tratamento de água (ETA), a qual atende Condeúba, Cordeiros, e mais recentemente a cidade de Piripá, que faz uso dos recursos em períodos de escassez, segundo informou a empresa. De acordo com o gerente local, a ampliação visa mais eficiência na limpeza da água que chega à torneira e o aumento da sua oferta junto à população.

construcao estacao tratamento agua condeuba (2)

Como a antiga estação de tratamento não supre mais a necessidade das cidades abastecidas, a Embasa está construindo em suas dependências, um floco decantador, o qual retira em média 90% das impurezas da água. “O filtro acaba recebendo a água quase limpa e só conclui o processo”, informou a gerência local.

construcao estacao tratamento agua condeuba (3)

A obra está prevista para ser concluída nos próximos trinta dias e deve aumentar a capacidade de tratamento da água em até 40%. Simultaneamente estão sendo substituídas as bombas responsáveis pela captação, instaladas na Barragem do Champrão. Sobre o fornecimento de água para a cidade de Piripá, a Embasa esclarece que existem horários determinados para a liberação da água, além de enfatizar que o atendimento à população da cidade vizinha acontece em períodos de estiagem, já que Piripá possui o próprio reservatório e esse supre as necessidades da população durante a maior parte do ano, informou a empresa.

Quanto ao processo de tratamento e limpeza, a Embasa destacou o papel dos operadores das estações de tratamento de água (ETA), que analisam a qualidade do líquido de duas em duas horas, além de realizarem análises bacteriológicas em suas dependências.

Fonte: condeuba.ba.gov.br

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

2 Comentários

  • Fabianobyu disse:

    Cuidar da barragem ninguem cuida, esta lá jogada à exploraçao.
    E o racionamento já começou aos condeubenses.
    Vamos ver qual será o fim dessa novela, eu contínuo a dizer soluçao só com a contruçao da barragrm dos MORRINHOS.

  • José Carlos Ferreira de Carvalho disse:

    Essa é uma questão que dispensaria comentários, mas eu vou colocar a data de hoje, para ficar bem registrada, “22 de outubro de 2015”. Estou falando de um possível futuro problema de nossa região, quem sabe mais uns dez ou vinte anos para frente, com o crescimento dessas três cidades. A estação de tratamento já está ficando pronta, legal! Agora é hora de pensar na construção de novos reservatórios, de modo que no futuro não vem alguém dizer que reservatórios são construções de longo prazo, como já foi dito em Condeúba, e nossa cidade não falte água como está acontecendo em muitas cidades da Bahia hoje em dia, Afinal de contas, tomando essas providências de a parti de hoje, daqui a dez anos, já será um longo prazo.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.