Social: Ações do “NUCA” mostram o valor dos jovens condeubenses

Por: Dermeval Filho

O grupo conta com o apoio da Secretaria de Ação Social e tem como carro-chefe o trabalho de conscientização

festival-musical-nuca-condeuba (10)

Fotos: Portal da Transparência | Gov de Condeúba

Sinônimo de atitude e mobilização por onde passa, o NUCA (Núcleo de Cidadania dos adolescentes) tem participado de diversas atividades sociais em Condeúba, executando projetos que colocam os jovens e adolescentes que estão à sua frente, como protagonistas de ações cujo objetivo é fazer a diferença no dia a dia da população.

Condeúba, que segue firme rumo à conquista do Selo Unicef, tem no projeto “NUCA” um dos pilares na busca desse reconhecimento. Sempre atuante, desde novembro de 2015 o movimento tem intensificado suas ações, graças à mobilização de cerca de 25 jovens que levam informação, cultura e esporte, entre outras atividades, sempre com o suporte e olhar atento da Secretaria de Ação Social do município.

acoes-contra-dengue-nuca-condeuba (3)

Desenvolvendo trabalhos sociais que almejam o reconhecimento de Condeúba como município que consolida os direitos da infância e adolescência, o NUCA está à frente de projetos como a “feira limpa”, que visa orientar os comerciantes quanto ao recolhimento do lixo durante a feira livre. O festival musical “A Voz” levou ao público diversos artistas regionais em mais uma atuação do grupo que conseguiu a distribuição de cestas básicas, arrecadadas durante o evento.

acoes-contra-dengue-nuca-condeuba (4)

No último domingo, 31, esse pequeno exército foi à campo mais uma vez em busca da identificação e eliminação de focos do mosquito aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e zika. Paramentados com luvas, os jovens do grupo identificaram possíveis criadouros do mosquito pela cidade e distribuíram em ruas e bairros, panfletos informativos com dicas de como eliminar os focos de contaminação e identificar os sintomas das doenças por ele transmitidas.

O grupo que se reúne semanalmente e está aberto a novas adesões, possui ainda um programa cultural exibido aos sábados, na Rádio liberdade FM, das 14 às 15h. Com a volta e consolidação da prática do karatê na cidade, primeiro projeto de sucesso do NUCA, outras atividades já possuem cronograma para o ano de 2016. Nesse período, está previsto a realização do “cinema na praça”, o “chá para a 3ª idade”, os jogos olímpicos municipais, entre outras ações sociais que mostram o valor dos jovens do município.

Fonte: condeuba.ba.gov.br

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.