SESAI e ‘Voluntários do Sertão’ discutem aspectos logísticos de expedição no Sul da Bahia

materia-voluntarios-1-25022016O secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio Alves de Souza, e representantes da Organização Não-Governamental ‘Voluntários do Sertão’ voltaram a se reunir na manhã desta quarta-feira (24), em Brasília (DF), para discutir aspectos operacionais da expedição que será realizada no Sul da Bahia. O mutirão de cirurgias e atendimentos especializados está previsto para acontecer entre os dias 18 e 22 de abril, no município de Santa Cruz de Cabrália (BA).

De acordo com o presidente do ‘Voluntários do Sertão’, Doroedson Pereira, a organização da expedição já está praticamente toda definida. “Estivemos no município para conhecer a região e definir aspectos logísticos, como a escolha dos locais onde funcionará cada serviço, como funcionará o deslocamento de pacientes, a hospedagem dos voluntários. Também já conversamos com o município para definir como ele pode ajudar na ação”, disse.

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) garantirá aporte logístico para o transporte, hospedagem e alimentação de pacientes indígenas, por meio do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Bahia, além de materiais médico-hospitalares para as cirurgias de cataratas. O deslocamento dos profissionais que atuarão como voluntários até Santa Cruz de Cabrália também será articulado pelo Ministério da Saúde com o Ministério da Defesa.

VOLUNTÁRIOS DO SERTÃO

materia-voluntarios-2-25022016“Nossa expectativa é de zerarmos toda a demanda reprimida que temos nesta região no que diz respeito a cirurgias e procedimentos especializados para a população indígena, principalmente as demandas de cataratas”, frisou o secretário Antônio Alves.

‘Voluntários do Sertão’ é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). O projeto, implantado no ano 2000 pelo empresário Doreedson Pereira, originou-se como uma grande ação beneficente, com foco em doações de brinquedos e cestas básicas para populações necessitadas do município de Condeúba (BA) e redondezas. Nos anos seguintes, a ação foi tomando corpo e se desenvolvendo, até passar ao foco da saúde e da cidadania.

O objetivo do ‘Voluntários do Sertão’ é promover a cidadania, através da oferta de assistência social, saúde, qualidade alimentar e nutricional, além de promover o voluntariado. Ao passar pelas cidades, a caravana oferece gratuitamente atendimento médico, odontológico, pequenas cirurgias, palestras, além de distribuir kits de saúde e higiene pessoal. “Todos os medicamentos que são prescritos durante a ação são ofertados gratuitamente para os pacientes assistidos”, ressalta Doreedson.

Participaram também da reunião a chefe de Gabinete da Sesai, Carmem Pankararu; a coordenadora de Atenção Básica da Sesai, Vera Barcelar; o assessor de Gabinete da Sesai, Edson Pereira; o coordenador do DSEI Bahia, Jerry Matalawê; e o representante do ‘Voluntários do Sertão’, Jakson Veiga.

Fotos: Alejandro Zambrana / Sesai-MS

Fonte: Portal da Saúde

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo . Você também pode assinar estes comentários via RSS.

Seu email não será divulgado. Os campos que estão * são obrigatórios.